13244
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O futuro das celebridades

POR: Rafaela Xavier de Araújo 11/11/2018
Código: ING8_01UND08

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre O futuro das celebridades

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos Do you consider yourself a fan of any celebrity? e espere por respostas afirmativas. Pergunte Who are your favorite celebrities? e deixe-os responder livremente, a intenção é apenas empolgá-los com o tema. Pergunte: Do you belong to a fandom? Which one? e espere por respostas positivas. Em caso de respostas negativas ou dúvidas, explique que fandoms são grupos on-line de fãs que se unem para divulgar e apoiar seus artistas e obras favoritas. Pergunte Would you be part of a fandom? Which one? e deixe-os se justificar. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que, em duplas ou trios, eles discutam sobre os tópicos e compartilhem opiniões sobre suas celebridades favoritas.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um programa sobre cultura pop, no caso, notícias sobre celebridades. Não é necessária a compreensão total do conteúdo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com a estrutura do programa (linguagem, tempo, informação).

Orientações: Pergunte aos alunos:

- Do you usually search for news about your favorite celebrities? e espere por respostas positivas.

- Where do you find this kind of information? e espere por Magazines, newspaper, tv programs, blog, websites.

- Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar à turma. Pergunte Who is the celebrity in this picture? e espere por She’s Adele. Caso os alunos não reconheçam, explique que Adele é uma cantora e compositora inglesa muito premiada no mundo da música.

- Where is this picture probably from? e espere por It’s from a TV program.

- What kind of TV program is it? e espere por An entertainment program.

Acrescente aos alunos que o programa é um tipo de News Feed, uma transmissão rápida de notícias, e que a foto foi retirada de um episódio do programa sobre cultura pop News Feed (de mesmo nome) pelo canal online Clevver News, de Los Angeles, EUA. Pergunte:

- What is news about Adele? e tenha como resposta She says she doesn’t know if she’ll ever tour again.

- Why is she in doubt about touring again? e deixe-os opinar. Espere por respostas como She must be tired/sick/pregnant. Convide-os a assistir ao vídeo com a finalidade de descobrir por que Adele não sabe se voltará a fazer turnês (Let’s find out why Adele doesn’t know if she’ll ever tour again), quando ela tomou essa decisão (When did she decide it?) e como os fãs reagiram (How did the fans react?). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Naa1d2XOADs. Disponível no YouTube, o vídeo mostra um episódio do programa News Feed, uma das mídias sobre cultura pop do Clevver News com a apresentação de Reneé Ariel.

Após a exibição do vídeo, pergunte:

- Why is Adele unsure about touring again? e espere por Because she doesn’t feel comfortable/She’s a homebody.

- How did her fans find out about her decision? e espere por She wrote/penned a letter.

- How did they react? e espere por Some thought she was being modest, others were surprised/sad because they won’t see her on stage soon.

- What will she do during this break from touring, in your opinion? e espere por respostas como She will rest/stay with her family.

- Do you think she will tour again in the future? e deixe-os opinar livremente.

- Is giving up on touring common to happen to celebrities? e espere por respostas como No, it’s uncommon/different/unusual. Peça para os alunos imaginarem as- celebridades que eles mencionaram na discussão do slide anterior e dê a seguinte situação: Imagine your favorite celebrity is the topic of the News Feed because he/she will be out of the media for a year. What will they do for life during this time? How will the fans react? e deixe-os refletir. Peça para que anotem seus pensamentos.

Material complementar: Você pode encontrar a transcrição não oficial do vídeo no arquivo Transcript - ING8_01UN08.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer os alunos criarem e apresentarem previsões no estilo rumor sobre suas celebridades favoritas.

Expectativa: Que os alunos usem as diferentes estruturas para fazer previsões o máximo que puderem.

Orientações: Peça para que a turma se divida em quartetos. Explique que eles deverão apresentar brevemente suas celebridades favoritas aos colegas (name, kind of art - singer, actor/actress, writer). Após as apresentações individuais de cada membro, os colegas do grupo deverão fazer previsões sobre o que as celebridades provavelmente farão em um ano longe dos holofotes e como os fãs reagirão (What celebrities are going to do a year out of the media and how the fans will probably react), porém com a condição de não mencionar os nomes das celebridades e no estilo rumor (It is said/believed that - celebrity’s name - is going to… during a gap year). Diga que eles deverão descobrir e parear para qual celebridade (das mencionadas) os colegas fizeram as previsões (You have to find out who is the celebrity and match the predictions). Incentive-os a usarem o bom-humor e a criatividade para que a atividade seja mais descontraída e prazerosa. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações com os modelos de linguagem que eles deverão seguir, com destaque para a estrutura no estilo rumor (People say/it’s said). Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da prática, peça para os grupos selecionarem a previsão mais possível de acontecer e diga que eles deverão apresentar para a turma as celebridades (name and kind of art) e as previsões que eles acordaram como se fossem manchetes (headline) de um News Feed, no estilo rumor, por exemplo It is believed that (celebrity’s name) will (add information) during a year. Você pode deixar os outros grupos comentarem, ao final, se concordam ou não com as previsões, principalmente se tiverem celebridades em comum.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar diferentes estruturas para fazer previsões.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas da cultura pop em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o programa de entretenimento como plano de fundo para a prática oral. Exemplos desses textos são um artigo da revista Nova Escola entitulado “Como trabalhar com a Beyoncé e a cultura pop ajudou na inclusão de uma aluna com deficiência” (https://novaescola.org.br/conteudo/7031/como-trabalhar-com-beyonce-e-cultura-pop-ajudou-na-inclusao-de-uma-aluna-com-deficiencia) e o trabalho de conclusão de curso de Rosimere de Moura Oliveira com o título de “A cultura popular e sua influência na educação escolar” - Universidade Estadual da Paraíba -

(http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1279/1/PDF%20-%20Rosimere%20de%20Moura%20Oliveira.pdf).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos Do you consider yourself a fan of any celebrity? e espere por respostas afirmativas. Pergunte Who are your favorite celebrities? e deixe-os responder livremente, a intenção é apenas empolgá-los com o tema. Pergunte: Do you belong to a fandom? Which one? e espere por respostas positivas. Em caso de respostas negativas ou dúvidas, explique que fandoms são grupos on-line de fãs que se unem para divulgar e apoiar seus artistas e obras favoritas. Pergunte Would you be part of a fandom? Which one? e deixe-os se justificar. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que, em duplas ou trios, eles discutam sobre os tópicos e compartilhem opiniões sobre suas celebridades favoritas.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um programa sobre cultura pop, no caso, notícias sobre celebridades. Não é necessária a compreensão total do conteúdo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com a estrutura do programa (linguagem, tempo, informação).

Orientações: Pergunte aos alunos:

- Do you usually search for news about your favorite celebrities? e espere por respostas positivas.

- Where do you find this kind of information? e espere por Magazines, newspaper, tv programs, blog, websites.

- Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar à turma. Pergunte Who is the celebrity in this picture? e espere por She’s Adele. Caso os alunos não reconheçam, explique que Adele é uma cantora e compositora inglesa muito premiada no mundo da música.

- Where is this picture probably from? e espere por It’s from a TV program.

- What kind of TV program is it? e espere por An entertainment program.

Acrescente aos alunos que o programa é um tipo de News Feed, uma transmissão rápida de notícias, e que a foto foi retirada de um episódio do programa sobre cultura pop News Feed (de mesmo nome) pelo canal online Clevver News, de Los Angeles, EUA. Pergunte:

- What is news about Adele? e tenha como resposta She says she doesn’t know if she’ll ever tour again.

- Why is she in doubt about touring again? e deixe-os opinar. Espere por respostas como She must be tired/sick/pregnant. Convide-os a assistir ao vídeo com a finalidade de descobrir por que Adele não sabe se voltará a fazer turnês (Let’s find out why Adele doesn’t know if she’ll ever tour again), quando ela tomou essa decisão (When did she decide it?) e como os fãs reagiram (How did the fans react?). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Naa1d2XOADs. Disponível no YouTube, o vídeo mostra um episódio do programa News Feed, uma das mídias sobre cultura pop do Clevver News com a apresentação de Reneé Ariel.

Após a exibição do vídeo, pergunte:

- Why is Adele unsure about touring again? e espere por Because she doesn’t feel comfortable/She’s a homebody.

- How did her fans find out about her decision? e espere por She wrote/penned a letter.

- How did they react? e espere por Some thought she was being modest, others were surprised/sad because they won’t see her on stage soon.

- What will she do during this break from touring, in your opinion? e espere por respostas como She will rest/stay with her family.

- Do you think she will tour again in the future? e deixe-os opinar livremente.

- Is giving up on touring common to happen to celebrities? e espere por respostas como No, it’s uncommon/different/unusual. Peça para os alunos imaginarem as- celebridades que eles mencionaram na discussão do slide anterior e dê a seguinte situação: Imagine your favorite celebrity is the topic of the News Feed because he/she will be out of the media for a year. What will they do for life during this time? How will the fans react? e deixe-os refletir. Peça para que anotem seus pensamentos.

Material complementar: Você pode encontrar a transcrição não oficial do vídeo no arquivo Transcript - ING8_01UN08.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer os alunos criarem e apresentarem previsões no estilo rumor sobre suas celebridades favoritas.

Expectativa: Que os alunos usem as diferentes estruturas para fazer previsões o máximo que puderem.

Orientações: Peça para que a turma se divida em quartetos. Explique que eles deverão apresentar brevemente suas celebridades favoritas aos colegas (name, kind of art - singer, actor/actress, writer). Após as apresentações individuais de cada membro, os colegas do grupo deverão fazer previsões sobre o que as celebridades provavelmente farão em um ano longe dos holofotes e como os fãs reagirão (What celebrities are going to do a year out of the media and how the fans will probably react), porém com a condição de não mencionar os nomes das celebridades e no estilo rumor (It is said/believed that - celebrity’s name - is going to… during a gap year). Diga que eles deverão descobrir e parear para qual celebridade (das mencionadas) os colegas fizeram as previsões (You have to find out who is the celebrity and match the predictions). Incentive-os a usarem o bom-humor e a criatividade para que a atividade seja mais descontraída e prazerosa. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações com os modelos de linguagem que eles deverão seguir, com destaque para a estrutura no estilo rumor (People say/it’s said). Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da prática, peça para os grupos selecionarem a previsão mais possível de acontecer e diga que eles deverão apresentar para a turma as celebridades (name and kind of art) e as previsões que eles acordaram como se fossem manchetes (headline) de um News Feed, no estilo rumor, por exemplo It is believed that (celebrity’s name) will (add information) during a year. Você pode deixar os outros grupos comentarem, ao final, se concordam ou não com as previsões, principalmente se tiverem celebridades em comum.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar diferentes estruturas para fazer previsões.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas da cultura pop em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o programa de entretenimento como plano de fundo para a prática oral. Exemplos desses textos são um artigo da revista Nova Escola entitulado “Como trabalhar com a Beyoncé e a cultura pop ajudou na inclusão de uma aluna com deficiência” (https://novaescola.org.br/conteudo/7031/como-trabalhar-com-beyonce-e-cultura-pop-ajudou-na-inclusao-de-uma-aluna-com-deficiencia) e o trabalho de conclusão de curso de Rosimere de Moura Oliveira com o título de “A cultura popular e sua influência na educação escolar” - Universidade Estadual da Paraíba -

(http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1279/1/PDF%20-%20Rosimere%20de%20Moura%20Oliveira.pdf).

Contents

  1. INPUT: The video “Adele Says She Doesn't Know If She'll "Ever Tour Again" https://www.youtube.com/watch?v=Naa1d2XOADs
  2. OUTPUT: to make predictions about celebrities in headline (rumor) style.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes