13166
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Circuito elétrico

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Circuito elétrico

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.

Esta aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida por meio da análise dos experimentos sobre corrente elétrica, observando e identificando as condições necessárias para que haja condução de eletricidade e entender
por que alguns conduzem corrente elétrica e outros não.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de Ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

Bateria 9V.

Circuito com lâmpada de LED.

Materiais diversos para testar a condutibilidade.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o fenômeno de corrente elétrica.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens.

Esta conversa inicial deve discutir os conceitos fundamentais sobre circuito elétrico.

Com base nas imagens, o professor deve discutir alguns pontos sobre a função da corrente elétrica usada no dia a dia.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de Ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propõe a Questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no fim da proposta desta aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver esta atividade investigativa.

Cada grupo deve receber bateria 9V; circuito com lâmpada de LED e os materiais diversos para testar a condutibilidade. Essa atividade de Física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre a condutividade dos materiais usados no dia a dia.

O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferentes materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se o mesmo é capaz de conduzir corrente elétrica.

Exemplos das respostas:

Pedaço de metal - Conduz corrente elétrica

Pedaço de madeira - Não conduz corrente elétrica

Pedaço de isopor - Não conduz corrente elétrica

Água com sal - Conduz corrente elétrica

Água com açúcar - Não conduz corrente elétrica

Prego - Conduz - corrente elétrica

Suco de limão - Conduz corrente elétrica

Escolha um material do seu estojo

Lápis - Não conduz corrente elétrica

Clipe - Conduz corrente elétrica

Borracha - Não conduz corrente elétrica

Arame do caderno - Conduz corrente elétrica

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.

O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferentes materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se os mesmos são capazes de conduzir corrente elétrica.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a Questão disparadora “Todo material conduz corrente elétrica?”
  • Para auxiliar a responder a questão o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram estes circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor no quadro o que é um material condutor e isolante e citar exemplos.

Exemplos das respostas:

CONDUTORES

O que são:

São chamados de materiais condutores aqueles em que há possibilidade de trânsito de elétrons, pois estão fracamente ligados ao núcleo.

Exemplos:

Pedaço de metal - Conduz corrente elétrica

Água com sal - Conduz corrente elétrica

Prego - Conduz corrente elétrica

Suco de limão - Conduz corrente elétrica

Escolha um material do seu estojo

Clipe - Conduz corrente elétrica

Arrame do caderno - Conduz corrente elétrica

ISOLANTES

O que são:

Nos materiais isolantes, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres. Desta maneira, não permitem passagem de corrente elétrica.

Exemplos:

Pedaço de madeira - Não conduz corrente elétrica

Pedaço de isopor - Não conduz corrente elétrica

Água com açúcar - Não conduz corrente elétrica

Escolha um material do seu estojo

Lápis - Não conduz corrente elétrica

Borracha - Não conduz corrente elétrica

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos,

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.

O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferente materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se os mesmos são capazes de conduzir corrente elétrica.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a Questão disparadora “Todo material conduz corrente elétrica?”
  • Para auxiliar a responder a questão o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram estes circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor no quadro o que é um material condutor e isolante, e citar exemplos.
  • E definir com os alunos o conceito de corrente elétrica.
  • O professor deve visitar a proposta de aula CIE7_03ME04 e propor discussão sobre os conhecimentos de condutores e isolantes térmicos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.

Esta aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida por meio da análise dos experimentos sobre corrente elétrica, observando e identificando as condições necessárias para que haja condução de eletricidade e entender
por que alguns conduzem corrente elétrica e outros não.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de Ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

Bateria 9V.

Circuito com lâmpada de LED.

Materiais diversos para testar a condutibilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o fenômeno de corrente elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens.

Esta conversa inicial deve discutir os conceitos fundamentais sobre circuito elétrico.

Com base nas imagens, o professor deve discutir alguns pontos sobre a função da corrente elétrica usada no dia a dia.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de Ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propõe a Questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no fim da proposta desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver esta atividade investigativa.

Cada grupo deve receber bateria 9V; circuito com lâmpada de LED e os materiais diversos para testar a condutibilidade. Essa atividade de Física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre a condutividade dos materiais usados no dia a dia.

O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferentes materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se o mesmo é capaz de conduzir corrente elétrica.

Exemplos das respostas:

Pedaço de metal - Conduz corrente elétrica

Pedaço de madeira - Não conduz corrente elétrica

Pedaço de isopor - Não conduz corrente elétrica

Água com sal - Conduz corrente elétrica

Água com açúcar - Não conduz corrente elétrica

Prego - Conduz - corrente elétrica

Suco de limão - Conduz corrente elétrica

Escolha um material do seu estojo

Lápis - Não conduz corrente elétrica

Clipe - Conduz corrente elétrica

Borracha - Não conduz corrente elétrica

Arame do caderno - Conduz corrente elétrica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.

O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferentes materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se os mesmos são capazes de conduzir corrente elétrica.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a Questão disparadora “Todo material conduz corrente elétrica?”
  • Para auxiliar a responder a questão o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram estes circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor no quadro o que é um material condutor e isolante e citar exemplos.

Exemplos das respostas:

CONDUTORES

O que são:

São chamados de materiais condutores aqueles em que há possibilidade de trânsito de elétrons, pois estão fracamente ligados ao núcleo.

Exemplos:

Pedaço de metal - Conduz corrente elétrica

Água com sal - Conduz corrente elétrica

Prego - Conduz corrente elétrica

Suco de limão - Conduz corrente elétrica

Escolha um material do seu estojo

Clipe - Conduz corrente elétrica

Arrame do caderno - Conduz corrente elétrica

ISOLANTES

O que são:

Nos materiais isolantes, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres. Desta maneira, não permitem passagem de corrente elétrica.

Exemplos:

Pedaço de madeira - Não conduz corrente elétrica

Pedaço de isopor - Não conduz corrente elétrica

Água com açúcar - Não conduz corrente elétrica

Escolha um material do seu estojo

Lápis - Não conduz corrente elétrica

Borracha - Não conduz corrente elétrica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos,

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.

O professor deve explicitar aos alunos como montar o experimento usando diferente materiais. Nota-se no quadro a representação de um circuito elétrico para auxiliar os alunos na montagem. Os alunos devem utilizar os materiais disponíveis e anotar se os mesmos são capazes de conduzir corrente elétrica.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a Questão disparadora “Todo material conduz corrente elétrica?”
  • Para auxiliar a responder a questão o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram estes circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor no quadro o que é um material condutor e isolante, e citar exemplos.
  • E definir com os alunos o conceito de corrente elétrica.
  • O professor deve visitar a proposta de aula CIE7_03ME04 e propor discussão sobre os conhecimentos de condutores e isolantes térmicos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano