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Plano de aula - Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

POR: Regivane Dos Santos Brito 24/11/2018
Código: LPO2_01ATS03

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabética e novas formações silábicas

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC e CCV.

Materiais necessários: Lápis, borracha, tabela de registro, quadro e caneta piloto.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos silábicos alfabéticos ou recém alfabéticos poderão ter dificuldades em relação à representação das sílabas CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal) e V (vogal). Isso porque creem que as sílabas precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade), o que provoca erros ortográficos como ‘secola’ (escola), ‘parato’ / ‘parto’ (prato), ‘bise’ (bis).

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação,2010. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa; CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit., vol.11 n.3 Porto Alegre, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007>. Acesso em 27 de agosto de 2018.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema desta aula e explique aos alunos que hoje eles irão jogar forca e precisarão usar o que aprenderam sobre diferentes formações de sílabas.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Explique que a proposta desta aula é o jogo da forca entre duplas.
  • Pergunte: quem pode explicar como se joga forca? Caso seja necessário, relembre as regras do Jogo.
  • Retome os conhecimentos dos alunos sobre as formações silábicas: como as sílabas aparecem nas palavras? Todas têm vogais? Todas têm consoantes? Alguém conhece alguma sílaba de palavra sem vogal? Alguém pode citar um exemplo de uma palavra que possui uma sílaba com apenas uma vogal? E uma palavra que tenha uma sílaba com uma consoante, uma vogal e uma consoante? Quem pode citar um exemplo de uma palavra com uma sílaba formada por consoante, consoante e vogal?
  • Registre no quadro os exemplos citados pelos alunos, destacando as sílabas que foram questionadas.
  • Organize os alunos em duplas produtivas, para que os alunos com conhecimentos distintos possam trabalhar juntos e compartilhar seus saberes.
  • Explique que hoje cada dupla vai planejar as palavras secretas para desafiar outra dupla.
  • Peça para as duplas escolherem um tema (campo semântico) e criarem 4 palavras.
  • Entregue uma tabela com indicações de critérios para a escolha destas palavras. Exemplo: uma palavra com cinco letras e duas sílabas, uma palavra com uma sílaba formada por consoante, consoante e vogal, uma palavra que tenha uma sílaba com apenas uma vogal, etc. Dê os comandos oralmente.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as regras do Jogo da Forca. Para acessar o modelo da tabela de palavras clique aqui.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Acompanhe o desempenho das crianças durante o preenchimento da tabela de registro e faça intervenções nos casos dos alunos que ainda apresentam dificuldades com a escrita ou que não estejam conseguindo pensar nas palavras de acordo com os critérios solicitados. É possível que alguns alunos criem as palavras observando apenas o número de letras, desconsiderando a indicação de composição de sílabas. Nestas situações, chame atenção da dupla para o critério indicado na tabela e, caso necessário, apresente algumas opções de palavras para que os alunos observem uma que atenda ao critério solicitado. Exemplo: uma palavra que precise ter CCV e cinco letras, o professor pode apresentar as sugestões ARARA, COBRA e PEIXE e solicitar que os alunos escolham uma delas, respeitando os critérios.
  • Analise as palavras criadas pelos alunos antes deles iniciarem o jogo, orientando que façam ajustes caso seja necessário. Quando todos estiverem com suas palavras prontas para o jogo, organize as duplas que irão jogar juntas (uma dupla contra a outra).
  • Circule pela sala e observe as discussões das duplas durante o jogo e esteja disponível para ajudar os alunos, tirando as dúvidas, se houver.
  • Auxilie os alunos durante o jogo e oriente-os para que deem algumas dicas da palavra secreta, como por exemplo o tema (campo semântico), a quantidade de vogais da palavra, aa quantidade de consoantes, etc. Para dar essas dicas, os alunos precisarão mobilizar os conhecimentos que possuem sobre a formação silábica, para elaborar uma informação que ajude a dupla adversária, sem fornecer explicitamente a resposta .
  • Avalie o desempenho das crianças durante o jogo e faça anotações que possam lhes ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a seguinte questão: agora que vocês já sabem jogar forca, quais estratégias podemos utilizar para acertar a palavra secreta mais rapidamente? Quais são as letras que, se falamos primeiro, temos mais chance de acertar? (Espera-se que os alunos indiquem que as vogais devem ser indicadas primeiro, pois todas as sílabas, em português possuem vogais, e elas trazem algumas pistas das próximas letras ou mesmo de qual é a palavra secreta). Caso os alunos não façam essa observação, o professor poderá sinalizar.
  • Apresente algumas sílabas incompletas para que os alunos indiquem algumas possibilidades de consoantes de acordo com o contexto. Exemplos:
  • Ao encontrarmos “G__I”, sabendo que todas as vogais já foram indicadas, quais consoantes podemos usar depois do G? (Espera-se que os alunos percebam que as possibilidades de consoantes para esta sílaba são “L ou R”.
  • Ao encontrarmos “C__A”, sabendo que todas as vogais já foram indicadas, quais consoantes podemos usar depois do C? (Espera-se que os alunos percebam que as possibilidades de consoantes para esta sílaba são “L ou R”.
  • Ao encontrarmos “P__A”, sabendo que todas as vogais já foram indicadas, quais consoantes podemos usar depois do P? (Espera-se que os alunos percebam que as possibilidades de consoantes para esta sílaba são “L ou R”.

A partir destas discussões, os alunos poderão compartilhar suas observações sobre as possibilidades de sílabas CCV e tais reflexões podem contribuir para ampliar seus conhecimentos, já que no início do processo de alfabetização é comum que os alunos considerem apenas as sílabas canônicas (CV).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

Finalidade da aula: Escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC e CCV.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e ortográfico

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP04)

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC e CCV.

Materiais necessários: Lápis, borracha, tabela de registro, quadro e caneta piloto.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos silábicos alfabéticos ou recém alfabéticos poderão ter dificuldades em relação à representação das sílabas CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal) e V (vogal). Isso porque creem que as sílabas precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade), o que provoca erros ortográficos como ‘secola’ (escola), ‘parato’ / ‘parto’ (prato), ‘bise’ (bis).

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação,2010. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa; CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit., vol.11 n.3 Porto Alegre,  1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007>. Acesso em 27 de agosto de 2018.


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