9832
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Álgebra

Plano de aula - Investigar padrões para descobrir números de uma sequência

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Investigar o padrão de uma sequência numérica e determinar o termo faltante na sua continuidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_11ALG04

Recursos

- Necessários: Papel, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Retomada

Você pode disponibilizar junto aos alunos, o slide da Retomada já que é uma preparação para Atividade Principal. (via WhatsApp)

Atividade principal

Você pode propor uma aula invertida. Ou seja, você disponibiliza para os alunos o slide da “Atividade Principal”. Encaminhe a versão para visualização pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação combinado com eles. Digam que precisam descobrir o padrão das sequências apresentadas e pensar no modo como pensaram para comentar no dia do encontro marcado entre vocês. Em data marcada, você compartilha a tela com as sequências e faça o “discuta com a turma” ouvindo as respostas dos alunos. Ao final, pergunte quem gostaria de contar com uma frase como descobriu os números de cada sequência. Alterne os alunos. Questione: Como você descobriu? Como pensou? Alguém pensou diferente? O padrão é único? Posso continuar a sequência? Os alunos precisam observar, achar o padrão, a regularidade e depois generalizar.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X

O Raio X pode ser usado em outros momentos para ampliação das aprendizagens. Utilize também, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_11ALG04

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas