13968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Utilização dos marcadores textuais para conectar frases isoladas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Utilização dos marcadores textuais para conectar frases isoladas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é dar continuidade a fragmentos de um texto científico, utilizando marcadores de explicação e exemplificação.

Materiais necessários: Xérox de frases isoladas sobre as baleias Jubarte, quadro e caderno para registro da atividade.

Dificuldades antecipadas: Talvez o grupo queira utilizar sempre os marcadores mais usuais. Com a ajuda dos colegas e orientação do professor, todos os possíveis marcadores deverão ser levantados.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais (acesso em: 20/8/18) https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 20/08/18)

http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2 (acesso em: 20/8/18)

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091 (acesso em: 20/8/18)

http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104 (acesso em: 20/8/18)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retome os conhecimentos dos alunos sobre os marcadores. A fim de fazê-los relembrar, você pode utilizar perguntas do tipo:
  • O que são marcadores textuais?
  • Para que servem?
  • Podemos escrever um texto sem utilizar marcadores?
  • Como podemos encontrá-los dentro de um texto de divulgação científica?
  • Qual texto é mais fácil compreender: um texto com ou sem marcador?
  • Quem poderia mencionar alguns marcadores de que se lembre?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • Os marcadores funcionam como organizadores textuais e reforçam a ideia que o autor do texto quis introduzir anteriormente. Cada marcador carrega consigo um determinado sentido; seja ele de explicação ou exemplificação.
  • Os marcadores textuais servem, principalmente, para retomar (seja por meio de uma explicação ou exemplificação) uma ideia apresentada anteriormente.
  • Embora seja pouco usual e dificulte a compreensão do leitor, podemos escrever um texto sem marcadores textuais desde que utilizemos verbos intransitivos. Como exemplo desta afirmação, pode-se observar o texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos*.
  • Os marcadores textuais podem ser observados entre orações.
  • Um texto com marcadores exige menor esforço do leitor no que diz respeito à sua interpretação e entendimento.
  • ou seja”, “quer dizer”, “isso significa que”, etc

Atenção, professor: Se achar necessário, transcreva no quadro ou projete os principais marcadores de explicação e exemplificação ofertados neste material e solicite que os alunos registrem-nos no caderno.

  • Realizada a socialização. peça que se organizem em grupos.

Atenção, professor: O ideal é que o número de alunos do grupo varie de três ou quatro (no máximo) a fim de evitar o desentendimento no momento da utilização dos marcadores.

Materiais complementares: Principais marcadores de explicação e exemplificação.

RAMOS, Ricardo. Os melhores contos. São Paulo: Global Editora, 1998.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.

Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.

2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:

  • De que trata o texto?
  • As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
  • Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
  • Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
  • Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
  • Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
  • Resposta pessoal; exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:

  • “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?

b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:

b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?

b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?

b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.

b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.

b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.

b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.

Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.

http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).

Materiais complementares:

Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.

Sugestões de respostas para as frases.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.

Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.

2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:

  • De que trata o texto?
  • As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
  • Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
  • Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
  • Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
  • Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
  • Resposta pessoal, exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:

  • “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?

b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:

b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?

b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?

b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.

b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.

b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.

b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.

Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.

http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).

Materiais complementares:

Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.

Sugestões de respostas para as frases.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.

Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.

2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:

  • De que trata o texto?
  • As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
  • Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
  • Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
  • Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
  • Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
  • Resposta pessoal, exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:

  • “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?

b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:

b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?

b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?

b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.

b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.

b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.

b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.

Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.

http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).

Materiais complementares:

Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.

Sugestões de respostas para as frases.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Ao término da atividade, solicite que cada grupo apresente aos colegas as frases produzidas. Caso apareça alguma inconsistência, professor e discentes poderão reelaborar, de modo colaborativo, o trecho em questão.
  • A fim de registrar a atividade, anote no quadro uma frase de cada grupo, sempre utilizando marcadores distintos. Outra opção é utilizar as possíveis sugestões de respostas disponibilizadas neste material, projetá-las e solicitar que os alunos registrem as frases no caderno.

Atenção, professor: Caso verifique que os alunos utilizaram diferentes marcadores para uma mesma frase, explique ao grupo que isso realmente pode acontecer; que não se trata de um erro e sim da ideia que se pretende enfatizar. Verifique, junto ao grupo, o sentido que cada marcador utilizado apresenta dentro do contexto de cada uma das frases.

A fim de observar se os objetivos foram realmente alcançados, faça perguntas aos discentes do tipo: Por que este marcador está sendo usado aqui e não aquele outro?; ou, então, Se trocarmos este marcador por aquele outro, o efeito da frase continuará sendo o mesmo?

Materiais complementares:

Sugestões de respostas para as frases

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é dar continuidade a fragmentos de um texto científico, utilizando marcadores de explicação e exemplificação.

Materiais necessários: Xérox de frases isoladas sobre as baleias Jubarte, quadro e caderno para registro da atividade.

Dificuldades antecipadas: Talvez o grupo queira utilizar sempre os marcadores mais usuais. Com a ajuda dos colegas e orientação do professor, todos os possíveis marcadores deverão ser levantados.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais (acesso em: 20/8/18) https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 20/08/18)

http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2 (acesso em: 20/8/18)

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091 (acesso em: 20/8/18)

http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104 (acesso em: 20/8/18)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retome os conhecimentos dos alunos sobre os marcadores. A fim de fazê-los relembrar, você pode utilizar perguntas do tipo:
  • O que são marcadores textuais?
  • Para que servem?
  • Podemos escrever um texto sem utilizar marcadores?
  • Como podemos encontrá-los dentro de um texto de divulgação científica?
  • Qual texto é mais fácil compreender: um texto com ou sem marcador?
  • Quem poderia mencionar alguns marcadores de que se lembre?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • Os marcadores funcionam como organizadores textuais e reforçam a ideia que o autor do texto quis introduzir anteriormente. Cada marcador carrega consigo um determinado sentido; seja ele de explicação ou exemplificação.
  • Os marcadores textuais servem, principalmente, para retomar (seja por meio de uma explicação ou exemplificação) uma ideia apresentada anteriormente.
  • Embora seja pouco usual e dificulte a compreensão do leitor, podemos escrever um texto sem marcadores textuais desde que utilizemos verbos intransitivos. Como exemplo desta afirmação, pode-se observar o texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos*.
  • Os marcadores textuais podem ser observados entre orações.
  • Um texto com marcadores exige menor esforço do leitor no que diz respeito à sua interpretação e entendimento.
  • ou seja”, “quer dizer”, “isso significa que”, etc

Atenção, professor: Se achar necessário, transcreva no quadro ou projete os principais marcadores de explicação e exemplificação ofertados neste material e solicite que os alunos registrem-nos no caderno.

  • Realizada a socialização. peça que se organizem em grupos.

Atenção, professor: O ideal é que o número de alunos do grupo varie de três ou quatro (no máximo) a fim de evitar o desentendimento no momento da utilização dos marcadores.

Materiais complementares: Principais marcadores de explicação e exemplificação.

RAMOS, Ricardo. Os melhores contos. São Paulo: Global Editora, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.

Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.

2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:

  • De que trata o texto?
  • As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
  • Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
  • Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
  • Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
  • Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
  • Resposta pessoal; exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:

  • “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?

b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:

b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?

b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?

b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.

b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.

b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.

b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.

Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.

http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).

Materiais complementares:

Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.

Sugestões de respostas para as frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.

Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.

2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:

  • De que trata o texto?
  • As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
  • Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
  • Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
  • Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
  • Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
  • Resposta pessoal, exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:

  • “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?

b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:

b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?

b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?

b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.

b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.

b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.

b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.

Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.

http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).

Materiais complementares:

Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.

Sugestões de respostas para as frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

1 . Distribua o xérox com as frases soltas e peça aos alunos que o leiam de forma atenta e minuciosa, para que possam depreender o sentido das frases que compõem o texto científico em questão.

Atenção, professor: Embora o objetivo principal desta aula não seja a interpretação de texto, as perguntas apresentadas abaixo são extremamente relevantes para que os alunos compreendam a importância dos marcadores textuais.

2. Verifique se os alunos foram capazes de compreender as informações de modo geral. Você poderá fazer perguntas do tipo:

  • De que trata o texto?
  • As informações que o texto apresenta referem-se a algum animal específico? Qual?
  • Aparecem dados referentes a habitat, alimentação, reprodução, local onde estes animais são encontrados?
  • Posteriormente, solicite ao grupo que foque sua atenção em alguns aspectos apontados acima e dê continuidade às informações utilizando alguns marcadores de explicação e exemplificação aprendidos.

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

  • O assunto principal do texto são uma determinada espécie de baleia.
  • Sim. As informações referem-se às baleias Jubarte.
  • Sim, ao decorrer do texto todos estes dados podem ser observados.
  • Resposta pessoal, exemplo: “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Atenção, professor: Solicite ao grupo que pense em estratégias para relacionar as frases sobre as baleias Jubarte, utilizando os marcadores ofertados neste material. Enfatize que existem várias maneiras de “montar” as frases; ou seja, o que determinará o resultado satisfatório ou não, será o marcador utilizado entre as informações escolhidas. Seguem alguns exemplos:

  • “Sua gestação dura cerca de 11 meses”, isso quer dizer que a cada ano a fêmea pode ter um filhote”.

Pergunte aos discentes: Por que neste caso podemos utilizar apenas um marcador de explicação?

b) “A expectativa de vida das baleias jubarte é de 60 anos; ou seja, vivem tanto quanto os humanos. Pergunte-lhes:

b.1) Poderíamos utilizar o marcador “em outras palavras”?

b.2) Tal alteração ocasionaria mudança da ideia inicial?

b.3) Que sentido o marcador utilizado desempenha na frase (de explicação ou exemplificação)?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas realizadas anteriormente:

a) Neste caso utilizou-se um marcador de explicação, pois explica que ao longo de 1 ano, a baleia consegue reproduzir-se apenas 1 vez.

b.1) O marcador “em outras palavras” poderia ser utilizado nesta frase, uma vez que não altera seu sentido.

b.2) Conforme dito anteriormente, não há alteração de sentido da ideia principal.

b.3) O marcador “ou seja” tem a função de explicar uma ideia e deve, portanto, ser interpretado como um marcador de explicação.

Atenção, professor: Seguem sugestões de links interessantes, oportunos à faixa etária e série em questão. Todos oferecem textos de divulgação científica. Se desejar e tiver tempo, poderá utilizá-los como material complementar em sala ou até mesmo como tarefa de casa. Escolha um texto que atenda às necessidades e curiosidades do grupo.

http://cienciahoje.org.br/noticias (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU (acesso em: 21/8/18).

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-acontecem-os-sentimentos-amor-medo-raiva-nojo-corpo-humano-cerebro-organismo.phtml#.W1eg_9JKjIU (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm (acesso em: 21/8/18).

https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/299/quais-os-ingredientes-usados-para-fazer-salsicha (acesso em: 21/8/18).

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola (acesso em: 21/8/18).

Materiais complementares:

Frases sobre as baleias Jubarte para impressão.

Sugestões de respostas para as frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Ao término da atividade, solicite que cada grupo apresente aos colegas as frases produzidas. Caso apareça alguma inconsistência, professor e discentes poderão reelaborar, de modo colaborativo, o trecho em questão.
  • A fim de registrar a atividade, anote no quadro uma frase de cada grupo, sempre utilizando marcadores distintos. Outra opção é utilizar as possíveis sugestões de respostas disponibilizadas neste material, projetá-las e solicitar que os alunos registrem as frases no caderno.

Atenção, professor: Caso verifique que os alunos utilizaram diferentes marcadores para uma mesma frase, explique ao grupo que isso realmente pode acontecer; que não se trata de um erro e sim da ideia que se pretende enfatizar. Verifique, junto ao grupo, o sentido que cada marcador utilizado apresenta dentro do contexto de cada uma das frases.

A fim de observar se os objetivos foram realmente alcançados, faça perguntas aos discentes do tipo: Por que este marcador está sendo usado aqui e não aquele outro?; ou, então, Se trocarmos este marcador por aquele outro, o efeito da frase continuará sendo o mesmo?

Materiais complementares:

Sugestões de respostas para as frases

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano