13113
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Interagir com uma outra turma

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Interagir com uma outra turma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.

Optativas:

- Skype.
- Google Maps.

Context
Antes das atividades, escolha interlocutores para realizar vídeo chamadas conforme as orientações. Embora o Mistery HangOuts esteja atualmente fora do ar, você pode usar o Mistery Skype. Sites como Conversation Exchange (link aqui) possibilitam contato com falantes de inglês, também. Não esqueça de verificar a viabilidade da atividade com o(a) coordenador(a) de sua escola.

Uma outra opção é convidar a comunidade escolar a participar: familiares, outros professores, outros funcionários, estudantes egressos ou de outras turmas. Nesse caso, proceda às orientações de output, conforme a opção 2 do plano, como se fosse receber alunos de outra turma para interagir com a sua.

Procure por mais de uma pessoa ou, se possível, que a mesma pessoa esteja disponível para conversar com a sua turma dividida em grupos de quatro ou cinco pessoas. Marque encontros síncronos de, no máximo, 10 minutos com esses grupos e seus interlocutores. Assim, você possibilita mais oportunidade de interação.

Você também pode formar grupos no Whatsapp, para que os alunos interajam oralmente com a pessoa de maneira assíncrona, utilizando mensagens de áudio. Apesar de menos interativa, essa alternativa busca manter o objetivo do plano em contextos em que encontros síncronos são mais difíceis de organizar.

Para qualquer das opções, compartilhe o objetivo da atividade com a turma e solicite que cada um prepare 5 perguntas que seriam úteis para descobrir de onde uma pessoa é (conforme orientações).

No encontro síncrono, peça para os alunos compartilharem as perguntas. Escolha um lugar no Google Maps e tire um print da tela. Diga aos alunos que você escolheu um lugar e eles precisam descobrir de onde você é, utilizando as perguntas que formularam. Ao final, compartilhe o print e peça que os alunos confiram se acertaram.

Input
Ainda no encontro síncrono, contextualize o vídeo conforme as orientações. Envie o link do vídeo e solicite que anotem perguntas que acharem úteis. Se necessário, compartilhe, também, a transcrição. No próximo encontro síncrono, peça que compartilhem as perguntas anotadas por eles.

Output
Se você optar por contatar pessoas de fora da comunidade escolar, proceda conforme as orientações do output, mas divida a turma em grupos menores e solicite que preparem as perguntas. Organize a chamada ou os grupos no Whatsapp, e peça que os alunos encontrem no Google Maps a resposta conforme as orientações.

Se você optar por contatar pessoas da comunidade escolar, proceda à divisão dos grupos por categoria. Compartilhe a ficha de atividades e oriente a preparação para a chamada por meio dela, conforme as primeiras orientações do output.

Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para que um aluno por grupo faça um breve relato de sua chamada. Mostre o slide e solicite que os alunos deem exemplos dos aspectos listados.

Convite às famílias
Na opção por interlocutores da comunidade escolar, as famílias são convidadas a assumirem esse papel. Já na primeira opção, os familiares podem ser convidados a participar das chamadas com outros interlocutores.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_04UND09

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas