13520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Previsões para o futuro da ciência e tecnologia

POR: Rafaela Xavier de Araújo 21/11/2018
Código: ING8_01UND07

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Previsões para o futuro da ciência e tecnologia

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro as frases. Peça para que os alunos formem duplas ou trios para discutir se concordam ou não com as afirmativas. Escolha alguns alunos para compartilhar suas opiniões sobre alguns dos tópicos em voz alta com a turma (What’s your opinion about - choose a sentence -? Do you agree or disagree? Why?). Deixe-os se expressarem livremente, mas sem estender muito no tempo.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos as previsões para o ano de 2018 nas áreas de ciência e tecnologia. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com vocabulário relativo à ciência e tecnologia com previsões reais.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar à turma. Pergunte What can you see in the picture? e espere por A robot and a boy. Pergunte What are they probably doing? e espere por They are interacting/talking. Pergunte Is this picture from a movie? e espere por respostas negativas (No, it’s not). Pergunte Where is this picture from? e espere por It’s from a news program. Explique que a foto foi retirada de um vídeo postado pela NBC, uma rede de transmissão americana. Pergunte What is the video about? e espere por 5 Science and Tech Predictions for 2018. Informe que as previsões do vídeo foram feitas no início de 2018, com a expectativa de acontecerem até o final do mesmo ano. Convide-os a assistir o vídeo com a intenção de checar se alguma das afirmativas do slide anterior é uma previsão real e se alguma já se tornou realidade (Watch the video and check if any of the affirmatives from the previous slide are real predictions and if any of them has come true). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bRrV__bfERA. Disponível no YouTube, o vídeo é uma produção do NBC News Online, uma extensão virtual de um dos programas da rede NBC. Após a exibição do vídeo, pergunte Is there any real prediction? e espere por Yes, there is. Pergunte: Which statements are true? e espere por Robots will get more emotional and synthetic biology will advance over the years. Pergunte: Why will robots get more emotional? e espere por: Because they will need to learn how to fit into everyday human life in order to interact more with people. Pergunte: What are the advances (huge leaps) expected from synthetic biology? e espere por: Multiple projects to make synthetic cell safe from all virus. Pergunte: And what about the other predictions? Have you ever thought about Cryptocurrency, spaces launch and Augmented reality in the future? Em caso de respostas negativas, explique que Cryptocurrency é um tipo de moeda digital que usa criptografia complexa para proteger transações financeiras e que Augmented reality é a realidade aumentada, a mistura de elementos reais e virtuais processados em tempo real. Pergunte: Which of these 5 predictions do you think it is the most interesting? Why? e deixe-os livres para opinar e justificar. Pergunte: Do you think that any of these predictions has already come true? e deixe-os opinar livremente. Pergunte: What are your science and tech predictions for 2028? Deixe-os refletir. Peça para que anotem suas ideias.

MATERIAL COMPLEMENTAR: A transcrição não oficial do vídeo pode ser encontrada no arquivo Transcript. Você pode encontrar o artigo que inspirou o vídeo no site da NBC News em: https://www.nbcnews.com/mach/science/15-top-science-tech-leaders-offer-surprising-predictions-2018-ncna814196 .

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer os alunos debaterem e fazerem previsões sobre o futuro de tópicos relacionados à ciência e à tecnologia.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o tema e pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações: Peça para a turma se dividir em grupos de 5 membros. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que eles deverão fazer previsões (To make predictions) e debater sobre os tópicos sugeridos (To debate about the given topics), além de compartilhar as anotações feitas durante o Input (To share the notes taken previously). Mostre o próximo slide ou escreva no quadro o modelo de linguagem que eles deverão usar dando uma breve explicação sobre a estrutura do future perfect. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, pergunte aos grupos quais as previsões mais intrigantes que os membros fizeram (What were the most intriguing predictions?), quais levaram a um debate mais profundo (Which ones led you to a deep discussion?) e quais eles acreditam que já estão virando realidade (Which predictions are coming true, in your opinion?).

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer os alunos debaterem e fazerem previsões sobre o futuro de tópicos relacionados à ciência e à tecnologia.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o tema e pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações: Peça para a turma se dividir em grupos de 5 membros. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que eles deverão fazer previsões (To make predictions) e debater sobre os tópicos sugeridos (To debate about the given topics), além de compartilhar as anotações feitas durante o Input (To share the notes taken previously). Mostre o próximo slide ou escreva no quadro o modelo de linguagem que eles deverão usar dando uma breve explicação sobre a estrutura do future perfect. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, pergunte aos grupos quais as previsões mais intrigantes que os membros fizeram (What were the most intriguing predictions?), quais levaram a um debate mais profundo (Which ones led you to a deep discussion?) e quais eles acreditam que já estão virando realidade (Which predictions are coming true, in your opinion?).

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar o future perfect para fazer previsões sobre as áreas de ciências e tecnologia.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro as frases. Peça para que os alunos formem duplas ou trios para discutir se concordam ou não com as afirmativas. Escolha alguns alunos para compartilhar suas opiniões sobre alguns dos tópicos em voz alta com a turma (What’s your opinion about - choose a sentence -? Do you agree or disagree? Why?). Deixe-os se expressarem livremente, mas sem estender muito no tempo.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos as previsões para o ano de 2018 nas áreas de ciência e tecnologia. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com vocabulário relativo à ciência e tecnologia com previsões reais.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar à turma. Pergunte What can you see in the picture? e espere por A robot and a boy. Pergunte What are they probably doing? e espere por They are interacting/talking. Pergunte Is this picture from a movie? e espere por respostas negativas (No, it’s not). Pergunte Where is this picture from? e espere por It’s from a news program. Explique que a foto foi retirada de um vídeo postado pela NBC, uma rede de transmissão americana. Pergunte What is the video about? e espere por 5 Science and Tech Predictions for 2018. Informe que as previsões do vídeo foram feitas no início de 2018, com a expectativa de acontecerem até o final do mesmo ano. Convide-os a assistir o vídeo com a intenção de checar se alguma das afirmativas do slide anterior é uma previsão real e se alguma já se tornou realidade (Watch the video and check if any of the affirmatives from the previous slide are real predictions and if any of them has come true). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bRrV__bfERA. Disponível no YouTube, o vídeo é uma produção do NBC News Online, uma extensão virtual de um dos programas da rede NBC. Após a exibição do vídeo, pergunte Is there any real prediction? e espere por Yes, there is. Pergunte: Which statements are true? e espere por Robots will get more emotional and synthetic biology will advance over the years. Pergunte: Why will robots get more emotional? e espere por: Because they will need to learn how to fit into everyday human life in order to interact more with people. Pergunte: What are the advances (huge leaps) expected from synthetic biology? e espere por: Multiple projects to make synthetic cell safe from all virus. Pergunte: And what about the other predictions? Have you ever thought about Cryptocurrency, spaces launch and Augmented reality in the future? Em caso de respostas negativas, explique que Cryptocurrency é um tipo de moeda digital que usa criptografia complexa para proteger transações financeiras e que Augmented reality é a realidade aumentada, a mistura de elementos reais e virtuais processados em tempo real. Pergunte: Which of these 5 predictions do you think it is the most interesting? Why? e deixe-os livres para opinar e justificar. Pergunte: Do you think that any of these predictions has already come true? e deixe-os opinar livremente. Pergunte: What are your science and tech predictions for 2028? Deixe-os refletir. Peça para que anotem suas ideias.

MATERIAL COMPLEMENTAR: A transcrição não oficial do vídeo pode ser encontrada no arquivo Transcript. Você pode encontrar o artigo que inspirou o vídeo no site da NBC News em: https://www.nbcnews.com/mach/science/15-top-science-tech-leaders-offer-surprising-predictions-2018-ncna814196 .

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer os alunos debaterem e fazerem previsões sobre o futuro de tópicos relacionados à ciência e à tecnologia.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o tema e pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações: Peça para a turma se dividir em grupos de 5 membros. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que eles deverão fazer previsões (To make predictions) e debater sobre os tópicos sugeridos (To debate about the given topics), além de compartilhar as anotações feitas durante o Input (To share the notes taken previously). Mostre o próximo slide ou escreva no quadro o modelo de linguagem que eles deverão usar dando uma breve explicação sobre a estrutura do future perfect. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, pergunte aos grupos quais as previsões mais intrigantes que os membros fizeram (What were the most intriguing predictions?), quais levaram a um debate mais profundo (Which ones led you to a deep discussion?) e quais eles acreditam que já estão virando realidade (Which predictions are coming true, in your opinion?).

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer os alunos debaterem e fazerem previsões sobre o futuro de tópicos relacionados à ciência e à tecnologia.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o tema e pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações: Peça para a turma se dividir em grupos de 5 membros. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que eles deverão fazer previsões (To make predictions) e debater sobre os tópicos sugeridos (To debate about the given topics), além de compartilhar as anotações feitas durante o Input (To share the notes taken previously). Mostre o próximo slide ou escreva no quadro o modelo de linguagem que eles deverão usar dando uma breve explicação sobre a estrutura do future perfect. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, pergunte aos grupos quais as previsões mais intrigantes que os membros fizeram (What were the most intriguing predictions?), quais levaram a um debate mais profundo (Which ones led you to a deep discussion?) e quais eles acreditam que já estão virando realidade (Which predictions are coming true, in your opinion?).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar o future perfect para fazer previsões sobre as áreas de ciências e tecnologia.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios etc.

Contents

  1. INPUT: The video “5 Science And Tech Predictions For 2018” https://www.youtube.com/watch?v=bRrV__bfERA
  2. OUTPUT: to make predictions and debate about science and technology for the next decade.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes