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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O Emprego do -O ou -U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego de O e U

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Silva Paim
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Eliana Albuquerque

Título da aulaO Emprego do -O ou -UFinalidade da aula:Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/.Discutir  as variações fonéticas no português falado no Brasil.

Ano:5º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: (EF05LP01)

Sobre esta aula: esta é1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é : Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/. Discutir  as variações fonéticas no português falado no Brasil.

Materiais necessários:  Quadro,apagador, pincel. folha fotocopiada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos sentirão, possivelmente, dificuldades em grafar palavras com -O e -U em final de palavras, principalmente, devido ao som do grafema, de acordo com a variante regional.

Referências sobre o assunto: -  Referências sobre as características do gênero:  

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

Ortografia na sala de aula- Kátia Maria Barreto da Silva e Lúcia Lins Browne Rego. Ministério da Educação CEEL - Editora Autêntica 2007.


Código: LPO5_01ATS02

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


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