Nomes dos animais para impressão
Material complementar com os nomes dos animais para impressão
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Jogo da Forca
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar o repertório de conhecimentos em relação à leitura e à escrita de palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV.
Materiais necessários: quadro, piloto, cópia da atividade (clique aqui), lápis, borracha, pen drive com a apresentação dos slides e data show.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos silábicos-alfabéticos ou recém-alfabéticos poderão ter dificuldades em relação à representação das sílabas CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal) e V (vogal). Isso porque creem que as sílabas precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade), o que provoca erros ortográficos como ‘secola’ (escola), ‘parato’ / ‘parto’ (prato), ‘bise’ (bis).
Referências sobre o assunto:
Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em:< http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.
BRANDÃO, Ana Carolina P.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação,2010. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.
CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa; CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit., vol.11 n.3 Porto Alegre, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007>. Acesso em 02 de setembro de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão pensar um pouco sobre as possibilidades de formações silábicas.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade com o nome dos animais.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp;
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Kahoot! (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um quiz pelo Kahoot! com as palavras apresentadas no slide 3 e envie às crianças.
Marque um encontro pelo Google Meet ou através de uma videochamada em grupo, pelo WhatsApp Web, e faça as intervenções sugeridas no plano.
Desenvolvimento
Envie o link para o jogo Flower Power, disponível aqui, com as palavras sugeridas no plano (oriente as crianças a clicarem na lâmpada para aparecer a imagem do animal cujo nome elas devem digitar).
Envie um vídeo ou áudio, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, com as orientações para a realização do jogo.
Marque um encontro pelo Google Meet ou através de uma videochamada em grupo, pelo WhatsApp Web. Compartilhe a tela desse mesmo jogo e jogue com as crianças; nesse momento, saliente os aspectos da escrita dessas palavras que forem necessários para o avanço das hipóteses das crianças.
Fechamento
No mesmo encontro, realize as intervenções propostas nesta etapa do plano.
Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para brincarem de “Estou pensando em…”. Sentados ao redor da mesa ou em círculo no chão, coloquem alguns objetos que a criança costuma utilizar no seu dia a dia; um participante por vez pensa em um dos objetos e desafia os demais: “Estou pensando em um objeto que tem duas letras A, ou que começa com B e termina com A”, por exemplo. Os demais participantes terão duas chances para descobrirem qual é o objeto escolhido. Pode-se combinar o número máximo de dicas que serão enunciadas para auxiliar na resolução do desafio.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Explorando palavras com diferentes formações silábicas
Finalidade da aula: Ampliar o repertório de conhecimento em relação à leitura e à escrita de palavras com sílabas CV, V, CVC e CCV.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e ortográfico
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP04)
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar o repertório de conhecimentos em relação à leitura e à escrita de palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV.
Materiais necessários: quadro, piloto, cópia da atividade (clique aqui), lápis, borracha, pen drive com a apresentação dos slides e data show.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos silábicos alfabéticos ou recém alfabéticos poderão ter dificuldades em relação à representação das sílabas CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal) e V (vogal). Isso porque creem que as sílabas precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade), o que provoca erros ortográficos como ‘secola’ (escola), ‘parato’ / ‘parto’ (prato), ‘bise’ (bis).
Referências sobre o assunto:
Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em:< http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.
BRANDÃO, Ana Carolina P.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação,2010. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.
CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa; CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit., vol.11 n.3 Porto Alegre, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007>. Acesso em 02 de setembro de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: