13357
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Cantigas com os nomes das crianças

Use instrumentos variados para uma atividade musical onde o nome de cada bebê apareça nas canções.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

Apresente a proposta
Grave um vídeo da cantiga com nomes que os bebês demonstravam gostar mais. Vá mostrando as fotos de cada bebê à medida que canta seu nome, já sugerindo como brincar em casa. Se tiver fotos desses momentos na escola, envie junto para que seja mais significativo ainda. Fale, dirigindo-se aos bebês: “Vocês gostavam de brincar assim na escola.” E complemente, fazendo o convite a todos: “Que tal agora cantar e se divertir em casa, com a família também?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que sua rede esteja usando.

Adaptações necessárias
Convide os familiares a cantar a música substituindo os nomes dos bebês pelos das pessoas da família nesse momento que estão em casa. Se não tiver nenhuma música no repertório da sua turma, pode sugerir uma que faz parte do folclore e talvez remeta às memórias afetivas dos familiares na infância, como “A canoa virou” (disponível aqui). Oriente que usem fotos impressas, se tiverem, ou digitais, que podem ser acessadas pelo celular ou outro dispositivo. Assim, de forma gradual, os bebês associam a imagem à pessoa e também fazem a diferenciação de si mesmos. Peça que registrem esse momento.

Sugira às famílias
Convide os familiares a brincar e dançar juntos, embalados pela canção, chamando a atenção do bebê para a foto quando for o momento de “cantar” o nome de alguém na música. Oriente que criem expressões corporais diversas, livremente, para acompanhar a música, e apontem as pessoas presentes ou não durante a atividade. Explique que, quanto mais pessoas brincarem, mais rica ficará a proposta. Para ficar mais divertido, podem propor um “cadê/achou” colocando as mãos no rosto na hora do nome do bebê. Haverá gargalhadas na certa! Desta forma, memórias afetivas serão geradas, unindo ainda mais a família nessa fase em que estão em casa.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os registros desse momento com você. Receba, organize e socialize com todas via Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Envie pela plataforma que estejam utilizando em sua rede. Assim, outras famílias se sentirão estimuladas a fazer a atividade. Você pode ainda agregar esses registros aos outros que já possui, montando um mural para receber as crianças. Assim, o momento de interação familiar em casa terá conexão com as vivências escolares. Essa parceria será extremamente importante para apoiar o retorno ao convívio escolar. 

Sugestão Enviada Por: Vera Regina Corrêa de Mello e Keli Patricia Luca


Código: EDI1_19UND01

(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas