Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link do vídeo, como grupo de Whatsapp, e-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui);
- Gravação e compartilhamento de vídeo produzido pelos alunos;
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos o vídeo “Fases da Lua - Refletindo a luz do Sol” (disponível aqui) e questione-os (sugere-se pergunta disponível no Google Classroom):
- Quais padrões podem ser identificados nas fases da Lua?
Mão na massa
Solicite que os alunos coletem materiais que possuem em casa para produzirem um modelo do planeta Terra, da Lua e do Sol. Após montarem o modelo, eles devem gravar um vídeo curto (no máximo trinta segundos), explicando como ocorre a mudança das fases da Lua. Eles devem compartilhar o vídeo com todos os alunos e com você.
Sistematização
Após todos os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, conversem sobre o que observaram e produzam um texto coletivo, com sua mediação, que responda à questão disparadora da aula.
Convite às famílias
Os familiares podem contribuir com a produção do modelo do planeta Terra, da Lua e do Sol, coletando material e planejando o projeto. Além disso, podem colaborar com uma pesquisa para compreender as fases da Lua, bem como auxiliar na gravação do vídeo.
Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes
Código: CIE5_10T&U03
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes