13515
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Cartaz

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 21/11/2018
Código: ING7_10UND04

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Cartaz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula os alunos irão produzir cartazes com 5 maneiras de ajudar o mundo. Você irá precisar de materiais para a confecção dos cartazes. Traga-os ou peça na aula anterior para que os próprios alunos tragam. Sugiro o seguinte:

  • Cartolina branca (1 para cada grupo de 3 ou 4 alunos).
  • Lápis de cor.
  • Giz de cera.
  • Canetinha.
  • Lápis de escrever e borracha.
  • Tesoura e cola.
  • Fita crepe (para expor os trabalhos nas paredes).
  • Imagens relacionadas ao tema da aula.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão produzido um cartaz com ideias para ajudar o mundo.

At the end of this class you’ll have made a poster about ways to help the world.

Context select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir um vídeo e deverão prestar atenção nas imagens:

I’m going to play a video and I need you to pay attention to what happens. I’ll ask you some questions after the video.

Acesse o vídeo aqui. Ao final pergunte:

What do you think the message of the video is? (Sempre que você for ajudado agradeça ajudando outra pessoa)

What’s the meaning of pay it forward? (Exatamente a mensagem do vídeo. Quando alguém faz algo bom para você faça algo de bom para outra pessoa. E assim, todos vão passando para frente a atitude de ajudar sempre).

Você encontra a definição de Pay it forward aqui e mais informações aqui.

Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula você pode escrever a expressão no quadro e conversar com os alunos sobre ela. Pergunte:

When was the last time someone helped you?

How did you thank the person?

Did you “pay it back”? (helped the person in return)

Is there another way to be thankful for being helped? How?

Have you ever heard of paying it forward?

Do you think it’s a good idea?

Do you think this could help the world somehow?

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar um texto sobre um garoto que decidiu, junto com sua mãe, fazer algo para salvar os guepardos que estão em extinção.

Expectativa: Que os alunos compreendam o texto mesmo sem saber todas as palavras e consigam identificar o tema da aula e entender a história de Joris Hutchison. Além disso, o texto, assim como o vídeo da atividade anterior, deverá inspirá-los para a próxima atividade.

Orientações: Abra o texto aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula você pode imprimir uma cópia para cada aluno (Clique em print no canto superior esquerdo) ou fazer a reprodução do texto em tamanho grande para que todos vejam. Nesse caso é importante reproduzir como está no site para que você consiga explorar todo o contexto de produção e uso do texto. Comece com o contexto de produção:

Where was this text published? (Em um site).

How do you know that? (A imagem mostra o endereço eletrônico).

Do you know what Time for Kids is? (Caso algum aluno já tenha visto o site, deixe-o explicar. Trata-se do site de uma revista publicada semanalmente para o público infanto-juvenil - elementary students. Você encontra mais informações sobre a revista aqui).

Who are the possible readers? (Crianças de até 12 anos. Essa informação não está explícita na página do texto. Como as seções da revista são divididas das séries K1 a 6, sabemos que são crianças de 4 a 12 anos. Encontre uma tabela com a idade de cada série aqui).

When was the text published? (9 de março de 2018).

Who is the author? (Christopher Nguyen).

Explore a imagem e o título:

Which animal is this? (Um guepardo - cheetah).

What do you think the relation between the boy and the animals in the picture is? (Incentive-os a fazer previsões sobre o assunto do texto. Isso irá prepará-los melhor para a leitura. Explore o contexto: o site, o público, o título, a frase em vermelho acima do título que se refere às seções onde o texto se encontra e a imagem).

Inicie a leitura. Leia os dois primeiros parágrafos do texto. Escreva no quadro: How you did Joris help save cheetahs? Leia a pergunta e peça uma resposta.

? His mom and he got in touch with a wildlife sanctuary in Namibia, Africa.

Anote abaixo da pergunta. Vá fazendo a leitura em voz alta e anotando em formato de tópicos as outras maneiras. Esclareça qualquer dúvida durante a leitura. Você encontra as respostas aqui.

Após a leitura e exploração do texto, pergunte:

Do you think Joris has been making a difference in the world? Why? (Explore com eles a importância de pequenos atos para ajudar a salvar o mundo. Eles não precisam arrecadar dinheiro para salvar a onça-pintada, por exemplo, (o que seria uma ótima ideia) mas podem praticar ações simples como não jogar lixo no chão, usar garrafas reutilizáveis em vez de copo descartável, etc). Esse levantamento de ideias será útil para a atividade que eles farão no Output.

Output select-down

Tempo sugerido: 26 minutos.

Propósito: Montar um cartaz com ideias para ajudar o mundo.

Expectativa: Que os alunos consigam pensar em maneiras de ajudar o mundo, escrevam-as em inglês, organizem e façam um cartaz sobre esse assunto de maneira criativa.

Orientações: Explique que, em grupos, eles irão montar um cartaz com ideias para ajudar o mundo. Pequenas ações que fazem grandes diferenças.

Now it’s your turn to do your part. In groups, you must think about 5 ways to help the world, things we can do in our daily lives. Then you should make a poster.

Questione sobre o gênero textual cartaz:

What are posters? (São papéis com textos informativos ou apelativos).

Where do you find them? (Em qualquer lugar. Nos comércios, na escola, no hospital etc).

Who makes them? Why? (Pessoas ou grupo de pessoas que querem comunicar algo de maneira objetiva, direta e rápida. São usados para atingir um público maior).

What kind of language do they have? (Simples e objetiva, verbal e não verbal e verbos no imperativo).

Se você achar interessante, você pode anotar as principais características do cartaz na lousa ou imprimir e entregar este worksheet para eles.

Divida-os em grupos de 3 ou 4 alunos no máximo. Você pode deixá-los se agruparem conforme afinidade, dividi-los de acordo com seus critérios ou pode fazer em forma de sorteio. Uma opção é a seguinte: faça cartões com cores diferentes. 4 cartões de cada cor. O total deverá ser o número de alunos na sua sala. Coloque todos os cartões dentro de um saco e peça para cada aluno tirar um card sem olhar a cor. Cada grupo corresponde a uma cor. Por exemplo: Group 1 - green, Group 2 - red e assim por diante. Assim que tirarem vão se agrupando com os colegas que tiraram a mesma cor. Você encontra cartões com cores para imprimir aqui.

Após a organização dos grupos comece o planejamento do cartaz. Entregue o worksheet 1. Primeiro leia com eles o tema e o assunto do texto. Depois siga para a produção das frases. Explique que, por se tratar de um cartaz, as frases devem ser simples, diretas, chamativas e os verbos geralmente no imperativo.

Posters require easy and direct language but, at the same time, it must call the reader’s attention. To do that, the verbs are usually used in imperative form. Use sentences like: Save water! Turn off the faucet when you’re brushing your teeth.

Caminhe pela sala durante o processo de planejamento. Ajude no que for necessário. É importante que os alunos tenham suas próprias ideias, porém, aqui você encontra uma lista de ideias para ajudar o mundo. Não entregue aos alunos, use apenas para se preparar.

Lembre-os da importância do uso de imagens para chamar atenção. Eles devem pensar em quais imagens devem usar para representar cada mensagem. Lembre-os de que o cartaz deve ser apelativo. As imagens devem chamar atenção do leitor. Depois de planejarem eles deverão montar seus cartazes. Entregue uma cartolina branca por grupo e deixe disponíveis materiais que eles possam usar. Lápis de cor, giz de cera, canetinha etc. Caminhe na sala enquanto eles produzem e ajude no que for necessário.

Quando terminarem, exponha os cartazes onde todos da escola possam ver.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com mais informações sobre o gênero cartaz, sua funcionalidade e a linguagem que deve ser usada (no caso do discurso de conscientização da preservação). Além disso, espera-se que eles adquiram ainda mais consciência sobre a importância de pequenas ações que podem ajudar a salvar nosso planeta.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula os alunos irão produzir cartazes com 5 maneiras de ajudar o mundo. Você irá precisar de materiais para a confecção dos cartazes. Traga-os ou peça na aula anterior para que os próprios alunos tragam. Sugiro o seguinte:

  • Cartolina branca (1 para cada grupo de 3 ou 4 alunos).
  • Lápis de cor.
  • Giz de cera.
  • Canetinha.
  • Lápis de escrever e borracha.
  • Tesoura e cola.
  • Fita crepe (para expor os trabalhos nas paredes).
  • Imagens relacionadas ao tema da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão produzido um cartaz com ideias para ajudar o mundo.

At the end of this class you’ll have made a poster about ways to help the world.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir um vídeo e deverão prestar atenção nas imagens:

I’m going to play a video and I need you to pay attention to what happens. I’ll ask you some questions after the video.

Acesse o vídeo aqui. Ao final pergunte:

What do you think the message of the video is? (Sempre que você for ajudado agradeça ajudando outra pessoa)

What’s the meaning of pay it forward? (Exatamente a mensagem do vídeo. Quando alguém faz algo bom para você faça algo de bom para outra pessoa. E assim, todos vão passando para frente a atitude de ajudar sempre).

Você encontra a definição de Pay it forward aqui e mais informações aqui.

Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula você pode escrever a expressão no quadro e conversar com os alunos sobre ela. Pergunte:

When was the last time someone helped you?

How did you thank the person?

Did you “pay it back”? (helped the person in return)

Is there another way to be thankful for being helped? How?

Have you ever heard of paying it forward?

Do you think it’s a good idea?

Do you think this could help the world somehow?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar um texto sobre um garoto que decidiu, junto com sua mãe, fazer algo para salvar os guepardos que estão em extinção.

Expectativa: Que os alunos compreendam o texto mesmo sem saber todas as palavras e consigam identificar o tema da aula e entender a história de Joris Hutchison. Além disso, o texto, assim como o vídeo da atividade anterior, deverá inspirá-los para a próxima atividade.

Orientações: Abra o texto aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula você pode imprimir uma cópia para cada aluno (Clique em print no canto superior esquerdo) ou fazer a reprodução do texto em tamanho grande para que todos vejam. Nesse caso é importante reproduzir como está no site para que você consiga explorar todo o contexto de produção e uso do texto. Comece com o contexto de produção:

Where was this text published? (Em um site).

How do you know that? (A imagem mostra o endereço eletrônico).

Do you know what Time for Kids is? (Caso algum aluno já tenha visto o site, deixe-o explicar. Trata-se do site de uma revista publicada semanalmente para o público infanto-juvenil - elementary students. Você encontra mais informações sobre a revista aqui).

Who are the possible readers? (Crianças de até 12 anos. Essa informação não está explícita na página do texto. Como as seções da revista são divididas das séries K1 a 6, sabemos que são crianças de 4 a 12 anos. Encontre uma tabela com a idade de cada série aqui).

When was the text published? (9 de março de 2018).

Who is the author? (Christopher Nguyen).

Explore a imagem e o título:

Which animal is this? (Um guepardo - cheetah).

What do you think the relation between the boy and the animals in the picture is? (Incentive-os a fazer previsões sobre o assunto do texto. Isso irá prepará-los melhor para a leitura. Explore o contexto: o site, o público, o título, a frase em vermelho acima do título que se refere às seções onde o texto se encontra e a imagem).

Inicie a leitura. Leia os dois primeiros parágrafos do texto. Escreva no quadro: How you did Joris help save cheetahs? Leia a pergunta e peça uma resposta.

? His mom and he got in touch with a wildlife sanctuary in Namibia, Africa.

Anote abaixo da pergunta. Vá fazendo a leitura em voz alta e anotando em formato de tópicos as outras maneiras. Esclareça qualquer dúvida durante a leitura. Você encontra as respostas aqui.

Após a leitura e exploração do texto, pergunte:

Do you think Joris has been making a difference in the world? Why? (Explore com eles a importância de pequenos atos para ajudar a salvar o mundo. Eles não precisam arrecadar dinheiro para salvar a onça-pintada, por exemplo, (o que seria uma ótima ideia) mas podem praticar ações simples como não jogar lixo no chão, usar garrafas reutilizáveis em vez de copo descartável, etc). Esse levantamento de ideias será útil para a atividade que eles farão no Output.

Tempo sugerido: 26 minutos.

Propósito: Montar um cartaz com ideias para ajudar o mundo.

Expectativa: Que os alunos consigam pensar em maneiras de ajudar o mundo, escrevam-as em inglês, organizem e façam um cartaz sobre esse assunto de maneira criativa.

Orientações: Explique que, em grupos, eles irão montar um cartaz com ideias para ajudar o mundo. Pequenas ações que fazem grandes diferenças.

Now it’s your turn to do your part. In groups, you must think about 5 ways to help the world, things we can do in our daily lives. Then you should make a poster.

Questione sobre o gênero textual cartaz:

What are posters? (São papéis com textos informativos ou apelativos).

Where do you find them? (Em qualquer lugar. Nos comércios, na escola, no hospital etc).

Who makes them? Why? (Pessoas ou grupo de pessoas que querem comunicar algo de maneira objetiva, direta e rápida. São usados para atingir um público maior).

What kind of language do they have? (Simples e objetiva, verbal e não verbal e verbos no imperativo).

Se você achar interessante, você pode anotar as principais características do cartaz na lousa ou imprimir e entregar este worksheet para eles.

Divida-os em grupos de 3 ou 4 alunos no máximo. Você pode deixá-los se agruparem conforme afinidade, dividi-los de acordo com seus critérios ou pode fazer em forma de sorteio. Uma opção é a seguinte: faça cartões com cores diferentes. 4 cartões de cada cor. O total deverá ser o número de alunos na sua sala. Coloque todos os cartões dentro de um saco e peça para cada aluno tirar um card sem olhar a cor. Cada grupo corresponde a uma cor. Por exemplo: Group 1 - green, Group 2 - red e assim por diante. Assim que tirarem vão se agrupando com os colegas que tiraram a mesma cor. Você encontra cartões com cores para imprimir aqui.

Após a organização dos grupos comece o planejamento do cartaz. Entregue o worksheet 1. Primeiro leia com eles o tema e o assunto do texto. Depois siga para a produção das frases. Explique que, por se tratar de um cartaz, as frases devem ser simples, diretas, chamativas e os verbos geralmente no imperativo.

Posters require easy and direct language but, at the same time, it must call the reader’s attention. To do that, the verbs are usually used in imperative form. Use sentences like: Save water! Turn off the faucet when you’re brushing your teeth.

Caminhe pela sala durante o processo de planejamento. Ajude no que for necessário. É importante que os alunos tenham suas próprias ideias, porém, aqui você encontra uma lista de ideias para ajudar o mundo. Não entregue aos alunos, use apenas para se preparar.

Lembre-os da importância do uso de imagens para chamar atenção. Eles devem pensar em quais imagens devem usar para representar cada mensagem. Lembre-os de que o cartaz deve ser apelativo. As imagens devem chamar atenção do leitor. Depois de planejarem eles deverão montar seus cartazes. Entregue uma cartolina branca por grupo e deixe disponíveis materiais que eles possam usar. Lápis de cor, giz de cera, canetinha etc. Caminhe na sala enquanto eles produzem e ajude no que for necessário.

Quando terminarem, exponha os cartazes onde todos da escola possam ver.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com mais informações sobre o gênero cartaz, sua funcionalidade e a linguagem que deve ser usada (no caso do discurso de conscientização da preservação). Além disso, espera-se que eles adquiram ainda mais consciência sobre a importância de pequenas ações que podem ajudar a salvar nosso planeta.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere.

Contents

  1. INPUT: Um artigo sobre um garoto que decidiu ajudar os guepardos.
  2. OUTPUT: Produzir um cartaz sobre maneiras de ajudar o mundo.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica e de formato do texto.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes