13435
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Trabalhando com parlendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre formação de repertório de leitura usando parlendas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou e-mail para se comunicar com os alunos. Materil impresso, um para cada aluno, disponibilizado na escola para que a família retire ou enviado digitalmente para imprimirem.

- Opcional: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).

Introdução
Informe, por áudio no grupo da turma no Whatsapp, que a aula será sobre parlendas.
Siga o slide e as orientações da introdução do plano de aula e, na sequência, envie o link das parlendas para a turma (disponível aqui).

Para continuar e qualificar a situação didática, organize grupos menores. Faça menos intervenções e assegure mais participação dos alunos. Crie grupos no Whatsapp, preferencialmente com 4 ou 5 alunos em cada.
Pergunte às crianças de cada grupinho:
     - Alguém conhece alguma parlenda?
     - Qual parlenda você conhece?

Reenvie o link para os grupos e siga a 3ª, 4ª e 5ª orientação do slide de introdução do plano de aula.
Lembre-se de que aulas remotas devem ser bem mais curtas que aulas presenciais.

Desenvolvimento
Escolha 2, 3 ou 4 parlendas (no máximo) para organizar esta aula. Envie-as para os grupos e pergunte se eles as conhecem. Oriente as crianças a pegarem a folha impressa com as parlendas que você selecionou e disponibilizou às famílias (materiais do plano de aula). Se necessário, digite apenas els em uma única página.

Observe e siga a 3ª orientação (das que estão com marcador de bolinha) do 1º slide de desenvolvimento do plano de aula. Acolha a participação dos alunos e continue a aula, seguindo a orientação nº 2 do mesmo slide.

Veja como:
Envie um vídeo lendo a parlenda, mostrando o que e onde está lendo. Previamente, peça para outra pessoa filmar, no Whatsapp, você efetuando a leitura enquanto acompanha com o dedo onde está lendo (utilize um cartaz ou digite com letra Arial maiúscula na tela do computador, tamanho acima de 50 e em negrito), para que as crianças visualizem seus movimentos e acompanhem o que está sendo lido. Se for possível, utilize um recurso online, será mais fácil.

Na mesma orientação (nº 2), há várias questões pertinentes para reflexão dos alunos. Selecione apenas algumas, conforme os saberes daqueles que compõem cada grupo.
A orientação nº 3 é bem pertinente. Para tanto, é necessário disponibilizar os envelopes com o impresso para que as famílias retirem, ou enviá-los digitalmente para que imprimam. Realize esta etapa apenas com as parlendas selecionadas por você. Siga os demais slides de desenvolvimento do plano.

Fechamento
Envie um áudio no grupo de toda a turma parabenizando a participação e orientando a colarem nos cadernos o impresso com as parlendas.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a participar, acompanhando a criança e ensinando outras parlendas.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_07ATS01

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas