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Plano de aula - Cantando as sílabas

POR: Claudia Novais Lima 25/11/2018
Código: LPO1_08ATS01

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre segmentar palavras em sílabas de forma oral e escrita, reconhecendo suas estruturas possíveis e impossíveis dentro do sistema de escrita alfabética.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, piloto, fita adesiva, atividades impressas.

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber as estruturas possíveis e impossíveis da sílaba dentro de nossa língua, pois as crianças nos níveis pré-silábico ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes e as crianças no nível silábico representam a sílaba com apenas uma letra.

Referências sobre o assunto:

GIACOMOZZI, G. Descobrindo a gramática: nova proposta. São Paulo: FTD, 2006.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 26 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que iremos cantar uma parlenda para perceber os sons das sílabas quando pronunciamos as palavras. Iremos também escrever a parlenda juntando as sílabas para formar palavras.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é segmentar de forma oral e escrita palavras em sílabas, reconhecendo suas estruturas possíveis e impossíveis dentro do sistema de escrita alfabética.
  • Professor, antes de iniciar a aula convide uma criança para lhe ajudar a colar um cartaz no quadro. Como normalmente as crianças gostam de ajudar, selecione duas crianças voluntárias, coloque as duas de frente para a turma e usando a parlenda: Uni, duni, tê, decida quem irá lhe ajudar a colar o cartaz no quadro.
  • Com a ajuda da criança escolhida, cole no quadro o cartaz com a parlenda que você usou para fazer a escolha do(a) ajudante. Clique aqui para acessar o modelo do cartaz para imprimir.
  • Pergunte às crianças:
  • Vocês conhecem essa parlenda?
  • Em que ocasião vocês já usaram ela?
  • Vamos recitá-la todos juntos?
  • Depois de recitar a parlenda junto com a turma, peça às crianças para formarem trios.
  • Explique às crianças que uma delas recitará a parlenda para decidir qual o(a) colega que assumirá o seu lugar, como você fez para escolher a criança que lhe ajudou com o cartaz.
  • Peça às crianças para repetirem a dinâmica até que todos do trio recitem a parlenda, como aquele que escolhe quem ficará em seu lugar.

Atenção professor, a intenção dessa dinâmica é que as crianças percebam que, enquanto elas recitam a parlenda para escolher um colega, algumas palavras são pronunciadas tendo suas sílabas separadas (du-ni, min-guê, vo-cê), ou, em alguns casos, apenas uma sílaba da palavra é separada (sala-mê, colo-rê, es-colhido).

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Professor, peça às crianças que voltem para os seus lugares.
  • Pergunte:
  • O que aconteceu com as palavras quando recitamos essa parlenda apontando os colegas para escolher um deles?
  • Explique para as crianças que esses pedaços menores em que a palavra foi dividida são chamados de sílaba. A sílaba é o som que sai da nossa boca de uma única vez quando pronunciamos uma palavra, por exemplo: sor-ve-te.

Morais, (2012 p. 130-131), afirma que é necessária a realização de atividades que permitam à criança refletir sobre a palavra em sua dimensão sonora, desde o final da educação infantil, pois, a consciência fonológica envolve também a análise de sílabas, de rimas e de palavras dentro de palavras, o que constitui algo bem mais amplo que a consciência fonêmica. Daí a importância de estimular as crianças a: contar as sílabas de palavras e comparar palavras quanto ao número de sílabas; dizer uma palavra maior ou menor que outra; identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba.

  • Convide uma criança para ir na frente fazer a leitura de ajuste da parlenda.

Atenção, professor: Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome, ou, de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se pronuncia e a escrita correspondente. Portanto, para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

  • Ao cantar, ou, recitar a parlenda com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta ou recita a parlenda.
  • Faça a leitura de ajuste dos quatro versos da parlenda e peça:
  • Me mostre uma palavra que tenha apenas uma sílaba, ou seja, aquela que quando pronunciamos emitimos apenas um som. Possibilidades: tê, um, o, foi.
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Pergunte à turma:
  • Das palavras de uma sílaba que aparece na parlenda, qual delas tem a maior quantidade de letras? (foi)
  • Quantas letras essa palavra tem? (3 letras)
  • Convide outra criança para ir à frente e pergunte:
  • Qual a palavra que tem duas sílabas? Possibilidades: Uni, duni, minguê, você.
  • Leia para mim.
  • Qual a sílaba inicial dessa palavra?
  • E a final?
  • Pergunte para a turma:
  • Das palavras de duas sílabas que aparece na parlenda, qual delas não teve a suas sílabas separadas? (uni)
  • Vamos ler essa palavra fazendo a separação de suas sílabas? (u-ni)
  • Pergunte para a turma:
  • Quem pode me mostrar na parlenda uma palavra com 3 sílabas? Possibilidade: salamê, sorvete, colorê.
  • Como você descobriu?
  • Que outra palavra você conhece com o mesmo som inicial dessa palavra? Possibilidades: salamê - salada, saco; sorvete - sorte, sortudo; colorê - copo, cocada.
  • Peça para a turma:
  • Mostre para mim uma palavra de três sílabas que não teve nenhuma de suas sílabas separadas.
  • Como seria a leitura dessa palavra separando as suas sílabas?
  • Vamos ler? (sor-ve-te)
  • Apresente para a turma a palavra “escolhido” e pergunte:
  • Quantas sílabas tem essa palavra?
  • Em todas as sílabas é possível perceber a presença de algumas letras. Que nome damos a esse conjunto de letras? (vogais)
  • Nesta palavra é possível pronunciar a sílaba “sc”? Por que?
  • E a sílaba “lh”? Por que?

Professor: Chame a atenção das crianças para a impossibilidade de se formar sílabas apenas com consoantes, por exemplo, que palavra podemos escrever com a sílaba “sc”? Ou com a sílaba “lh”? Não é possível formar nenhuma palavra porque somente essas letras não formam uma sílaba, falta a presença da vogal. Com a sílaba “lha” podemos escrever a palavra palhaço, mas apenas com o “lh” não. O “sc” também não forma uma sílaba. Podemos escrever a palavra nascer, crescer, mas o “sc” sozinhos não formam uma sílaba.

  • Quais as letras que não podem faltar numa sílaba? (as vogais)

Explique para as crianças que na Língua Portuguesa não existe sílabas sem uso das vogais, pois elas são as bases das sílabas. Se desejar aprofundar mais no assunto consulte o livro de KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992. Ou, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.

  • Utilize outras palavras da parlenda para mostrar sílabas possíveis e impossíveis. Peça também as crianças que mostrem na parlenda sílabas possíveis e impossíveis. Por exemplo: minguê - sílabas possíveis: min-guê; sílabas impossíveis: mn - ng - m - g .

você - sílabas possíveis: vo-cê; sílabas impossíveis: vc - ov - êc.

sorvete - sílabas possíveis: sor-ve-te; sílabas impossíveis: rv - sr - vt - et.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

No fechamento da aula as crianças em duplas produtivas irão montar o texto da parlenda que está segmentado em sílabas.

Atenção professor, nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita pré silábica junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional, crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Explique às crianças que elas vão escrever a parlenda retirando a divisão das palavras em sílabas.
  • Distribua a atividade impressa para cada criança da dupla. Clique aqui para acessar a atividade para imprimir.
  • Chame atenção das crianças para a necessidade de juntar as “partes” das palavras que foram segmentadas em sílabas.
  • Circule pelas duplas e faça as intervenções necessárias. Pergunte:
  • Onde está o título da parlenda? Vamos ler?
  • Quais as palavras que estão separadas em pequenas “partes””?
  • Vamos ler as sílabas dessas palavras?
  • Como seria a leitura dessas palavras sem a separação delas em pequenas “partes”?
  • Vamos escrever o título da parlenda retirando a separação das sílabas?

Professor, chame atenção das crianças para o uso dos espaços entre as palavras, para a escrita em versos(cada verso em uma linha)- pois é assim que a parlenda está organizada e também para o uso das pontuações presentes no texto.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, piloto, fita adesiva, atividades impressas.

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber as estruturas possíveis e impossíveis da sílaba dentro de nossa língua, pois as crianças nos níveis pré-silábico ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes e as crianças no nível silábico representam a sílaba com apenas uma letra.

Referências sobre o assunto:

GIACOMOZZI, G. Descobrindo a gramática: nova proposta. São Paulo: FTD, 2006.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 26 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que iremos cantar uma parlenda para perceber os sons das sílabas quando pronunciamos as palavras. Iremos também escrever a parlenda juntando as sílabas para formar palavras.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é segmentar de forma oral e escrita palavras em sílabas, reconhecendo suas estruturas possíveis e impossíveis dentro do sistema de escrita alfabética.
  • Professor, antes de iniciar a aula convide uma criança para lhe ajudar a colar um cartaz no quadro. Como normalmente as crianças gostam de ajudar, selecione duas crianças voluntárias, coloque as duas de frente para a turma e usando a parlenda: Uni, duni, tê, decida quem irá lhe ajudar a colar o cartaz no quadro.
  • Com a ajuda da criança escolhida, cole no quadro o cartaz com a parlenda que você usou para fazer a escolha do(a) ajudante. Clique aqui para acessar o modelo do cartaz para imprimir.
  • Pergunte às crianças:
  • Vocês conhecem essa parlenda?
  • Em que ocasião vocês já usaram ela?
  • Vamos recitá-la todos juntos?
  • Depois de recitar a parlenda junto com a turma, peça às crianças para formarem trios.
  • Explique às crianças que uma delas recitará a parlenda para decidir qual o(a) colega que assumirá o seu lugar, como você fez para escolher a criança que lhe ajudou com o cartaz.
  • Peça às crianças para repetirem a dinâmica até que todos do trio recitem a parlenda, como aquele que escolhe quem ficará em seu lugar.

Atenção professor, a intenção dessa dinâmica é que as crianças percebam que, enquanto elas recitam a parlenda para escolher um colega, algumas palavras são pronunciadas tendo suas sílabas separadas (du-ni, min-guê, vo-cê), ou, em alguns casos, apenas uma sílaba da palavra é separada (sala-mê, colo-rê, es-colhido).

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Professor, peça às crianças que voltem para os seus lugares.
  • Pergunte:
  • O que aconteceu com as palavras quando recitamos essa parlenda apontando os colegas para escolher um deles?
  • Explique para as crianças que esses pedaços menores em que a palavra foi dividida são chamados de sílaba. A sílaba é o som que sai da nossa boca de uma única vez quando pronunciamos uma palavra, por exemplo: sor-ve-te.

Morais, (2012 p. 130-131), afirma que é necessária a realização de atividades que permitam à criança refletir sobre a palavra em sua dimensão sonora, desde o final da educação infantil, pois, a consciência fonológica envolve também a análise de sílabas, de rimas e de palavras dentro de palavras, o que constitui algo bem mais amplo que a consciência fonêmica. Daí a importância de estimular as crianças a: contar as sílabas de palavras e comparar palavras quanto ao número de sílabas; dizer uma palavra maior ou menor que outra; identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba.

  • Convide uma criança para ir na frente fazer a leitura de ajuste da parlenda.

Atenção, professor: Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome, ou, de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se pronuncia e a escrita correspondente. Portanto, para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

  • Ao cantar, ou, recitar a parlenda com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta ou recita a parlenda.
  • Faça a leitura de ajuste dos quatro versos da parlenda e peça:
  • Me mostre uma palavra que tenha apenas uma sílaba, ou seja, aquela que quando pronunciamos emitimos apenas um som. Possibilidades: tê, um, o, foi.
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Pergunte à turma:
  • Das palavras de uma sílaba que aparece na parlenda, qual delas tem a maior quantidade de letras? (foi)
  • Quantas letras essa palavra tem? (3 letras)
  • Convide outra criança para ir à frente e pergunte:
  • Qual a palavra que tem duas sílabas? Possibilidades: Uni, duni, minguê, você.
  • Leia para mim.
  • Qual a sílaba inicial dessa palavra?
  • E a final?
  • Pergunte para a turma:
  • Das palavras de duas sílabas que aparece na parlenda, qual delas não teve a suas sílabas separadas? (uni)
  • Vamos ler essa palavra fazendo a separação de suas sílabas? (u-ni)
  • Pergunte para a turma:
  • Quem pode me mostrar na parlenda uma palavra com 3 sílabas? Possibilidade: salamê, sorvete, colorê.
  • Como você descobriu?
  • Que outra palavra você conhece com o mesmo som inicial dessa palavra? Possibilidades: salamê - salada, saco; sorvete - sorte, sortudo; colorê - copo, cocada.
  • Peça para a turma:
  • Mostre para mim uma palavra de três sílabas que não teve nenhuma de suas sílabas separadas.
  • Como seria a leitura dessa palavra separando as suas sílabas?
  • Vamos ler? (sor-ve-te)
  • Apresente para a turma a palavra “escolhido” e pergunte:
  • Quantas sílabas tem essa palavra?
  • Em todas as sílabas é possível perceber a presença de algumas letras. Que nome damos a esse conjunto de letras? (vogais)
  • Nesta palavra é possível pronunciar a sílaba “sc”? Por que?
  • E a sílaba “lh”? Por que?

Professor: Chame a atenção das crianças para a impossibilidade de se formar sílabas apenas com consoantes, por exemplo, que palavra podemos escrever com a sílaba “sc”? Ou com a sílaba “lh”? Não é possível formar nenhuma palavra porque somente essas letras não formam uma sílaba, falta a presença da vogal. Com a sílaba “lha” podemos escrever a palavra palhaço, mas apenas com o “lh” não. O “sc” também não forma uma sílaba. Podemos escrever a palavra nascer, crescer, mas o “sc” sozinhos não formam uma sílaba.

  • Quais as letras que não podem faltar numa sílaba? (as vogais)

Explique para as crianças que na Língua Portuguesa não existe sílabas sem uso das vogais, pois elas são as bases das sílabas. Se desejar aprofundar mais no assunto consulte o livro de KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992. Ou, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.

  • Utilize outras palavras da parlenda para mostrar sílabas possíveis e impossíveis. Peça também as crianças que mostrem na parlenda sílabas possíveis e impossíveis. Por exemplo: minguê - sílabas possíveis: min-guê; sílabas impossíveis: mn - ng - m - g .

você - sílabas possíveis: vo-cê; sílabas impossíveis: vc - ov - êc.

sorvete - sílabas possíveis: sor-ve-te; sílabas impossíveis: rv - sr - vt - et.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

No fechamento da aula as crianças em duplas produtivas irão montar o texto da parlenda que está segmentado em sílabas.

Atenção professor, nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita pré silábica junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional, crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Explique às crianças que elas vão escrever a parlenda retirando a divisão das palavras em sílabas.
  • Distribua a atividade impressa para cada criança da dupla. Clique aqui para acessar a atividade para imprimir.
  • Chame atenção das crianças para a necessidade de juntar as “partes” das palavras que foram segmentadas em sílabas.
  • Circule pelas duplas e faça as intervenções necessárias. Pergunte:
  • Onde está o título da parlenda? Vamos ler?
  • Quais as palavras que estão separadas em pequenas “partes””?
  • Vamos ler as sílabas dessas palavras?
  • Como seria a leitura dessas palavras sem a separação delas em pequenas “partes”?
  • Vamos escrever o título da parlenda retirando a separação das sílabas?

Professor, chame atenção das crianças para o uso dos espaços entre as palavras, para a escrita em versos(cada verso em uma linha)- pois é assim que a parlenda está organizada e também para o uso das pontuações presentes no texto.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Cantando as sílabas

Finalidade da aula: Segmentar palavras em sílabas de forma oral e escrita, reconhecendo suas estruturas possíveis e impossíveis dentro do sistema de escrita alfabética.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP06, EF01LP13

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

 

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, piloto, fita adesiva, atividades impressas.

 

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber as estruturas possíveis e impossíveis da sílaba dentro de nossa língua, pois as crianças nos níveis pré-silábico ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes e as crianças no nível silábico representam a sílaba com apenas uma letra.

 

Referências sobre o assunto:

GIACOMOZZI, G. Descobrindo a gramática: nova proposta. São Paulo: FTD, 2006.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 26 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

 


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