13186
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Do que a matéria é feita?

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Do que a matéria é feita?

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado, para esta aula, que o aluno tenha noções básicas de substâncias, elementos químicos e estados da matéria. Temas que são abordados nos planos das unidades CIE9_01ME e CIE9_03ME01..

Serão abordados assuntos relacionados à unidade fundamental da matéria, o átomo. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo similar ao modelo de Leucipo e Demócrito para explicar “a composição da matéria através de divisões sucessivas”, utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados (questão já foi tratada no plano CIE09_03ME01).

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na metodologia científica, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para sobre o modelo de Leucipo e Demócrito.

SOUZA, L. A., Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos, Química Geral, https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm Acesso em: 6 jul. 2018.

LIRA, J. C. L. Átomo, Info Escola, https://www.infoescola.com/quimica/atomo/ Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para o material a ser impresso no material complementar.

Materiais necessários para a aula: uma prancheta, caneta, lixa, material fácil de ser quebrado e lixado (como o tijolo) e material impresso.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explicará “do que a matéria é feita”.

Atenção: para esta aula, será necessário uma lixa.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: pergunte se eles já tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

  • Matéria tem peso?
  • Matéria tem volume?
  • Ocupa lugar no espaço?
  • Ela pode ser dividida?

A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo, neste momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar:

  • “Hoje vocês serão como os cientistas e filósofos da Grécia antiga. Vocês vão elaborar um modelo científico que explique do que a matéria é formada com base nas mesmas observações feitas pelos filósofos gregos.”

Neste contexto, a ideia é que os alunos busquem pela “partícula fundamental” que constitui todas as coisas: o átomo. Para isto, vamos introduzir o tema pelo primeiro modelo atômico proposto por Leucipo e Demócrito.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: ainda no semicírculo, diga para os alunos imaginarem que são pesquisadores e que serão responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explique do que a matéria é formada através de um observação experimental. Para tal, iremos investigar, coletar dados e analisar um fenômeno específico com a intenção de exemplificar a construção do modelo científico: do que a matéria é feita através de divisões sucessivas em busca da unidade “indivisível” proposta por Leucipo e Demócrito. Lembre os alunos que este é um modelo e, como tal, tem suas limitações.

Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seria a melhor rota para conduzir essa investigação e avaliação dos resultados. Não corrija as rotas propostas por eles neste momento. Esta atividade os levará à construção desse conhecimento.

Separe os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Explique que os pesquisadores registram todas as ideias e depois procuram discutir bastante com os colegas, para verificar se as afirmações fazem sentido.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: explique a atividade usando o slide projetado e diga que ela terá duas partes. Para a primeira parte, distribua o material impresso e oriente os alunos de acordo com as instruções.

Link para o material impresso material complementar.

Organize os alunos em grupos e peça para que os membros dividam as tarefas. Enquanto um anota as observações no material de apoio impresso, os outros observam e criam hipóteses de como a matéria é formada.

Caso seja possível, leve mais de um material que possa ser triturado e lixado, para que os alunos tenham experiências diferenciadas com formações de pó que levarão à mesma conclusão. Oriente que eles sigam as instruções para a construção do modelo científico e utilizem a folha guia sobre a metodologia científica. Peça para que validem as hipóteses utilizando o modelo.

Comece com o material inteiriço e peça para os alunos quebrarem esse material em partes menores. Peça para anotarem as observações. Em seguida sugira que continuem as divisões sucessivas até onde conseguirem.

Por fim, oriente-os a lixar o material e produzir partículas ainda menores. Dado ao atual estágio do material, peça que elaborem um modelo que explique a origem da matéria com base nas observações.

Dê a eles 15 minutos para escolherem e escreverem as primeiras ideias/hipóteses. Depois, diga aos alunos que terão de validar as ideias/hipóteses através das observações.

Dê mais 5 minutos para os grupos exporem os modelos montados por cada equipe e peça que confrontem as ideias.

Durante a atividade, pergunte:

  • Será que existe um limite para estas divisões sucessivas da matéria?
  • O que aconteceu com a aparência da matéria inicial depois das divisões?
  • Se fosse possível dividir ainda mais o pó até que restasse uma única partícula, o que isso representaria?

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar a primeira etapa, os alunos devem apresentar todos os modelos elaborados.

Dica: na hora de lixar, oriente os alunos a escolherem um tamanho razoável para segurar na mão, pois material muito pequeno fica difícil de desgastar.

O pó faz sujeira, então providencie uma vassoura e um pano para limpar a bagunça. Oriente os alunos que não é necessário a produção de muito pó.

Materiais necessários para aula: uma prancheta, caneta, lixa, um material fácil de ser quebrado e lixado (como um tijolo) e material impresso.

Link para o material impresso material complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Discuta as questões do slide e verifique se houve algum erro conceitual.

Retome a questão disparadora e pergunte para os alunos as questões descritas na aula.

Os alunos devem relatar e relacionar todo o processo de divisões sucessivas em busca da partícula fundamental “indivisível”, chamada átomo. Para verificar a aprendizagem, veja se os alunos conseguiram identificar corretamente os fenômenos e relacioná-los com o contexto da metodologia científica.

A questão abaixo pode ajudá-lo na condução da sistematização e formalização do aprendizado:

  • Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas, percebam a importância da observação no ensino de Ciências e como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias para explicar determinados eventos. É possível que surjam questões, como: o que faríamos se fosse água? E para um gás?. Estas reflexões são importantes para a desenvoltura crítica do aluno.

Sobre o modelo atômico de Leucipo e Demócrito:

Eles propuseram que tudo no universo é composto por partículas indivisíveis, chamadas átomos. A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão), ou seja, “algo que não pode ser dividido”. Na época, se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas partículas elementares, mudando apenas a forma, tamanho e como se rearranjavam. A observação comprobatória disso era a infinidade de substâncias do universo, cada uma delas com formatos e características diferenciados. Segundo este modelo, o átomo seria como uma peça de quebra-cabeça que poderia se ligar a outros formando estruturas cada vez mais complexas.

Neste modelo, cada material possuía seu tipo de átomo, e este mudava de acordo através das próprias propriedades. Além disso, teríamos átomos de formas diferentes para cada estado físico da matéria. Por fim, existia a hipótese de que os átomos seriam indestrutíveis.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o conceito de modelo atômico e relacione com a matéria. Peça que eles verifiquem o resultado do modelo que propuseram.

Discuta que nenhum modelo é permanente, tudo pode sempre evoluir e todo modelo precisa ser testado e validado. Explique que, além disso tudo, é necessário tornar os resultados públicos para que haja um consenso. Portanto, publicar um trabalho faz parte do método científico para que outras pessoas possam testar seu modelo e verificar se necessita de alterações.

Este modelo foi ultrapassado. Atualmente, temos conhecimento de que os átomos podem ser “quebrados” (fissão nuclear) e até mesmo divididos em subpartículas ainda menores, como prótons, elétrons, nêutrons, pósitrons, partícula beta etc. Apesar do modelo de Leucipo e Demócrito ser bem superficial, ele deixou como herança o nome “átomo” que, apesar de hoje sabermos que ser divisível, seu nome ficou marcado na ciência.

Essa aula é introdutória para o estudo de modelos que explicam a estrutura da matéria. Para um melhor desempenho, é importante que o aluno tenha noções de metodologia científica.

As próximas aulas desta unidade de matéria e energia estão voltadas ao estudo de modelos atômicos e de moléculas mais atuais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado, para esta aula, que o aluno tenha noções básicas de substâncias, elementos químicos e estados da matéria. Temas que são abordados nos planos das unidades CIE9_01ME e CIE9_03ME01..

Serão abordados assuntos relacionados à unidade fundamental da matéria, o átomo. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo similar ao modelo de Leucipo e Demócrito para explicar “a composição da matéria através de divisões sucessivas”, utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados (questão já foi tratada no plano CIE09_03ME01).

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na metodologia científica, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para sobre o modelo de Leucipo e Demócrito.

SOUZA, L. A., Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos, Química Geral, https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm Acesso em: 6 jul. 2018.

LIRA, J. C. L. Átomo, Info Escola, https://www.infoescola.com/quimica/atomo/ Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para o material a ser impresso no material complementar.

Materiais necessários para a aula: uma prancheta, caneta, lixa, material fácil de ser quebrado e lixado (como o tijolo) e material impresso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explicará “do que a matéria é feita”.

Atenção: para esta aula, será necessário uma lixa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: pergunte se eles já tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

  • Matéria tem peso?
  • Matéria tem volume?
  • Ocupa lugar no espaço?
  • Ela pode ser dividida?

A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo, neste momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar:

  • “Hoje vocês serão como os cientistas e filósofos da Grécia antiga. Vocês vão elaborar um modelo científico que explique do que a matéria é formada com base nas mesmas observações feitas pelos filósofos gregos.”

Neste contexto, a ideia é que os alunos busquem pela “partícula fundamental” que constitui todas as coisas: o átomo. Para isto, vamos introduzir o tema pelo primeiro modelo atômico proposto por Leucipo e Demócrito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: ainda no semicírculo, diga para os alunos imaginarem que são pesquisadores e que serão responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explique do que a matéria é formada através de um observação experimental. Para tal, iremos investigar, coletar dados e analisar um fenômeno específico com a intenção de exemplificar a construção do modelo científico: do que a matéria é feita através de divisões sucessivas em busca da unidade “indivisível” proposta por Leucipo e Demócrito. Lembre os alunos que este é um modelo e, como tal, tem suas limitações.

Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seria a melhor rota para conduzir essa investigação e avaliação dos resultados. Não corrija as rotas propostas por eles neste momento. Esta atividade os levará à construção desse conhecimento.

Separe os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Explique que os pesquisadores registram todas as ideias e depois procuram discutir bastante com os colegas, para verificar se as afirmações fazem sentido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: explique a atividade usando o slide projetado e diga que ela terá duas partes. Para a primeira parte, distribua o material impresso e oriente os alunos de acordo com as instruções.

Link para o material impresso material complementar.

Organize os alunos em grupos e peça para que os membros dividam as tarefas. Enquanto um anota as observações no material de apoio impresso, os outros observam e criam hipóteses de como a matéria é formada.

Caso seja possível, leve mais de um material que possa ser triturado e lixado, para que os alunos tenham experiências diferenciadas com formações de pó que levarão à mesma conclusão. Oriente que eles sigam as instruções para a construção do modelo científico e utilizem a folha guia sobre a metodologia científica. Peça para que validem as hipóteses utilizando o modelo.

Comece com o material inteiriço e peça para os alunos quebrarem esse material em partes menores. Peça para anotarem as observações. Em seguida sugira que continuem as divisões sucessivas até onde conseguirem.

Por fim, oriente-os a lixar o material e produzir partículas ainda menores. Dado ao atual estágio do material, peça que elaborem um modelo que explique a origem da matéria com base nas observações.

Dê a eles 15 minutos para escolherem e escreverem as primeiras ideias/hipóteses. Depois, diga aos alunos que terão de validar as ideias/hipóteses através das observações.

Dê mais 5 minutos para os grupos exporem os modelos montados por cada equipe e peça que confrontem as ideias.

Durante a atividade, pergunte:

  • Será que existe um limite para estas divisões sucessivas da matéria?
  • O que aconteceu com a aparência da matéria inicial depois das divisões?
  • Se fosse possível dividir ainda mais o pó até que restasse uma única partícula, o que isso representaria?

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar a primeira etapa, os alunos devem apresentar todos os modelos elaborados.

Dica: na hora de lixar, oriente os alunos a escolherem um tamanho razoável para segurar na mão, pois material muito pequeno fica difícil de desgastar.

O pó faz sujeira, então providencie uma vassoura e um pano para limpar a bagunça. Oriente os alunos que não é necessário a produção de muito pó.

Materiais necessários para aula: uma prancheta, caneta, lixa, um material fácil de ser quebrado e lixado (como um tijolo) e material impresso.

Link para o material impresso material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Discuta as questões do slide e verifique se houve algum erro conceitual.

Retome a questão disparadora e pergunte para os alunos as questões descritas na aula.

Os alunos devem relatar e relacionar todo o processo de divisões sucessivas em busca da partícula fundamental “indivisível”, chamada átomo. Para verificar a aprendizagem, veja se os alunos conseguiram identificar corretamente os fenômenos e relacioná-los com o contexto da metodologia científica.

A questão abaixo pode ajudá-lo na condução da sistematização e formalização do aprendizado:

  • Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas, percebam a importância da observação no ensino de Ciências e como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias para explicar determinados eventos. É possível que surjam questões, como: o que faríamos se fosse água? E para um gás?. Estas reflexões são importantes para a desenvoltura crítica do aluno.

Sobre o modelo atômico de Leucipo e Demócrito:

Eles propuseram que tudo no universo é composto por partículas indivisíveis, chamadas átomos. A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão), ou seja, “algo que não pode ser dividido”. Na época, se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas partículas elementares, mudando apenas a forma, tamanho e como se rearranjavam. A observação comprobatória disso era a infinidade de substâncias do universo, cada uma delas com formatos e características diferenciados. Segundo este modelo, o átomo seria como uma peça de quebra-cabeça que poderia se ligar a outros formando estruturas cada vez mais complexas.

Neste modelo, cada material possuía seu tipo de átomo, e este mudava de acordo através das próprias propriedades. Além disso, teríamos átomos de formas diferentes para cada estado físico da matéria. Por fim, existia a hipótese de que os átomos seriam indestrutíveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o conceito de modelo atômico e relacione com a matéria. Peça que eles verifiquem o resultado do modelo que propuseram.

Discuta que nenhum modelo é permanente, tudo pode sempre evoluir e todo modelo precisa ser testado e validado. Explique que, além disso tudo, é necessário tornar os resultados públicos para que haja um consenso. Portanto, publicar um trabalho faz parte do método científico para que outras pessoas possam testar seu modelo e verificar se necessita de alterações.

Este modelo foi ultrapassado. Atualmente, temos conhecimento de que os átomos podem ser “quebrados” (fissão nuclear) e até mesmo divididos em subpartículas ainda menores, como prótons, elétrons, nêutrons, pósitrons, partícula beta etc. Apesar do modelo de Leucipo e Demócrito ser bem superficial, ele deixou como herança o nome “átomo” que, apesar de hoje sabermos que ser divisível, seu nome ficou marcado na ciência.

Essa aula é introdutória para o estudo de modelos que explicam a estrutura da matéria. Para um melhor desempenho, é importante que o aluno tenha noções de metodologia científica.

As próximas aulas desta unidade de matéria e energia estão voltadas ao estudo de modelos atômicos e de moléculas mais atuais.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Do que a matéria é feita?


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Método científico na construção de modelos

AULA 03

Do que é composto o átomo?

AULA 04

Número atômico Z e a tabela periódica

AULA 05

Átomos & Moléculas

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano :

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Associação de Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Tipos de Ondas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Período e Frequência de uma Onda

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Ondas de Interferência

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades das substâncias e das misturas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Compostos moleculares e iônicos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades dos compostos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Átomos, elementos químicos e as transformações da matéria

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Lei da Conservação das Massas (Lavoisier)

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Método científico na construção de modelos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que a matéria é feita?

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que é composto o átomo?

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Átomos & Moléculas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Radiação infravermelha

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As aplicações das microondas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Raios X e imagens radiográficas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Das Pinturas Rupestres aos Raios X

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Reações de Combustão

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Balanceamento de Equações Químicas

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Economia Circular

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI03 da BNCC

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Método científico na construção de modelos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Do que a matéria é feita?

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Do que é composto o átomo?

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Átomos & Moléculas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Número atômico Z e a tabela periódica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann