13555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Vantagens e desvantagens dos combustíveis

Plano de aula de Ciências com atividades para º ano do Fundamental sobre uso dos combustíveis no nosso dia a dia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Google Jamboard.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.

Apresente a questão disparadora:
- Quais as vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

- Etapa 1:
Crie um Google Jamboard para cada grupo com os esquemas disponíveis na aba “materiais e atividades”. Oriente-os a escreverem as palavras que acharem que tem a ver com o tema.

- Etapa 2:
Peça aos grupos para formarem, pelo menos, três frases relacionadas ao tema da aula, conforme os próprios conhecimentos e anotando no Jamboard.

- Etapa 3:
Peça aos estudantes que assitam ao vídeo “ETANOL X GASOLINA.mov” (disponível aqui) e leiam o texto “Etanol, gasolina, gás natural e diesel: conheça as vantagens e desvantagens de cada um desses combustíveis” (disponível aqui).

- Etapa 4:
Peça aos grupos que escrevam um texto sobre as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol.

Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem as conclusões sobre as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo e a utilizarem o Google Jamboard.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_05M&E04

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas