13967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso de marcadores de exemplificação e explicação, empregando-os em frases lacunadas, por meio de uma atividade lúdica.

Materiais necessários: Cópia impressa dos marcadores a serem trabalhados, frases lacunadas impressas e 4 ou 5 cores de bexigas suficientes para o número de alunos que você tiver.

Dificuldades antecipadas: Talvez os discentes utilizem de modo incorreto os marcadores de exemplificação e explicação.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Atenção, professor: Se sentir necessidade, retome com os discentes que os marcadores textuais são palavras que estabelecem conexões entre os enunciados de um período composto; ou seja, unem ideias de duas frases.

Alguns marcadores textuais são utilizados para elucidar, explicar o que uma pessoa diz a outra (marcadores de explicação). Por exemplo: “A maioria dos brasileiros está endividada, ou seja, gasta mais do que ganha.”

Outros marcadores servem para dar exemplo quando alguém não entende o que seu interlocutor quer dizer (marcadores de exemplificação). Por exemplo: “Se quiser melhorar seu rendimento em matemática, refaça, por exemplo, os exercícios da apostila.”

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Atenção, professor: Esta atividade foi elaborada com a intenção de promover atividades lúdicas e competições, utilizando bexigas. Porém, vale ressaltar que estas não são imprescindíveis. Se você considerar que, ao estourá-las, pode atrapalhar a disciplina do grupo ou a rotina escolar, poderá executar esta mesma atividade distribuindo a cada discente uma cópia impressa das frases lacunadas e outra cópia impressa dos marcadores (ambos disponíveis em materiais complementares). O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos encontrem um marcador que preencha adequadamente a lacuna da frase em questão. Poderá ser realizada de modo individual ou em grupo; o importante é que se respeite o interesse da sala e verifique que tipo de atividade surtirá melhores resultados.

Atenção, professor: As orientações presentes neste plano partem da premissa de que houve interesse da sua parte em desenvolver o trabalho com as bexigas.

Como no slide anterior já foram retomados os conhecimentos dos alunos sobre os marcadores, prossiga a aula distribuindo a cada aluno uma determinada cor de bexiga. Você pode distribuir as cores por fileira, ordem numérica, pode deixar que os alunos escolham a cor que mais lhes agrada ou pode distribuir as bexigas aleatoriamente.

  • Solicite que se organizem em grupo, respeitando a cor da bexiga recebida.
  • Peça que façam uma fila, que encham suas bexigas e deem em nó. Vale ressaltar que no momento em que você entregar a bexiga aos estudantes, dentro de cada uma dela, já deverá haver um marcador, colocado antes do início da atividade. Reforce ao grupo que não é para tirar o “papelzinho” que está no interior da bexiga.
  • Este “papelzinho” deverá ser colado nas frases lacunadas que já deverão estar expostas no quadro. Estas mesmas frases poderão ser impressas em papel sulfite ou transcritas em cartolina e depois recortadas. Não se esqueça de verificar se a fonte ou tamanho das letras utilizadas nas frases do quadro são grandes o suficiente para que sejam vistas facilmente de qualquer ponto da sala.

Atenção, professor: Para a execução desta atividade, é necessário que você não se esqueça de selecionar previamente as frases lacunadas e marcadores de explicação e exemplificação.

Materiais Complementares:

Frases lacunadas

marcadores de explicação e exemplificação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
  • Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
  • Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
  • Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.

Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele em que todos os alunos sentaram-se primeiro.

Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).

Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”

Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.

  • projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
  • impressa (veja frases para impressão)

Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito são os marcadores, que deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.

É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Este plano terá como foco os elefantes.

a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.

b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.

c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.

d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.

e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.

f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.

g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.

h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.

i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.

j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.

Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)

Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.

Materiais Complementares:

1 - Frases disponíveis para impressão.

2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.

3 - Marcadores disponíveis para impressão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
  • Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
  • Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
  • Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.

Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele em que todos os alunos sentaram-se primeiro.

Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).

Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”

Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.

  • projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
  • impressa (veja frases para impressão)

Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito são os marcadores, que deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.

É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Este plano terá como foco os elefantes.

a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.

b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.

c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.

d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.

e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.

f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.

g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.

h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.

i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.

j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.

Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)

Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.

Materiais Complementares:

1 - Frases disponíveis para impressão.

2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.

3 - Marcadores disponíveis para impressão.

Você poderá apresentar as frases lacunadas por meio de slides (5 e 6), colá-las no quadro ou poderá imprimi-las. Acesse aqui o arquivo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
  • Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
  • Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
  • Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.

Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele que todos alunos sentaram-se primeiro.

Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).

Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”

Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.

  • projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
  • impressa (veja frases para impressão)

Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.

É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Esta sugestão terá como foco os elefantes.

a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.

b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.

c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.

d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.

e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.

f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.

g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.

h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.

i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.

j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.

Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)

Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.

Materiais Complementares:

1 - Frases disponíveis para impressão.

2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.

3 - Marcadores disponíveis para impressão.

Atenção, professor: Você poderá apresentar as frases lacunadas por meio de slides (5 e 6), colá-las no quadro ou poderá imprimi-las. Acesse aqui o arquivo

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Atenção, professor: Dependendo da quantidade de alunos que houver na classe, talvez o tempo estimado para a brincadeira das bexigas com a leitura do texto “15 curiosidades sobre o lixo” (disponível em https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm) seja insuficiente. Caso este seja seu caso, vá direto para o fechamento da aula ou utilize a próxima atividade como material complementar, como tarefa a ser realizada em casa ou em outra ocasião que considere oportuna.

1) Reforce a utilização dos marcadores projetando o texto “15 curiosidades sobre o lixo” .

2) Solicite que os alunos façam a leitura e verifiquem possíveis marcadores presentes.

3) À medida que forem apontando os marcadores, registre-os no quadro e solicite que os discentes copiem-nos no caderno.

4) A fim de reforçar as funções dos marcadores e os efeitos de sentido garantidos à frase, faça perguntas do tipo:

  • Existe diferença de sentido entre as expressões “Isso significa que” (item 1) e “ou seja” (item 4)?
  • Poderíamos utilizar algum outro marcador que expressasse a mesma função dentro dessas frases?
  • No trecho “como é caso dos smartphones e tevês descartados anualmente”, a expressão “como é o caso dos” pode ser considerada um marcador? Por quê?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas às questões do item número 4:

  • No item 1, a expressão “isso significa que” pode ser substituída pela expressão “ou seja”, sem que isso acarrete alteração de sentido à frase. Portanto, pode-se dizer que ambas expressões podem ser consideradas um marcador de explicação e que não há diferença de sentido entre elas.
  • Sim. Outras possibilidades seriam os marcadores “em outras palavras”, “quer dizer”.
  • Sim. Trata-se de um marcador de exemplificação, uma vez que utiliza tais aparelhos eletrônicos como exemplos.

Materiais complementares:

15 curiosidades sobre o lixo Disponível em https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm Acesso em 27 de novembro de 2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1) Socialize com o grupo o que aprenderam sobre os marcadores. Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados. Verifique se todos concordam com a explicação dos colegas. É imprescindível que cheguem à conclusão de que os marcadores funcionam como organizadores textuais e reforçam a ideia que o autor do texto quis introduzir. Retome que cada marcador carrega consigo um determinado sentido (explicação ou exemplificação). Programe seu tempo para que todos que desejarem possam se manifestar.

2) Assim que terminarem o registro no caderno (solicitado no slide 7), transcreva os marcadores anotados no quadro para uma cartolina, a qual deverá ficar exposta na sala para futuras consultas e produções textuais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso de marcadores de exemplificação e explicação, empregando-os em frases lacunadas, por meio de uma atividade lúdica.

Materiais necessários: Cópia impressa dos marcadores a serem trabalhados, frases lacunadas impressas e 4 ou 5 cores de bexigas suficientes para o número de alunos que você tiver.

Dificuldades antecipadas: Talvez os discentes utilizem de modo incorreto os marcadores de exemplificação e explicação.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Atenção, professor: Se sentir necessidade, retome com os discentes que os marcadores textuais são palavras que estabelecem conexões entre os enunciados de um período composto; ou seja, unem ideias de duas frases.

Alguns marcadores textuais são utilizados para elucidar, explicar o que uma pessoa diz a outra (marcadores de explicação). Por exemplo: “A maioria dos brasileiros está endividada, ou seja, gasta mais do que ganha.”

Outros marcadores servem para dar exemplo quando alguém não entende o que seu interlocutor quer dizer (marcadores de exemplificação). Por exemplo: “Se quiser melhorar seu rendimento em matemática, refaça, por exemplo, os exercícios da apostila.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Atenção, professor: Esta atividade foi elaborada com a intenção de promover atividades lúdicas e competições, utilizando bexigas. Porém, vale ressaltar que estas não são imprescindíveis. Se você considerar que, ao estourá-las, pode atrapalhar a disciplina do grupo ou a rotina escolar, poderá executar esta mesma atividade distribuindo a cada discente uma cópia impressa das frases lacunadas e outra cópia impressa dos marcadores (ambos disponíveis em materiais complementares). O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos encontrem um marcador que preencha adequadamente a lacuna da frase em questão. Poderá ser realizada de modo individual ou em grupo; o importante é que se respeite o interesse da sala e verifique que tipo de atividade surtirá melhores resultados.

Atenção, professor: As orientações presentes neste plano partem da premissa de que houve interesse da sua parte em desenvolver o trabalho com as bexigas.

Como no slide anterior já foram retomados os conhecimentos dos alunos sobre os marcadores, prossiga a aula distribuindo a cada aluno uma determinada cor de bexiga. Você pode distribuir as cores por fileira, ordem numérica, pode deixar que os alunos escolham a cor que mais lhes agrada ou pode distribuir as bexigas aleatoriamente.

  • Solicite que se organizem em grupo, respeitando a cor da bexiga recebida.
  • Peça que façam uma fila, que encham suas bexigas e deem em nó. Vale ressaltar que no momento em que você entregar a bexiga aos estudantes, dentro de cada uma dela, já deverá haver um marcador, colocado antes do início da atividade. Reforce ao grupo que não é para tirar o “papelzinho” que está no interior da bexiga.
  • Este “papelzinho” deverá ser colado nas frases lacunadas que já deverão estar expostas no quadro. Estas mesmas frases poderão ser impressas em papel sulfite ou transcritas em cartolina e depois recortadas. Não se esqueça de verificar se a fonte ou tamanho das letras utilizadas nas frases do quadro são grandes o suficiente para que sejam vistas facilmente de qualquer ponto da sala.

Atenção, professor: Para a execução desta atividade, é necessário que você não se esqueça de selecionar previamente as frases lacunadas e marcadores de explicação e exemplificação.

Materiais Complementares:

Frases lacunadas

marcadores de explicação e exemplificação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
  • Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
  • Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
  • Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.

Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele em que todos os alunos sentaram-se primeiro.

Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).

Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”

Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.

  • projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
  • impressa (veja frases para impressão)

Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito são os marcadores, que deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.

É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Este plano terá como foco os elefantes.

a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.

b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.

c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.

d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.

e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.

f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.

g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.

h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.

i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.

j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.

Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)

Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.

Materiais Complementares:

1 - Frases disponíveis para impressão.

2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.

3 - Marcadores disponíveis para impressão.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
  • Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
  • Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
  • Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.

Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele em que todos os alunos sentaram-se primeiro.

Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).

Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”

Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.

  • projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
  • impressa (veja frases para impressão)

Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito são os marcadores, que deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.

É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Este plano terá como foco os elefantes.

a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.

b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.

c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.

d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.

e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.

f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.

g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.

h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.

i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.

j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.

Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)

Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.

Materiais Complementares:

1 - Frases disponíveis para impressão.

2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.

3 - Marcadores disponíveis para impressão.

Você poderá apresentar as frases lacunadas por meio de slides (5 e 6), colá-las no quadro ou poderá imprimi-las. Acesse aqui o arquivo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
  • Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
  • Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
  • Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.

Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele que todos alunos sentaram-se primeiro.

Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).

Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”

Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.

  • projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
  • impressa (veja frases para impressão)

Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.

É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Esta sugestão terá como foco os elefantes.

a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.

b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.

c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.

d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.

e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.

f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.

g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.

h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.

i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.

j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.

Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)

Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.

Materiais Complementares:

1 - Frases disponíveis para impressão.

2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.

3 - Marcadores disponíveis para impressão.

Atenção, professor: Você poderá apresentar as frases lacunadas por meio de slides (5 e 6), colá-las no quadro ou poderá imprimi-las. Acesse aqui o arquivo

Slide Plano Aula

Orientações:

Atenção, professor: Dependendo da quantidade de alunos que houver na classe, talvez o tempo estimado para a brincadeira das bexigas com a leitura do texto “15 curiosidades sobre o lixo” (disponível em https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm) seja insuficiente. Caso este seja seu caso, vá direto para o fechamento da aula ou utilize a próxima atividade como material complementar, como tarefa a ser realizada em casa ou em outra ocasião que considere oportuna.

1) Reforce a utilização dos marcadores projetando o texto “15 curiosidades sobre o lixo” .

2) Solicite que os alunos façam a leitura e verifiquem possíveis marcadores presentes.

3) À medida que forem apontando os marcadores, registre-os no quadro e solicite que os discentes copiem-nos no caderno.

4) A fim de reforçar as funções dos marcadores e os efeitos de sentido garantidos à frase, faça perguntas do tipo:

  • Existe diferença de sentido entre as expressões “Isso significa que” (item 1) e “ou seja” (item 4)?
  • Poderíamos utilizar algum outro marcador que expressasse a mesma função dentro dessas frases?
  • No trecho “como é caso dos smartphones e tevês descartados anualmente”, a expressão “como é o caso dos” pode ser considerada um marcador? Por quê?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas às questões do item número 4:

  • No item 1, a expressão “isso significa que” pode ser substituída pela expressão “ou seja”, sem que isso acarrete alteração de sentido à frase. Portanto, pode-se dizer que ambas expressões podem ser consideradas um marcador de explicação e que não há diferença de sentido entre elas.
  • Sim. Outras possibilidades seriam os marcadores “em outras palavras”, “quer dizer”.
  • Sim. Trata-se de um marcador de exemplificação, uma vez que utiliza tais aparelhos eletrônicos como exemplos.

Materiais complementares:

15 curiosidades sobre o lixo Disponível em https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm Acesso em 27 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1) Socialize com o grupo o que aprenderam sobre os marcadores. Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados. Verifique se todos concordam com a explicação dos colegas. É imprescindível que cheguem à conclusão de que os marcadores funcionam como organizadores textuais e reforçam a ideia que o autor do texto quis introduzir. Retome que cada marcador carrega consigo um determinado sentido (explicação ou exemplificação). Programe seu tempo para que todos que desejarem possam se manifestar.

2) Assim que terminarem o registro no caderno (solicitado no slide 7), transcreva os marcadores anotados no quadro para uma cartolina, a qual deverá ficar exposta na sala para futuras consultas e produções textuais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano