Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é dar continuidade a fragmentos de um texto científico, utilizando marcadores de explicação e exemplificação.
Materiais necessários: Xérox de frases isoladas sobre as baleias Jubarte, quadro e caderno para registro da atividade.
Dificuldades antecipadas: Talvez o grupo queira utilizar sempre os marcadores mais usuais. Com a ajuda dos colegas e orientação do professor, todos os possíveis marcadores deverão ser levantados.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais (acesso em: 20/8/18) https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 20/08/18)
http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2 (acesso em: 20/8/18)
https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091 (acesso em: 20/8/18)
http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104 (acesso em: 20/8/18)
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Retome os conhecimentos dos alunos sobre os marcadores. A fim de fazê-los relembrar, você pode utilizar perguntas do tipo:
- O que são marcadores textuais?
- Para que servem?
- Podemos escrever um texto sem utilizar marcadores?
- Como podemos encontrá-los dentro de um texto de divulgação científica?
- Qual texto é mais fácil compreender: um texto com ou sem marcador?
- Quem poderia mencionar alguns marcadores de que se lembre?
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
- Os marcadores funcionam como organizadores textuais e reforçam a ideia que o autor do texto quis introduzir anteriormente. Cada marcador carrega consigo um determinado sentido; seja ele de explicação ou exemplificação.
- Os marcadores textuais servem, principalmente, para retomar (seja por meio de uma explicação ou exemplificação) uma ideia apresentada anteriormente.
- Embora seja pouco usual e dificulte a compreensão do leitor, podemos escrever um texto sem marcadores textuais desde que utilizemos verbos intransitivos. Como exemplo desta afirmação, pode-se observar o texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos*.
- Os marcadores textuais podem ser observados entre orações.
- Um texto com marcadores exige menor esforço do leitor no que diz respeito à sua interpretação e entendimento.
- “ou seja”, “quer dizer”, “isso significa que”, etc
Atenção, professor: Se achar necessário, transcreva no quadro ou projete os principais marcadores de explicação e exemplificação ofertados neste material e solicite que os alunos registrem-nos no caderno.
- Realizada a socialização. peça que se organizem em grupos.
Atenção, professor: O ideal é que o número de alunos do grupo varie de três ou quatro (no máximo) a fim de evitar o desentendimento no momento da utilização dos marcadores.
Materiais complementares: Principais marcadores de explicação e exemplificação.
RAMOS, Ricardo. Os melhores contos. São Paulo: Global Editora, 1998.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.
Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.
2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:
- De que trata o texto?
- As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
- Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
- Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
- O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
- Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
- Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
- Resposta pessoal; exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.
Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:
- “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.
Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?
b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:
b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?
b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?
b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.
b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.
b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.
b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.
Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.
http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).
https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).
https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).
Materiais complementares:
Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.
Sugestões de respostas para as frases.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.
Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.
2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:
- De que trata o texto?
- As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
- Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
- Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
- O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
- Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
- Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
- Resposta pessoal, exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.
Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:
- “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.
Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?
b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:
b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?
b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?
b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.
b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.
b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.
b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.
Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.
http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).
https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).
https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).
Materiais complementares:
Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.
Sugestões de respostas para as frases.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.
Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.
2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:
- De que trata o texto?
- As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
- Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
- Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
- O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
- Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
- Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
- Resposta pessoal, exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.
Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:
- “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.
Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?
b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:
b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?
b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?
b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:
a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.
b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.
b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.
b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.
Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.
http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).
https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).
https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).
https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).
Materiais complementares:
Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.
Sugestões de respostas para as frases.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Ao término da atividade, solicite que cada grupo apresente aos colegas as frases produzidas. Caso apareça alguma inconsistência, professor e discentes poderão reelaborar, de modo colaborativo, o trecho em questão.
- A fim de registrar a atividade, anote no quadro uma frase de cada grupo, sempre utilizando marcadores distintos. Outra opção é utilizar as possíveis sugestões de respostas disponibilizadas neste material, projetá-las e solicitar que os alunos registrem as frases no caderno.
Atenção, professor: Caso verifique que os alunos utilizaram diferentes marcadores para uma mesma frase, explique ao grupo que isso realmente pode acontecer; que não se trata de um erro e sim da ideia que se pretende enfatizar. Verifique, junto ao grupo, o sentido que cada marcador utilizado apresenta dentro do contexto de cada uma das frases.
A fim de observar se os objetivos foram realmente alcançados, faça perguntas aos discentes do tipo: Por que este marcador está sendo usado aqui e não aquele outro?; ou, então, Se trocarmos este marcador por aquele outro, o efeito da frase continuará sendo o mesmo?
Materiais complementares:
Sugestões de respostas para as frases