13002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Meus favoritos

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 31/10/2018
Código: ING6_09UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Meus favoritos

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias do texto e das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Input) e de um projetor multimídia (datashow) ou smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Nesta aula os alunos serão expostos a vocabulário relacionado a: cores, animais, alimentos, matérias escolares e esportes. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will learn how to write about your favorite things.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta etapa, iremos ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre: cores, animais, alimentos e matérias escolares em inglês. Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • What can you see in the picture? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: a boy lying down; a boy writing; a boy thinking; a drop of ink; a dog; a hamburger; a calculator)

Explique a eles: This is Tom. He is writing a list of his favorite things.

  • Aponte para o primeiro balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: green) Is green a color or a food? (Espera-se que os alunos respondam: It is a color.) Diga: Tom’s favorite color is green.
  • Aponte para o segundo balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a dog.) Is a dog an object or an animal? (Espera-se que os alunos respondam: It is an animal.) Diga: Tom’s favorite animal is a dog.
  • Aponte para o terceiro balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a hamburger.) Is a hamburger a food or a drink? (Espera-se que os alunos respondam: It is a food.) Diga: Tom’s favorite food is hamburger.
  • Aponte para o quarto balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a calculator) What does it represent? A sport or a school subject? (Espera-se que os alunos respondam: It represents a school subject.) Diga: Tom’s favorite school subject at school is Math.

Tempo sugerido: Continuação do Context.

Orientações:

  • Aponte para o primeiro balão e pergunte aos alunos: Can you name other colors? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: blue, yellow, red, black) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outras cores em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
  • Aponte para o segundo balão e pergunte: Can you name other animals? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: cat, fish, elephant, lion) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outros animais em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
  • Aponte para o terceiro balão e pergunte: Can you name other food? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: pizza, vegetables, cake, steak) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outros alimentos em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
  • Aponte para o quarto balão e pergunte: Can you name other school subjects? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: art, P. E., science, history) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outras matérias escolares em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Apresentar vocabulário em inglês relacionado a: cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os interesses e atividades favoritas do personagem descrito no texto.

Orientações:

1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • Who is this boy? (Os alunos provavelmente localizarão o nome do garoto no título e na primeira linha do texto e responderão: He is Auggie.)
  • What is the text about? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is about the boy; It is about Auggie.)
  • Where was the text taken from? (Os alunos provavelmente observarão o layout da página e responderão: from the internet; from a website)

Aponte para a barra de endereço e diga: This is the official website of the book Wonder. It contains information on the book, the characters, the author, the movie, etc.

  • Do you think people read this text before or after reading the book? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: Before reading the book; I don’t know.)
  • What does a person read a character profile like this for? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: to learn more about the book; to get to know the characters better)
  • What is Auggie’s last name?
  • How old is Auggie? (Os alunos provavelmente responderão: He is ten years old.)
  • What are some of the things he likes the most? (Os alunos provavelmente responderão: Xbox; his dog; Star Wars) A medida em que os alunos forem respondendo, escreva essas informações no quadro.
  • What is his favorite Star Wars character? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is Jango Fett; His favorite character is Jango Fett.) Conforme os alunos forem respondendo, escreva essas informações no quadro.

( ! ) Nota cultural: Se os alunos não souberem, é interessante dizer a eles que Star Wars (“Guerra nas Estrelas”) é uma franquia de filmes de ficção científica criada pelo cineasta George Lucas. Para saber mais sobre o universo Star Wars, acesse: https://www.omelete.com.br/star-wars e https://www.starwars.com/.

  • What are his favorite festive days? (Os alunos provavelmente responderão: Halloween and his birthday). Conforme os alunos forem respondendo, escreva essas informações no quadro.

Mostre as informações que você escreveu no quadro e ressalte: These are the things Auggie likes the most. These are his favorite things.

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar vocabulário em inglês relacionado a: cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares..

Expectativa: Que os alunos consigam categorizar vocabulário em inglês relacionado a cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares.

Orientações:

3) (2’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e diga: This is Whitney. Let’s check some of her favorite things.

  • Aponte para o primeiro balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a color; a blue drop.) Reforce: This is Whitney’s favorite color.
  • Aponte para o segundo balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is an animal; a turtle.) Reforce: This is Whitney’s favorite animal.
  • Aponte para o terceiro balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a food; french fries.) Reforce: This is Whitney’s favorite food.
  • Aponte para o quarto balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a sport; basketball.) Reforce: This is Whitney’s favorite sport.

4) (5’) Entregue a cada aluno uma cópia da folha de atividades (veja Atividades para impressão - Input). Leia as frases para os alunos e diga: Read the sentences about Whitney’s favorite things. Find information in the box to complete the sentences.

| art - basketball - blue - Candy Crush - french fries - Guardians of the Galaxy - New Year - turtle |

  • My favorite animal is __________. (turtle)
  • My favorite color is __________. (blue)
  • My favorite food is __________. (french fries)
  • My favorite game is __________. (Candy Crush)
  • My favorite holiday is __________. (New Year)
  • My favorite movie is __________. (Guardians of the Galaxy)
  • My favorite sport is __________. (basketball)
  • My favorite subject is __________. (art)
  • Enquanto os alunos completam a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Após 4 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar as situações e marcar as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia os tópicos da lista e solicite aos alunos que compartilhem o que completaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do vocabulário e das frases.

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar vocabulário em inglês relacionado a: cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares..

Expectativa: Que os alunos consigam categorizar vocabulário em inglês relacionado a cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares.

Orientações:

3) (13’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou desenhe no quadro em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e peça que eles desenhem o quadro no caderno. Em seguida, entregue uma cópia da folha de atividades a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input) e explique: (apontando para o quadro) We have five categories here: ANIMAL, COLOR, FOOD, SPORT and SUBJECT. Leia as frases contidas na folha de atividades para os alunos. Em seguida, explique: In pairs, you are going to classify the underlined words in the sentences into the categories.

  • A triathlon competition involves swimming, cycling and running.
  • Dad’s cheese soup is delicious.
  • Dolphins are big gray mammals. They eat fish.
  • I have English lessons on Tuesdays and Thursdays.
  • I play the trumpet in my Music lessons.
  • I prefer pizza to pasta.
  • In my free time, I like surfing and skateboarding.
  • Mom’s favorite flowers are pink roses and purple orchids.
  • My brother is very good at Science.
  • My cat is black and white.
  • My favorite desserts are chocolate cake and fruit salad.
  • My new sandals are brown.
  • On Mondays we have History, Geography and I. T. lessons.
  • The Spanish teacher is from Argentina.
  • The scarlet macaw is a large red, yellow, and blue South American parrot.
  • There are rabbits, Guinea pigs and monkeys at that pet store.
  • There is rice and beans with fried chicken for lunch today.
  • We play soccer, volleyball and table tennis in the P. E. lessons.

(_!_) Nota cultural: Explique aos alunos que I. T. é a sigla em inglês de Information Technology (informática) e P. E. é a sigla em inglês de Physical Education (educação física).

  • O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.
  • Enquanto as duplas realizam a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga organizar as palavras em categorias), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as palavras e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do vocabulário.

Material complementar:

Tempo sugerido: 16 minutos.

Propósito: Escrever frases sobre suas coisas favoritas (My favorite … is …) para compartilhar informações com os colegas de classe.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases sobre suas coisas favoritas utilizando o vocabulário aprendido nesta aula.

Orientações:

Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output). Diga que eles irão escrever frases sobre suas coisas favoritas utilizando o vocabulário que aprenderam nesta aula.

  • Entregue uma folha de sulfite para cada aluno;
  • Com uma uma caneta escura, eles irão traçar o contorno de uma mão com os dedos afastados;
  • Peça que eles recortem o desenho da mão;
  • Em seguida, eles irão escrever em cada dedo desenhado no papel uma de suas coisas favoritas: My favorite animal is __________; My favorite color is __________; My favorite food is __________; My favorite sport is __________; My favorite subject is __________. Incentive-os a usar o vocabulário apresentado na atividade anterior para completar as frases. Dê a eles 6 minutinhos. É importante que eles não escrevam nome na folha;
  • Recolha todas as folhas e , logo em seguida, entregue-as aleatoriamente aos alunos;
  • Explique que eles terão 5 minutos para andar pela sala e descobrir quem é o dono da “mão” que eles receberam. Incentive-os a perguntar uns aos outros: Is your favorite animal a __________? Is your favorite color __________? Is your favorite food __________? Is your favorite sport __________? Is your favorite subject __________?
  • Após o tempo sugerido, peça que eles compartilhem o que descobriram de interessante e/ou curioso sobre os colegas.

Material complementar:

  • Se preferir (para que os alunos tenham mais tempo de interagir e compartilhar informações), você pode entregar o desenho do contorno da mão já impresso para os alunos. Eles apenas terão que recortar e escrever suas coisas favoritas em cada dedo. Veja: Atividades para impressão - Output.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem entender e utilizar vocabulário em inglês relacionado a animais, cores, alimentos, esportes e matérias escolares, e escrever frases sobre suas coisas favoritas.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de escrever frases em língua inglesa sobre suas coisas favoritas!

Contents

  1. INPUT: Read a character profile from the book Wonder
  2. OUTPUT: Write sentences about one’s favorite things

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes