13242
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Atitudes e disposições favoráveis do leitor

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 11/11/2018
Código: ING7_07UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Atitudes e disposições favoráveis do leitor

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Seus alunos conhecerão a versão em inglês de uma famosa música brasileira, realizarão análise da letra e darão sua opinião sobre esta versão.

Preparação para a aula: Na aula anterior, solicite dos alunos uma pesquisa sobre a Bossa Nova (o que é, como surgiu, contexto histórico do Brasil, principais representantes, fatos importantes no ano de 1962). No site do YouTube você encontra versões em inglês e português de documentários interessantes sobre o tema. Você pode direcionar os alunos a assistir um desses e pedir que encontrem as informações solicitadas. Além disso, pode ser bastante interessante e enriquecedor propor um trabalho interdisciplinar com seus colegas de Português e História, ficando este com o contexto histórico do Brasil no período em que a Bossa Nova surgiu e aquele com a análise da letra original da música que será trabalhada neste plano. Para o output, faça um painel simulando uma página do canal Youtube, contendo o título What’s your opinion on the English version of…?, e escreva a letra da versão em inglês da música trabalhada, deixando espaço suficiente para que todos os alunos possam colocar seus comentários.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Cumprimente a classe em inglês: Hello, students! How are you today?
  • Verifique se os alunos realizaram a atividade de pesquisa solicitada por você em aula anterior (veja a descrição da atividade de casa no 1º slide): Last class I asked you to do a survey about Bossa Nova. Now it’s time to share what you have discovered about it. Espera-se que os alunos digam que a Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira (Bossa Nova was a Brazilian popular music movement / Bossa Nova is a Brazilian music style), que surgiu nos anos 1950 (It came up on 1950’s), período em que o Brasil vivia um grande crescimento econômico com o governo de Juscelino Kubitschek (the period of great economy in Brazil because of the Kubitschek government), com o objetivo de inovar a música brasileira (It aimed to renew Brazilian music / It aimed to be a music innovation). Seus principais representantes são os músicos João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Its main singers are João Gilberto, Tom Jobim and Vinícius de Moraes) e que em 1962 aconteceram dois fatos importantes para a Bossa Nova: a música Garota de Ipanema foi composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim e a Bossa Nova foi apresentada por seus músicos no Carnegie Hall nos EUA (Two important facts in 1962: Vinícius de Moraes and Tom Jobim wrote ‘The girl from Ipanema’ and some singers presented Bossa Nova to USA at Carnegie Hall.) Essas são as informações principais que espera-se que os alunos sejam capazes de compartilhar entre si, porém é possível que eles tragam outros dados importantes sobre a Bossa Nova.
  • Continue, dizendo: What a great job you did! Bossa Nova is the most known and respected Brazilian musical movement around the world! And Garota de Ipanema, or The girl from Ipanema in English, is the most famous Bossa Nova song. Do you know the Portuguese version of this song? (Respostas esperadas: Yes ou No) Diga: Today you’re going to get to know its English version so you can give your opinion about it.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Documentário sobre os 60 anos da Bossa Nova, completados em 2018, disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/especiais-tv-brasil/2018/07/tv-brasil-celebra-os-60-anos-da-bossa-nova, acesso em 07/07/2018.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva o objetivo no quadro e diga aos alunos: This is your goal today: to give your opinion on the English version of a Brazilian song!
  • Diga: In order to reach this objective, you’re going to listen and read the lyrics of the English version of this important Brazilian song.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Conhecer a versão em inglês da música Garota de Ipanema.

Expectativa: Que os alunos compreendam a versão em inglês.

Orientações:

  • Diga: “Garota de Ipanema” is a famous Brazilian song written by Tom Jobim and Vinícius de Moraes. É possível que tenham visto imagens desses compositores durante a realização da pesquisa, mas, se quiser, leve imagens dos artistas e mostre aos alunos para que eles possam fixar quem são esses cantores. Continue: They are two important composers to Brazilian popular music. Vinícius de Moraes also wrote many known poems. Unfortunately, they aren’t alive anymore.
  • Pergunte: What do you think the song “The girl from Ipanema” is about? (Resposta esperada: A girl that lives in Ipanema); do you know what and where Ipanema is? (respostas possíveis: A beach in Rio de Janeiro/ a district of Rio de Janeiro) And, what or who do you think was the inspiration to write this beautiful song? (respostas possíveis: a girl / the writer’s girlfriend / the writer’s crush). Continue: Great predictions! Garota de Ipanema was written in 1962, when the writer Vínicius saw a beautiful young girl walking down the sand of Ipanema Beach in Rio de Janeiro. He admired her beauty and wrote this song to honor her. It’s one of the most famous Brazilian songs in the world, with almost 170 versions in different languages! The English version was written by Norman Gimbel and it has been recorded by famous international singers as Frank Sinatra and Amy Winehouse.
  • Apresente o áudio da música (se na sua escola tiver acesso a internet e projetor, você pode exibir este vídeo), instruindo os alunos: You’re going to listen/watch an English version of The girl from Ipanema. Write in your notebook the words you understand. Depois de tocar o áudio/exibir o vídeo, pergunte aos alunos: Which words did you identify when listening the song? (respostas possíveis: tall, young, girl from Ipanema, she, passes, he, sad, love). Entregue para os alunos uma cópia com a versão em inglês da música “Garota de Ipanema” (pesquise em um site de busca de sua preferência a versão popularizada por Astrud Gilberto) e diga: Now you have the lyrics of The girl from Ipanema, let’s listen to this song again and check if the words you listed are in the song. Após a segunda exibição da música, pergunte: Did you understand something in the lyrics? Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar algumas palavras ou expressões da música. A depender do nível da turma, os alunos podem compreendê-la por completo. Ainda que os alunos entendam pouca coisa, diga: That’s amazing! So let’s read and interpret the lyrics of The girl from Ipanema. Leia a primeira estrofe com os alunos e pergunte: What does the girl from Ipanema look like? (She looks like tall, tan, young and lovely) é possível que os alunos desconheçam o significado de tan. Você pode explicar através de uma imagem que mostre uma pessoa bronzeada ou dizendo: Tan is a kind of skin color a person can get after exposure to the sun. Continue: What is she doing? (She goes walking) And How do people react when she passes by? (They say: ah!) What do you think is the meaning of “ah”! (Espera-se que a resposta dos alunos seja: It’s admiration). Diga: Great! A tall tan young and lovely girl is walking in Ipanema and when she passes by the people admire her.
  • Leia a segunda estrofe e pergunte: which music style is her walking compared with? (Estudantes devem responder: Samba); Why is her walking like a samba? (Estudantes podem dizer: She swings when walks / she sways so gently). Caso os alunos não compreendam o sentido dos verbos swing e sway, faça gestos balançando as mãos para explicar. Se a sua turma for mais animada, você pode solicitar que simulem o andar da garota, assim: How's the walking of The girl from Ipanema? Who can perform it to the class?
  • Agora leia a terceira estrofe e pergunte: There is a boy watching her. How is he feeling? (He is sad) Why is he sad? (Alunos podem responder, ainda que de forma incompleta, algo como: Because he loves her and he doesn’t know how to say it) What does “she looks straight ahead” means? (She doesn’t see him)
  • Por fim, leia a quarta estrofe e finalize: What does the boy do when she passes by? (Eles provavelmente responderão: He smiles, but she doesn’t see him). Diga: Now I think you comprehend The girl from Ipanema lyrics! Pergunte: Who can try to explain the song’s story? (Espera-se que algum aluno seja capaz de dizer algo como: It’s about a beautiful girl. She is walking in Ipanema. A boy is seeing her. He is sad because he loves her but she doesn’t know him). Eles podem dizer isso utilizando frases soltas. Conecte todas as informações trazidas pelos alunos ajudando-os com o vocabulário sempre que for necessário. Se quiser, termine este momento ouvindo e cantando a música com a turma.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Saiba mais sobre a história da música Garota de Ipanema em: http://performingsongwriter.com/girl-from-ipanema/. Acesso em 04/07/2018 e também em: https://vejario.abril.com.br/cidades/dez-curiosidades-garota-de-ipanema/ acesso em 04/07/2018

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Possibilitar aos alunos um momento de expressão de opinião.

Expectativa: Que os alunos expressem o que acharam da letra da música e produzam um painel com seus comentários.

Orientações:

  • Apresente este slide para os alunos (você pode projetá-lo ou imprimir uma cópia em um tamanho que toda a turma consiga ver). Pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam algo como: It’s the part of comments that appears below a video on Youtube / The comments of a video on Youtube) Confirme, dizendo: That’s right! Here you can see two different comments given by Youtube users about the version they’ve just seen. Let’s read what they think! Leia os dois comentários ou indique/peça que algum aluno leia. Diga: You see? They’re giving their opinion based on the feeling that version transmitted to them, and also comparing it with the version they already knew. Pergunte: Which expressions did they use to say their opinions? (Alunos devem dizer sobre o uso do like na afirmativa ou negativa, o uso da expressão “I prefer” e também do uso do adjetivo bad). Pergunte: How about you? Did you like to know the English version of The girl from Ipanema? (Respostas possíveis: Yes, I liked it! / No, I didn’t like it). Mostre o painel com a letra da versão em inglês e diga aos alunos: This is a panel that represents an internet page like that. Let’s pretend you’re the youtube user that have just known this version. Write in a piece of paper your name and a short comment giving your opinion on the English lyrics of The Girl from Ipanema. Deixe claro para os alunos que o comentário que vão escrever deve ser especificamente sobre a letra da música e não sobre a performance da cantora. Enquanto os alunos escrevem, ande pela sala auxiliando os alunos que tenham maiores dificuldades com vocabulário.
  • Quando os alunos terminarem, peça que colem seus comentários no painel simulando uma página como a que aparece no slide. Solicite que dois ou três voluntários leiam seus comentários para os colegas. Exponha o painel na sala ou no pátio da escola e incentive que os alunos leiam os comentários dos colegas.
  • Você também pode direcionar os alunos para escrever seus comentários na página do Youtube, se tiver os recursos necessários e assim desejar.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Orientações:

  • Utilizando o painel produzido, pergunte aos alunos: So, students, here it is the panel about “The girl from Ipanema”. Let’s check what you’ve learned today! Espera-se que os alunos citem os tópicos apresentados no slide. Eles podem ter alguma dificuldade na expressão oral, mas não se preocupe! Ajude-os com vocabulário e organização de sentenças sempre que eles necessitarem! Se preferir, você pode exibir o slide e explorar a aprendizagem dos alunos para cada tópico com perguntas como: What have you learned about Bossa Nova?
  • Termine a aula parabenizando os alunos pelas conquistas do dia: Congratulations, guys! You worked and learned a lot today!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Seus alunos conhecerão a versão em inglês de uma famosa música brasileira, realizarão análise da letra e darão sua opinião sobre esta versão.

Preparação para a aula: Na aula anterior, solicite dos alunos uma pesquisa sobre a Bossa Nova (o que é, como surgiu, contexto histórico do Brasil, principais representantes, fatos importantes no ano de 1962). No site do YouTube você encontra versões em inglês e português de documentários interessantes sobre o tema. Você pode direcionar os alunos a assistir um desses e pedir que encontrem as informações solicitadas. Além disso, pode ser bastante interessante e enriquecedor propor um trabalho interdisciplinar com seus colegas de Português e História, ficando este com o contexto histórico do Brasil no período em que a Bossa Nova surgiu e aquele com a análise da letra original da música que será trabalhada neste plano. Para o output, faça um painel simulando uma página do canal Youtube, contendo o título What’s your opinion on the English version of…?, e escreva a letra da versão em inglês da música trabalhada, deixando espaço suficiente para que todos os alunos possam colocar seus comentários.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Cumprimente a classe em inglês: Hello, students! How are you today?
  • Verifique se os alunos realizaram a atividade de pesquisa solicitada por você em aula anterior (veja a descrição da atividade de casa no 1º slide): Last class I asked you to do a survey about Bossa Nova. Now it’s time to share what you have discovered about it. Espera-se que os alunos digam que a Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira (Bossa Nova was a Brazilian popular music movement / Bossa Nova is a Brazilian music style), que surgiu nos anos 1950 (It came up on 1950’s), período em que o Brasil vivia um grande crescimento econômico com o governo de Juscelino Kubitschek (the period of great economy in Brazil because of the Kubitschek government), com o objetivo de inovar a música brasileira (It aimed to renew Brazilian music / It aimed to be a music innovation). Seus principais representantes são os músicos João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Its main singers are João Gilberto, Tom Jobim and Vinícius de Moraes) e que em 1962 aconteceram dois fatos importantes para a Bossa Nova: a música Garota de Ipanema foi composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim e a Bossa Nova foi apresentada por seus músicos no Carnegie Hall nos EUA (Two important facts in 1962: Vinícius de Moraes and Tom Jobim wrote ‘The girl from Ipanema’ and some singers presented Bossa Nova to USA at Carnegie Hall.) Essas são as informações principais que espera-se que os alunos sejam capazes de compartilhar entre si, porém é possível que eles tragam outros dados importantes sobre a Bossa Nova.
  • Continue, dizendo: What a great job you did! Bossa Nova is the most known and respected Brazilian musical movement around the world! And Garota de Ipanema, or The girl from Ipanema in English, is the most famous Bossa Nova song. Do you know the Portuguese version of this song? (Respostas esperadas: Yes ou No) Diga: Today you’re going to get to know its English version so you can give your opinion about it.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Documentário sobre os 60 anos da Bossa Nova, completados em 2018, disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/especiais-tv-brasil/2018/07/tv-brasil-celebra-os-60-anos-da-bossa-nova, acesso em 07/07/2018.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva o objetivo no quadro e diga aos alunos: This is your goal today: to give your opinion on the English version of a Brazilian song!
  • Diga: In order to reach this objective, you’re going to listen and read the lyrics of the English version of this important Brazilian song.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Conhecer a versão em inglês da música Garota de Ipanema.

Expectativa: Que os alunos compreendam a versão em inglês.

Orientações:

  • Diga: “Garota de Ipanema” is a famous Brazilian song written by Tom Jobim and Vinícius de Moraes. É possível que tenham visto imagens desses compositores durante a realização da pesquisa, mas, se quiser, leve imagens dos artistas e mostre aos alunos para que eles possam fixar quem são esses cantores. Continue: They are two important composers to Brazilian popular music. Vinícius de Moraes also wrote many known poems. Unfortunately, they aren’t alive anymore.
  • Pergunte: What do you think the song “The girl from Ipanema” is about? (Resposta esperada: A girl that lives in Ipanema); do you know what and where Ipanema is? (respostas possíveis: A beach in Rio de Janeiro/ a district of Rio de Janeiro) And, what or who do you think was the inspiration to write this beautiful song? (respostas possíveis: a girl / the writer’s girlfriend / the writer’s crush). Continue: Great predictions! Garota de Ipanema was written in 1962, when the writer Vínicius saw a beautiful young girl walking down the sand of Ipanema Beach in Rio de Janeiro. He admired her beauty and wrote this song to honor her. It’s one of the most famous Brazilian songs in the world, with almost 170 versions in different languages! The English version was written by Norman Gimbel and it has been recorded by famous international singers as Frank Sinatra and Amy Winehouse.
  • Apresente o áudio da música (se na sua escola tiver acesso a internet e projetor, você pode exibir este vídeo), instruindo os alunos: You’re going to listen/watch an English version of The girl from Ipanema. Write in your notebook the words you understand. Depois de tocar o áudio/exibir o vídeo, pergunte aos alunos: Which words did you identify when listening the song? (respostas possíveis: tall, young, girl from Ipanema, she, passes, he, sad, love). Entregue para os alunos uma cópia com a versão em inglês da música “Garota de Ipanema” (pesquise em um site de busca de sua preferência a versão popularizada por Astrud Gilberto) e diga: Now you have the lyrics of The girl from Ipanema, let’s listen to this song again and check if the words you listed are in the song. Após a segunda exibição da música, pergunte: Did you understand something in the lyrics? Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar algumas palavras ou expressões da música. A depender do nível da turma, os alunos podem compreendê-la por completo. Ainda que os alunos entendam pouca coisa, diga: That’s amazing! So let’s read and interpret the lyrics of The girl from Ipanema. Leia a primeira estrofe com os alunos e pergunte: What does the girl from Ipanema look like? (She looks like tall, tan, young and lovely) é possível que os alunos desconheçam o significado de tan. Você pode explicar através de uma imagem que mostre uma pessoa bronzeada ou dizendo: Tan is a kind of skin color a person can get after exposure to the sun. Continue: What is she doing? (She goes walking) And How do people react when she passes by? (They say: ah!) What do you think is the meaning of “ah”! (Espera-se que a resposta dos alunos seja: It’s admiration). Diga: Great! A tall tan young and lovely girl is walking in Ipanema and when she passes by the people admire her.
  • Leia a segunda estrofe e pergunte: which music style is her walking compared with? (Estudantes devem responder: Samba); Why is her walking like a samba? (Estudantes podem dizer: She swings when walks / she sways so gently). Caso os alunos não compreendam o sentido dos verbos swing e sway, faça gestos balançando as mãos para explicar. Se a sua turma for mais animada, você pode solicitar que simulem o andar da garota, assim: How's the walking of The girl from Ipanema? Who can perform it to the class?
  • Agora leia a terceira estrofe e pergunte: There is a boy watching her. How is he feeling? (He is sad) Why is he sad? (Alunos podem responder, ainda que de forma incompleta, algo como: Because he loves her and he doesn’t know how to say it) What does “she looks straight ahead” means? (She doesn’t see him)
  • Por fim, leia a quarta estrofe e finalize: What does the boy do when she passes by? (Eles provavelmente responderão: He smiles, but she doesn’t see him). Diga: Now I think you comprehend The girl from Ipanema lyrics! Pergunte: Who can try to explain the song’s story? (Espera-se que algum aluno seja capaz de dizer algo como: It’s about a beautiful girl. She is walking in Ipanema. A boy is seeing her. He is sad because he loves her but she doesn’t know him). Eles podem dizer isso utilizando frases soltas. Conecte todas as informações trazidas pelos alunos ajudando-os com o vocabulário sempre que for necessário. Se quiser, termine este momento ouvindo e cantando a música com a turma.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Saiba mais sobre a história da música Garota de Ipanema em: http://performingsongwriter.com/girl-from-ipanema/. Acesso em 04/07/2018 e também em: https://vejario.abril.com.br/cidades/dez-curiosidades-garota-de-ipanema/ acesso em 04/07/2018

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Possibilitar aos alunos um momento de expressão de opinião.

Expectativa: Que os alunos expressem o que acharam da letra da música e produzam um painel com seus comentários.

Orientações:

  • Apresente este slide para os alunos (você pode projetá-lo ou imprimir uma cópia em um tamanho que toda a turma consiga ver). Pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam algo como: It’s the part of comments that appears below a video on Youtube / The comments of a video on Youtube) Confirme, dizendo: That’s right! Here you can see two different comments given by Youtube users about the version they’ve just seen. Let’s read what they think! Leia os dois comentários ou indique/peça que algum aluno leia. Diga: You see? They’re giving their opinion based on the feeling that version transmitted to them, and also comparing it with the version they already knew. Pergunte: Which expressions did they use to say their opinions? (Alunos devem dizer sobre o uso do like na afirmativa ou negativa, o uso da expressão “I prefer” e também do uso do adjetivo bad). Pergunte: How about you? Did you like to know the English version of The girl from Ipanema? (Respostas possíveis: Yes, I liked it! / No, I didn’t like it). Mostre o painel com a letra da versão em inglês e diga aos alunos: This is a panel that represents an internet page like that. Let’s pretend you’re the youtube user that have just known this version. Write in a piece of paper your name and a short comment giving your opinion on the English lyrics of The Girl from Ipanema. Deixe claro para os alunos que o comentário que vão escrever deve ser especificamente sobre a letra da música e não sobre a performance da cantora. Enquanto os alunos escrevem, ande pela sala auxiliando os alunos que tenham maiores dificuldades com vocabulário.
  • Quando os alunos terminarem, peça que colem seus comentários no painel simulando uma página como a que aparece no slide. Solicite que dois ou três voluntários leiam seus comentários para os colegas. Exponha o painel na sala ou no pátio da escola e incentive que os alunos leiam os comentários dos colegas.
  • Você também pode direcionar os alunos para escrever seus comentários na página do Youtube, se tiver os recursos necessários e assim desejar.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Orientações:

  • Utilizando o painel produzido, pergunte aos alunos: So, students, here it is the panel about “The girl from Ipanema”. Let’s check what you’ve learned today! Espera-se que os alunos citem os tópicos apresentados no slide. Eles podem ter alguma dificuldade na expressão oral, mas não se preocupe! Ajude-os com vocabulário e organização de sentenças sempre que eles necessitarem! Se preferir, você pode exibir o slide e explorar a aprendizagem dos alunos para cada tópico com perguntas como: What have you learned about Bossa Nova?
  • Termine a aula parabenizando os alunos pelas conquistas do dia: Congratulations, guys! You worked and learned a lot today!

Contents

  1. INPUT: English version of a Brazilian song
  2. OUTPUT: A panel with short comments about this version

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes