A atmosfera
3° Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar a composição da atmosfera terrestre, reconhecendo a importância desta para a preservação da vida.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01, CIE3_07TU02 e CIE3_07TU03, e que antecede o plano CIE3_07TU05.
Materiais necessários para a aula: Imagem que mostra as camadas da atmosfera terrestre, cortada em tiras e figuras que a compõe; texto impresso para leitura (aqui: https://docs.google.com/document/d/16ipLW15hxqZmZaNIK4S0B7eOLUUJ65vbhsvZ5I_bWgE/edit).
Materiais de apoio:
Texto: A origem da atmosfera: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-origem-atmosfera.htm
Camadas da Atmosfera: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm
Manifesto: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/manifesto.htm
Como diminuir a poluição do ar: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm
Código: CIE3_07T&U04
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes