Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou e-mail para se comunicar com os alunos. Materil impresso, um para cada aluno, disponibilizado na escola para que a família retire ou enviado digitalmente para imprimirem.
- Opcional: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).
Introdução
Informe, por áudio no grupo da turma no Whatsapp, que a aula será sobre parlendas.
Siga o slide e as orientações da introdução do plano de aula e, na sequência, envie o link das parlendas para a turma (disponível aqui).
Para continuar e qualificar a situação didática, organize grupos menores. Faça menos intervenções e assegure mais participação dos alunos. Crie grupos no Whatsapp, preferencialmente com 4 ou 5 alunos em cada.
Pergunte às crianças de cada grupinho:
- Alguém conhece alguma parlenda?
- Qual parlenda você conhece?
Reenvie o link para os grupos e siga a 3ª, 4ª e 5ª orientação do slide de introdução do plano de aula.
Lembre-se de que aulas remotas devem ser bem mais curtas que aulas presenciais.
Desenvolvimento
Escolha 2, 3 ou 4 parlendas (no máximo) para organizar esta aula. Envie-as para os grupos e pergunte se eles as conhecem. Oriente as crianças a pegarem a folha impressa com as parlendas que você selecionou e disponibilizou às famílias (materiais do plano de aula). Se necessário, digite apenas els em uma única página.
Observe e siga a 3ª orientação (das que estão com marcador de bolinha) do 1º slide de desenvolvimento do plano de aula. Acolha a participação dos alunos e continue a aula, seguindo a orientação nº 2 do mesmo slide.
Veja como:
Envie um vídeo lendo a parlenda, mostrando o que e onde está lendo. Previamente, peça para outra pessoa filmar, no Whatsapp, você efetuando a leitura enquanto acompanha com o dedo onde está lendo (utilize um cartaz ou digite com letra Arial maiúscula na tela do computador, tamanho acima de 50 e em negrito), para que as crianças visualizem seus movimentos e acompanhem o que está sendo lido. Se for possível, utilize um recurso online, será mais fácil.
Na mesma orientação (nº 2), há várias questões pertinentes para reflexão dos alunos. Selecione apenas algumas, conforme os saberes daqueles que compõem cada grupo.
A orientação nº 3 é bem pertinente. Para tanto, é necessário disponibilizar os envelopes com o impresso para que as famílias retirem, ou enviá-los digitalmente para que imprimam. Realize esta etapa apenas com as parlendas selecionadas por você. Siga os demais slides de desenvolvimento do plano.
Fechamento
Envie um áudio no grupo de toda a turma parabenizando a participação e orientando a colarem nos cadernos o impresso com as parlendas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a participar, acompanhando a criança e ensinando outras parlendas.