Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula:
- Vídeo "A folha de papel que queria ser um barquinho”. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=llAm5I5v7TE; https://www.youtube.com/watch?v=x5MgGanLtwM
- Origami de barco de papel: https://www.youtube.com/watch?v=8kWNh4ubID0
- 01 caixa de papelão;
- 01 folha de papel sulfite A4 (branco ou colorido) para cada aluno;
- 01 folha de papel sulfite para distribuir em cada grupo de até 04 (quatro) alunos(as);
- 01 clip metálico para distribuir em cada grupo de até 04 (quatro) alunos(as);
- 01 lápis de madeira para distribuir em cada grupo de até 04 (quatro) alunos(as);
- 01 pedaço de mangueira para distribuir em cada grupo de até 04 (quatro) alunos(as);
- 01 cópia do slide 7 para distribuir em cada grupo de até 04 (quatro) alunos(as);
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a flexibilidade de alguns materiais. Discuta sobre os que eles(as) pensam ser flexibilidade. Depois, prossiga com a apresentação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Convide a turma para participar de uma história que se chama “O papel que queria ser um barquinho". Mas antes de contar a história, entregue uma folha de papel A4 para cada aluno(a). Explique que a cada dobradura realizada, os(as) alunos(as) deverão buscar fazer da mesma forma. Mas esta aula não deve ser uma “aula de fazer barquinho de papel”, o mais importante é o contato como o papel, o dobrar e desdobrar.
Sugestão de link:
- Como surgiu o origami? - https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-origami/
- Origami do barco de papel: https://www.youtube.com/watch?v=8kWNh4ubID0
- A folha - Varal de Histórias: https://www.youtube.com/watch?v=p9bcCzU1wUY
Contexto
Orientações: Inicie a história "O papel que queria ser um barquinho": https://www.youtube.com/watch?v=llAm5I5v7TE.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar a capacidade que alguns materiais em se dobrar, quando submetido a forças exteriores, e não se partir. Organize os alunos em grupos de até 4 alunos(as), distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo. Prossiga com a apresentação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Distribua para cada grupo uma cópia do slide 6 e os seguintes materiais: 01 clip metálico, 01 folha de papel sulfite, 01 pedaço de mangueira e 01 lápis de madeira. Explique que nesse quadro, eles(as) deverão realizar o registro da atividade experimental. Na primeira coluna deve ser escrito o nome do material mais flexível. Enquanto que na segunda coluna deve ser demonstrado por escrito a forma como eles(as) compreenderam o conceito de flexibilidade e aplicaram aos diferentes materiais/objetos. O tempo total sugerido para o Mão na Massa é de 25 minutos
Mão na massa
Orientações: Leia as questões do slide e explique que o quadro distribuído para cada grupo é uma forma de registro das respostas a esses três questionamentos e que eles(as) deverão realizar a atividade experimental manuseando os materiais e verificando a sua capacidade de dobrar e desdobrar sem partir e preencher o quadro conforme as orientações fornecidas anteriormente no slide 6.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia para turma os resultados encontrados em cada grupo e peça para cada grupo defender a sua opinião.
Sugestão de respostas às questões:
- Entre uma folha de papel e a mangueira, o mais flexível é a folha de papel pois conseguimos dobrá-la mais facilmente que a mangueira.
- Entre a mangueira e a madeira, o mais flexível é a mangueira, é mais mole, enquanto a madeira é tenaz, mais resistente.
- Entre a madeira e um clip, o mais flexível é o clip, o material com o qual é feito (metal) é mais maleável que a madeira.
Em seguida, proponha a construção coletiva de uma resposta a questão disparadora: O que significa dizer que "a flexibilidade é uma característica do papel" e registre no quadro.
Sugestões de respostas:
Significa dizer que o papel pode ser dobrado, amassado facilmente e mesmo assim não rasga ou é partido.
Significa dizer que o papel é um material que podemos dobrar e que não parte.