Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano pode ser considerado um aprofundamento do tema “ciclo de vida dos seres vivos”, porém pode ser desenvolvido sem esta abordagem prévia.
Esta aula trabalhará o processo de metamorfose apresentado por alguns representantes do reino animal (insetos e anfíbios). Para o desenvolvimento deste tema, os alunos serão convidados a buscar por informações sobre os processos que transcorrem no ciclo de vida dos animais pesquisados, desde o nascimento até à fase adulta. Ao final, os alunos serão capazes de conceituar a palavra metamorfose, bem como reconhecer e organizar cronologicamente as etapas que fazem parte do ciclo de vida dos seres investigados.
Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/metamorfose/481889
https://www.bio.fiocruz.br/images/livro-insetos.pdf
http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
Materiais necessários para a aula: fichas impressas, livros e revistas previamente selecionados e que apresentam o tema metamorfose ou acesso a rede de internet, folhas diversas, lápis de cor, canetinha, régua e borracha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Dê início a aula realizando a leitura do título para a turma. Em seguida, explique que todos os seres vivos possuem ciclo de vida, composto de etapas como: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. Comente também que a reprodução é a etapa onde os descendentes são produzidos e, assim como os seus pais, passarão pelo ciclo da vida. Em seguida, fale que nesta aula eles conhecerão mais a fundo alguns processos que ocorrem no ciclo de vida de determinados animais.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: introduza o contexto apresentado o título “Você conhece o Aedes?”. Para isso, leia o título e faça questionamentos como:
- Vocês já ouviram falar algo sobre esse mosquito?
- O que ouviram?”
Escute o feedback da turma e prossiga informando que este inseto é agente transmissor de vírus causadores de doenças como a Dengue, Zika, Febre Chikunguya e Febre Amarela. Neste momento, espera-se que turma já tenha feito associação desta informação com situações do cotidiano, já que estas doenças atingem muitas pessoas em nosso país. Após os comentários, faça uma leitura analítica do que está ocorrendo no ciclo de vida deste animal:
“Os mosquitos fêmea e macho acasalam, a fêmea deposita os ovos em um lugar com água parada. Após alguns dias, os ovos eclodem (abrem) e deles não saem mosquitos e sim pequenas larvas, que não se parecem com os pais. As larvas permanecem na água e depois se transformam em um animal chamado pupa. Depois de algum tempo, as pupas se transformam em mosquitos adultos”.
Após a explicação, solicite que respondam os questionamentos presentes no slide. Anote os comentários no quadro e, se achar necessário, volte ao ciclo novamente.
Para saber mais sobre o tema acesse: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: apresente a questão disparadora. Tome nota das respostas dadas pela turma no quadro eretome-as no momento da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: antes iniciar o mão na massa, selecione materiais que abordem o conteúdo, como livros didáticos e revistas. Se a pesquisa for feita com o auxílio da internet, confira as informações sobre o conteúdo disponíveis nos endereços:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/metamorfose/481889
https://www.bio.fiocruz.br/images/livro-insetos.pdf
http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
Dê início a esta etapa pedindo para que dois alunos voluntários leiam a pequena historinha. Ao final, enfatize que eles possuem uma missão: ajudar a menina Júlia adquirir novos conhecimentos. Organize os grupos de pesquisa com quatro membros. Entregue para cada um dos grupos uma ficha, a da borboleta ou a do sapo, e combine um tempo limite para a realização desta tarefa (25 minutos). Durante o desenrolar da atividade, circule por entre os grupos e oriente-os, se necessário. Quando os alunos tiverem finalizado suas pesquisas e histórias, vá para o próximo slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a sistematização em dois momentos. O primeiro para a troca de ideias (5 minutos) e o segundo para concluir a aula.
Com as fichas da pesquisa em mãos, promova um momento de troca de informações. Para isso, promova uma apresentação rápida das histórias criadas pelos grupos e depois prossiga realizando os questionamentos presentes neste slide:
- O que vocês conseguiram descobrir sobre os sapos e as borboletas?
- Compare o ciclo de vida dos animais pesquisados com o do mosquito Aedes, existe alguma semelhança entre eles? Quais?
Escute as respostas dadas pelos alunos e, se achar necessário, utilize o quadro para realizar a comparação entre os ciclos. Neste momento, espera-se que os alunos tenham percebido que, nos três casos (mosquito, borboleta e sapo), os animais precisam sofrer transformações para adquirir a aparência da forma adulta. Não deixe de comentar com eles que nem todos animais passam por modificações estruturais durante o ciclo de vida. Dê como exemplo os mamíferos, dizendo que apesar de os filhotes serem diferentes de seus pais possuem todas as estruturas corporais que estão presentes nos adultos, como braços, pernas e órgãos.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Para realizar o fechamento da aula, leia as informações contidas neste slide e retome as respostas dadas pelos alunos para a questão disparadora. Se necessário, solicite que complementem utilizando os novos conhecimentos.
Você pode ir além: construa um borboletário ou um girinário para observação direta da metamorfose, os alunos vão adorar!