13015
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identifying the main ideas in a text

POR: Josy Crippa Carmo 31/10/2018
Código: ING7_05UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Identifying the main ideas in a text

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo ler sobre uma competição e discuti-la relacionando-a com o que os alunos gostariam de trabalhar no futuro.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Levantar conhecimentos sobre o tema e gerar interesse sobre o assunto.

Expectativa: Que os alunos contribuam com conhecimento prévio.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, anote as informações no quadro. Peça para que um aluno diferente leia cada pergunta da primeira parte no quadro. Diga: ____(name of the student), can you read this question please? E assim por diante com os outros. Aloque 3 minutos para que discutam.
  • Peça para que outros alunos voluntários leiam a segunda parte de perguntas. Diga: ____(name of the student), can you read this question please? E assim até a última. Faça uma discussão geral com a turma.

Tempo sugerido: 20 minutos (10 para esta primeira fase do input e 10 para o segunda fase)

Propósito: Determinar as idéias principais do texto por uma leitura rápida dos parágrafos.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não houver projetor, distribua as cópias do texto e anote as perguntas no quadro neste momento. Texto acessado em: http://blog.europeana.eu/2014/02/use-europeana-content-to-create-an-app-game-or-website/ em 03/07/2018.
  • Peça para que os alunos leiam rapidamente o título e os dois primeiros parágrafos. Diga: Please read the headline and the first two paragraphs.
  • Explore o texto fazendo perguntas como: What kind of text is it? Where can you find it? What is Europeana? What is the objective of this text? Who is going to read this text? Who is Susan? Does she work for Europeana?

Tempo sugerido: Input

Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto com uma leitura rápida.

Expectativa: Que os alunos identifiquem o assunto principal de cada parágrafo com base na leitura do título, palavras-chave e iniciais dos parágrafos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam individualmente. Diga: Please read the text individually and match topics on the board to the letters you can find on each part. Aloque 5 minutos para esta atividade e então verifique as respostas: A. (5); B. (1); C. (2); D. (3); E. (4). A folha para impressão está aqui.

Tempo Sugerido: 18 minutos (5 minutos para esta fase e 13 para a próxima)

Propósito: Verificar o entendimento geral das ideias no texto.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas para completar o parágrafo que resume as ideias no texto.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, copie o parágrafo no quadro. Peça para que os alunos completem o resumo do texto. Diga: Please use the key ideas in the text to complete the paragraph. Instrua-os a anotarem as respostas no caderno. Diga: Please take notes of your answers in your notebooks.
  • Aloque cerca de 3 minutos para esta atividade.
  • Verifique as respostas: 1. apps, games or a website; 2. content/ information; 3. models/ pilots/ examples; 4. support/ assistance; 5. market

Tempo sugerido: Output.

Propósito: Criar um pôster que resuma as informações dadas no texto.

Expectativa: Reunir as informações principais do texto em um pôster que chame a atenção de futuros participantes.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, anote as instruções no quadro. Peça para que um aluno diferente leia cada uma das perguntas e verifique se entendem o que cada uma diz. Diga: ___ (name of the student), can you read the first sentence, please? E assim continue até a última. Distribua cartolinas ou folhas de sulfite para grupos de no máximo 4 alunos.
  • Aloque cerca de 10 minutos para esta atividade.
  • Peça para que duplas voluntárias comentem sobre as suas produções. Diga: Now let’s share information with the class. Faça uma mostra dos trabalhos produzidos na sala.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar a ideia principal de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: An ad on how to take part in a competition.
  2. OUTPUT: Create a poster to advertise a competition.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes