13435
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Trabalhando com parlendas

POR: Claudia Novais Lima 24/11/2018
Código: LPO1_07ATS01

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre formação de repertório de leitura usando parlendas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: Palavra Cantada - Pot Pourri Parlendas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs Acesso em 27 de julho de 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem demonstrar desconhecimento de algumas parlendas; dificuldade em acompanhar o ritmo das parlendas (fluência leitora); desconhecimento de algumas palavras e de seus significados.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para as crianças o que é uma parlenda. Se necessário Clique aqui para aprofundar um pouco mais no assunto a ser tratado (Texto: O que são parlendas? Caderno de orientações : parlendas - São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011).

Pergunte às crianças:

  • Alguém conhece alguma parlenda?
  • Qual parlenda você conhece?

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: A introdução desta atividade será feita por meio de um vídeo do grupo Palavra Cantada: “Parlendas Ilustradas”, com duração aproximada de 2 minutos e 20 segundos. Acesse ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs

  • Prepare as crianças para assistirem ao vídeo, motive pedindo que prestem atenção e descubram parlendas que elas já conhecem durante a apresentação.
  • Depois de assistirem ao vídeo, converse com as crianças sobre o mesmo. Pergunte:
  • Vocês gostaram do vídeo?
  • Qual dessas parlendas vocês já conheciam?
  • Alguém conhece uma parlenda diferente das que ouvimos? Recite-a para a sala.
  • Caso você não possa exibir o vídeo, recite para as crianças as parlendas que seriam apresentadas, em seguida converse com elas sobre as mesmas utilizando as perguntas acima.

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Convide as crianças a elegerem 4 parlendas das que foram apresentadas. Diga aos alunos:
  • Das parlendas apresentadas no vídeo, vamos escolher as quatro mais conhecidas por vocês.
  • Lembre às crianças os títulos das parlendas apresentadas no vídeo, um por vez, e peça para as crianças que conhecem esta parlenda levantarem a mão.
  • Liste no quadro o título das parlendas mais conhecidas pelas crianças.

2. Depois de selecionar as parlendas com as crianças, faça um trabalho de leitura de ajuste com os textos selecionados.

  • Você precisará de cartazes com as parlendas selecionadas pelas crianças. Clique aqui para acessar o texto das parlendas apresentadas no vídeo com as quais você montará os cartazes. Em seguida, proceda da seguinte forma:
  • Convide algumas crianças para junto com você fazer a leitura de ajuste das parlendas selecionadas.

Atenção professor(a): Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome ou de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que pronunciam e a escrita correspondente. Portanto, para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

  • Afixe a parlenda a ser lida no quadro, ou, num lugar visível por todas as crianças.
  • Ao cantar ou recitar a parlenda com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta ou recita a parlenda.
  • Proceda da mesma forma com as outras parlendas escolhidas.
  • A leitura de ajuste pode ser feita com duas crianças por parlenda a fim de favorecer a memorização das mesmas e o ajuste entre o que está escrito e o que “se lê”
  • Na parlenda: Um, dois, feijão com arroz

Três, quatro, feijão no prato

Cinco, seis, falar inglês

Sete, oito, comer biscoitos

Nove, dez, comer pasteis.

  • Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos e pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?
  • Conclua a leitura dos últimos três versos e pergunte:
  • Onde está a palavra biscoitos?
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Professor(a), a reflexão sobre a formação das palavras é de fundamental importância para a consolidação do conhecimento do espaçamento entre elas, por isso, aproveite a leitura de ajuste para chamar a atenção das crianças para o fato de que, entre uma palavra e outra existe um espaço que as separa. Após as intervenções acima pergunte:

  • Vamos contar os espaços que existem entre as palavras do primeiro verso? Quantos são?
  • E no segundo verso, quantos são os espaços entre as palavras?
  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? vamos contar?

3. Concluído o trabalho com todas as parlendas selecionadas, organize a turma em 4 grupos.

  • Cada grupo deve ter uma folha de cartolina (ou um pedaço de papel metro) e cola.
  • As crianças irão receber partes fatiadas das parlendas trabalhadas na atividade anterior. Clique aqui para acessar o modelo das parlendas fatiadas.

4. Entregue aleatoriamente para as crianças nos grupos as partes das parlendas que foram fatiadas e convide-as a encontrar os colegas que estão com as outras partes da parlenda na mão. Assim, serão organizados os grupos de trabalho.

5. Depois que as crianças encontrarem os colegas que estão com as outras partes da parlenda, peça às crianças para se organizem novamente em grupos e, utilizando o material que se encontra nas mesas, montem as parlendas fatiadas.

  • Deixe os cartazes das parlendas dispostos em local visível para que as crianças possam consultar sempre que for necessário.
  • Circule entre os grupos para auxiliar as crianças que apresentarem dificuldades.

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos e pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos (pasteis)?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?
  • Conclua a leitura dos últimos três versos e pergunte:
  • Onde está a palavra biscoitos?
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Faça a leitura de ajuste dos três primeiros versos e pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos (caldeirão)?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?
  • Conclua a leitura dos últimos quatros versos e pergunte:
  • Onde está a palavra assado?
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Feita a leitura de ajuste pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos (coração)?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

4. Onde está a palavra soldado?

  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Feita a leitura de ajuste pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos(vazia)?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

4. Onde está a palavra macaco?

  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Faça a leitura de ajuste dos quatros primeiros versos e pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos (Três)?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?
  • Conclua a leitura da parlenda e pergunte:
  • Onde está a palavra bonita?
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Feita a leitura de ajuste pergunte:
  • Qual a última palavra que falamos(vento)?
  • Mostre para mim onde está essa palavra.
  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

4. Onde está a palavra batendo?

  • Com que letra começa?
  • Com que letra termina?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: No fechamento da aula cada grupo irá recitar a parlenda recebida.

  • Convide cada grupo a recitar a parlenda que recebeu.
  • Solicite que as crianças venham à frente da sala apresentar o texto e recitá-lo para toda a turma.
  • Incentive os alunos a usarem os procedimentos de leitura de ajuste ao recitar a parlenda.
  • Cole as parlendas trabalhadas no caderno das crianças e peça que elas treinem em casa junto com suas famílias.
  • Clique aqui para acessar o material para impressão.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Ramos

Título da aula: Trabalhando com parlendas

Finalidade da aula: Recitar parlendas junto com o(a) professor(a) com ênfase e ritmo (fluência leitora), favorecendo a memorização que possibilita a realização de leitura de ajuste e a formação de um repertório de palavras.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Decodificação /Fluência de leitura / Formação do leitor / Segmentação de palavras

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03, EF01LP12

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo: Palavra Cantada - Pot Pourri Parlendas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs Acesso em 27 de julho de 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem demonstrar desconhecimento de algumas parlendas; dificuldade em acompanhar o ritmo das parlendas (fluência leitora); desconhecimento de algumas palavras e de seus significados.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Trabalhando com parlendas

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes