13301
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Interpretação de Poema

POR: Roberta Ventura Calabre 14/11/2018
Código: ING6_11UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Interpretação de Poema

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para esta aula: O professor deve acessar o site Worship Through the Storm e fazer uma cópia para si e para os alunos do poema “African Child”, de Eku Mcgred.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.

Expectativa: Que os alunos compreendam a origem do texto da aula e a dimensão que a língua inglesa possui em outras partes do mundo.

Captura de tela do Google Maps

Orientações: (5 minutos para este slide e 5 minutos para o próximo)

Mostre o slide aos alunos e pergunte: Do you know what continent this is? (Africa). No entanto, muitos poderão responder Brazil devido à semelhança territorial. Caso isto aconteça, dê dicas como:

  • The continent is considered “the cradle” of humankind, where the first species of humans evolved 5 to 10 million years ago;
  • The continent was also colonized by europeans, like us;
  • Its natives were brought to Brazil as slaves;
  • Some of its countries speak Portuguese like us;
  • Its biggest mountain is Mount Kilimanjaro;
  • Their desert is the largest in the world (Sahara);
  • The animated movie “Madagascar” is set in one of its islands.

Caso os alunos adivinhem o continente rapidamente, você pode utilizar estas dicas acima como perguntas, como: What is the name of its biggest mountain? Which animated Disney movie is set in one of their islands? What is the name of their desert, which is considered to be the largest in the world?

Assim que os alunos adivinharem o continente, passe para o próximo slide.

Propósito: Mostrar o alcance da língua inglesa e suas expressões literárias

Expectativa: Que os alunos compreendam a origem do texto e a dimensão que a língua inglesa tem em outras partes do mundo

Primeiro mapa retirado do site Exploring Africa.

Segundo mapa retirado do site Geography Education.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 5 minutos.

Mostre aos alunos o primeiro mapa linguístico da África. Explique que, como o Brasil, o continente africano foi colonizado por europeus, que introduziram sua própria língua aos locais: o Inglês, o Francês, o Português e o Holandês. Diga aos alunos que, hoje, são mais de 3.000 línguas e dialetos falados no continente africano, mas as línguas coloniais permanecem como língua franca.

Explique aos alunos: Lingua Franca is a language that is adopted as a common language between speakers whose native languages are different. Mostre o segundo mapa e pergunte: What are the main languages spoken in Africa today? Os alunos responderão: English, French, Portuguese, Arabic, Spanish. Explique aos alunos que estas línguas são a ponte de muitos países como os Africanos com o resto do mundo. É através delas, especialmente do Inglês, que a cultura e a realidade africanas são propagadas ao redor do mundo.

Vale ressaltar, professor, que, segundo a BNCC:

O tratamento do inglês como língua franca o desvincula da noção de pertencimento a um determinado território e, consequentemente, a culturas típicas de comunidades específicas, legitimando os usos da língua inglesa em seus contextos locais. Esse entendimento favorece uma educação linguística voltada para a interculturalidade, isto é, para o reconhecimento das (e o respeito às) diferenças, e para a compreensão de como elas são produzidas nas diversas práticas sociais de linguagem, o que favorece a reflexão crítica sobre diferentes modos de ver e de analisar o mundo, o(s) outro(s) e a si mesmo."

Diga à turma que o Inglês, neste sentido, é língua franca pois é a ferramenta utilizada por estes países (inclusive o Brasil) para se comunicar com o resto do mundo, e é por isso que eles (os alunos) também estão aprendendo Inglês.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que a aula de hoje será dedicada a trabalhar com um poema escrito em inglês por um africano. Today, you will read and discuss an African poem called: African Child.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Apresentar o poema e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o poema, o contexto em que foi escrito e consigam fazer uma leitura geral do texto

Imagem retirada do site Pexels.

Orientações: (15 minutos para este slide e 10 minutos para o próximo). Antes de ler o poema, indague aos alunos: What comes to mind when you think about Africa? Os alunos deverão responder o que vêm à mente sobre a África e seu povo. As respostas poderão ser bem diversas, dependendo do nível de conhecimento dos alunos. Temas como poverty, pirates, safari, tribes, wild animals, desert, black people, starvation, slavery, apartheid, Nelson Mandela são algumas respostas que podem surgir. Anote-as no quadro.

Entre no site Worship Through the Storm e acesse o poema African Child. Distribua o texto aos alunos e pergunte: What kind of text is this? Is this a letter? (No). Is this an ad? (No). Is this a poem? (Yes). Pergunte: Who is the author of the poem? Os alunos responderão: Eku McGred. Pergunte: Where do you think Eku McGred comes from? Os alunos responderão: Africa (ou algum país do continente africano). Explique, então, que Eku é um talentoso autor nascido e criado em Sierra Leone. Além de escrever, ele também é cantor e trabalha como missionário em uma igreja cristã no Reino Unido.

Volte ao texto e pergunte: What is the title of this poem? Os alunos responderão: African child. Pergunte: What do you think this poem is going to talk about? Os alunos responderão: About being a child in Africa. Pergunte: Do you think African children are like you? As respostas poderão variar. Deixe que as crianças debatam por alguns minutos sobre como deve ser a infância na África.

Assim que a discussão terminar, diga aos alunos que vocês farão a primeira leitura juntos. Leia o poema em voz alta para a turma, e peça que acompanhem a leitura em seus handouts. Atente para o ritmo do texto, para as pausas do poema. Se possível, treine de antemão, para que a leitura flua. Imposte a voz nas partes mais fortes do poema, como nas palavras strong e bold, por exemplo, para que os alunos entendam a importância das passagens. Em seguida, explore o gênero textual fazendo as seguintes perguntas:

  • A poem is made of lines (verses). How many lines does this poem have? (39)
  • A group of lines makes a stanza. How many stanzas does this poem have? (5)
  • Do all poems need to rhyme? (No). Does the poem African Child have rhymes? (Yes: Chocolate/articulate; pity/charity/opportunity; gifted/talented)

Em seguida, faça uma leitura compartilhada. Leia o poema verso por verso junto com os alunos e se certifique de que a turma entende o que está sendo dito, como:

  • What color is their skin?
  • What does it mean to be strong?
  • Do they want our pity?
  • What is the poet asking for?
  • Does the poet feel different from other kids?
  • What does he want to be taught?
  • Who does he compare the African child to?
  • Why does he want a library and books and a scrap yard?
  • How is this new generation of African kids like?

Nesta leitura, diga que podem utilizar um lápis para marcar as passagens que acharem mais interessantes, ou escrever os significados das palavras mais difíceis. Caso seja necessário, apresente o vocabulário com as palavras mais difíceis, que pode ser encontrado aqui. Encoraje os alunos a fazerem anotações, circularem as palavras mais fortes, marcarem ideias correlatas etc.

Feito isto, peça que os alunos façam uma terceira leitura, individualmente. Diga para lerem devagar, revisando as anotações que fizeram. A ideia é que eles fiquem a sós com o poema, e aprofundem a leitura. Ao finalizarem, pergunte:

  • Do you think Eku McGred, the poet, speaks for all African children in this poem? Aproveite o momento para esclarecer aos alunos que este é apenas um dos muitos pontos de vista existentes sobre a África e que, assim como existem muitos “Brasis” dentro do Brasil, “There are many Africas in Africa”.

Propósito: Analisar o poema, estrofe por estrofe.

Expectativa: Que os alunos façam uma leitura mais aprofundada de cada estrofe e respondam às perguntas feitas.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo total de 10 minutos. Divida a turma em 5 grupos. Cada grupo será responsável por analisar uma estrofe do poema. Peça aos alunos que leiam a pergunta respectiva de seu grupo no slide e tentem respondê-la utilizando sua estrofe. Como a primeira estrofe é maior, você pode alocar mais alunos neste grupo. Ao final, peça que os alunos compartilhem suas respostas com o grupo e pergunte: Who is this African Child? Os alunos deverão responder: Eku McGred, the poet. Pergunte: What is the main message of the poem? Os alunos poderão dar respostas variadas mas, em suma, a ideia central é a do orgulho em ser africano (African pride, black pride). Para facilitar, você pode perguntar: Do you think he’s proud to be African? Os alunos responderão: Yes.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Identificar e interpretar os diferentes significados do poema.

Expectativa: Que os alunos entendam, analisem e interpretem as estrofes do poema.

Orientações:

Neste slide, há 5 afirmações que requerem tanto interpretação de texto quanto opiniões pessoais dos alunos. A ideia aqui é abrir a discussão para toda a turma. Se desejar, pode imprimir uma cópia da tabela neste link. Os alunos deverão marcar um X em I agree, caso concordem com as afirmativas, e I disagree caso discordem. As 4 primeiras afirmações podem ser facilmente encontradas no texto. A última pergunta ( African kids are different from Brazilian kids) não há resposta correta, pois se trata de opinião pessoal.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: African Child Poem
  2. OUTPUT: Table with statements from the text for students to agree or disagree

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua)                                  



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes