12489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Planos para a escola perfeita

POR: 30/08/2018
Código: ING8_01UND05

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Planos para a escola perfeita

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a segunda parte de uma sequência de 2 planos que abordam a competência oral e as estruturas de futuro, sendo o plano 1 ING8_01UN04 . A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Caso você esteja seguindo a sequência, peça para os alunos trazerem para esta aula o discurso realizado no plano ING8_01UN04.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro as informações. Peça para que os alunos formem duplas (ou trios, dependendo do tamanho da turma) para discutir e trocar suas opiniões sobre alguns dos tópicos sugeridos. Você pode acrescentar outros exemplos mais próximos da sua realidade, caso julgue necessário. Escolha alguns alunos para compartilhar em voz alta suas visões sobre os tópicos. Você pode escrever no quadro algumas respostas citadas por eles para ajudar na construção do vocabulário.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos a opinião de outros estudantes, de séries e idades diferentes, sobre a escola perfeita para eles. Não é necessária a compreensão total do diálogo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre a percepção de escola perfeita de outras realidades.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar aos alunos. Pergunte Who is this girl? e eles devem responder She’s Jordyn/a student. Pergunte What grade is she in? e espere por Eighth grade. Explique que ela e outros alunos da University High School de Illinois nos Estados Unidos responderam como seria a escola perfeita para eles. Mostre o vídeo disponível no Youtube. Postado em 2014, o vídeo mostra alguns alunos de idades e séries diferentes da University Laboratory High School da Illinois State University respondendo à situação hipotética: se eles tivessem uma varinha mágica e criassem a escola perfeita, como ela seria (If they could wave a magic wand and create the perfect school, what would it be like?). A University Laboratory High School é uma escola sancionada pelo estado de Illinois, Estados Unidos, e associada com a universidade de Illinois. Para mais informações, você pode acessar o site oficial da instituição (http://www.uni.illinois.edu/about_uni/about_uni.shtml). Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos. Após a exibição do vídeo, pergunte What does Jordyn’s perfect school look like? e espere por algo como A school where she can grow, with online resources, a course about world cultures and diversity. Pergunte: Which answers do you like the most? e espere por opiniões como Smaller classes, more computer science classes, field trips, study whatever they want, etc. Pergunte What is the most eccentric, in your opinion? e deixe-os responder livremente. Espere por Hogwarts, teachers with magic duplicates, etc. Caso você esteja seguindo a sequência de planos, pergunte se alguma das respostas do vídeo teve alguma semelhança com o que foi falado nos discursos das eleições (Is there any similarity between the video and your speech for school elections?) e espere por respostas positivas (Yes, we suggested more field trips, por exemplo), Levante a questão If you have enough money to turn your school into the perfect school, how will you do it? e deixe-os refletir.

MATERIAL COMPLEMENTAR: a transcrição não-oficial do vídeo está disponível no arquivo Transcript.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos façam planos para transformar a escola deles o mais próximo da concepção de escola perfeita que eles têm.

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente o máximo que puderem usando as estruturas de futuro.

Orientações: Peça para que a turma se divida em quatro grupos. Caso você esteja seguindo a sequência dos planos, peça para que os grupos sejam os mesmos das chapas para eleições. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Diga que, em uma situação hipotética, a escola deles ganhou uma verba de 1 milhão de dólares para se transformar na escola perfeita: Imagine your school just won 1 million dollars to invest in becoming the perfect school. Explique que os grupos deverão discutir e listar o que desejam e o que devem adquirir para deixar a escola perfeita. Todos os integrantes devem participar da elaboração da proposta, mas apenas um membro de cada grupo deverá apresentá-la para a turma. O tempo máximo de cada apresentação deve ser de 2 minutos. Discuss and list how you would spend that money to make your school the perfect school. Everyone must participate in the discussion, but only one person will share your ideas with the group. You will have 2 minutes to speak to the class. Mostre o slide ou escreva no quadro os modelos de linguagem que eles devem usar em suas propostas e deixe-os produzir. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, peça para os representantes dos grupos apresentarem as propostas e para a turma eleger as melhores ideias. Use um cronômetro para controlar o tempo com precisão. Ao final das apresentações, diga que os grupos terão um minuto para resumir em uma palavra algo que eles esperam da escola perfeita, mas que não pode ser comprado (Say something you expect from the perfect school that can’t be bought). Escreva as palavras no quadro e peça para eles justificarem suas escolhas brevemente. Sugestão: se você quiser estender o tema “escola perfeita”, você pode usar o plano ING8_08UN02 para dar sequência às aulas.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar diferentes estruturas para fazer planos para o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Há vários textos e pesquisas que abordam o conceito de escola ideal. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa a ideia de escola perfeita para a prática oral. Exemplo desses textos é o artigo “O modelo de escola ideal: representações de estudantes e professores do IFC/Campus Camboriú”, de Sônia Regina de Souza Fernandes (http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8179_4697.pdf).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a segunda parte de uma sequência de 2 planos que abordam a competência oral e as estruturas de futuro, sendo o plano 1 ING8_01UN04 . A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Caso você esteja seguindo a sequência, peça para os alunos trazerem para esta aula o discurso realizado no plano ING8_01UN04.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro as informações. Peça para que os alunos formem duplas (ou trios, dependendo do tamanho da turma) para discutir e trocar suas opiniões sobre alguns dos tópicos sugeridos. Você pode acrescentar outros exemplos mais próximos da sua realidade, caso julgue necessário. Escolha alguns alunos para compartilhar em voz alta suas visões sobre os tópicos. Você pode escrever no quadro algumas respostas citadas por eles para ajudar na construção do vocabulário.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos a opinião de outros estudantes, de séries e idades diferentes, sobre a escola perfeita para eles. Não é necessária a compreensão total do diálogo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre a percepção de escola perfeita de outras realidades.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar aos alunos. Pergunte Who is this girl? e eles devem responder She’s Jordyn/a student. Pergunte What grade is she in? e espere por Eighth grade. Explique que ela e outros alunos da University High School de Illinois nos Estados Unidos responderam como seria a escola perfeita para eles. Mostre o vídeo disponível no Youtube. Postado em 2014, o vídeo mostra alguns alunos de idades e séries diferentes da University Laboratory High School da Illinois State University respondendo à situação hipotética: se eles tivessem uma varinha mágica e criassem a escola perfeita, como ela seria (If they could wave a magic wand and create the perfect school, what would it be like?). A University Laboratory High School é uma escola sancionada pelo estado de Illinois, Estados Unidos, e associada com a universidade de Illinois. Para mais informações, você pode acessar o site oficial da instituição (http://www.uni.illinois.edu/about_uni/about_uni.shtml). Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos. Após a exibição do vídeo, pergunte What does Jordyn’s perfect school look like? e espere por algo como A school where she can grow, with online resources, a course about world cultures and diversity. Pergunte: Which answers do you like the most? e espere por opiniões como Smaller classes, more computer science classes, field trips, study whatever they want, etc. Pergunte What is the most eccentric, in your opinion? e deixe-os responder livremente. Espere por Hogwarts, teachers with magic duplicates, etc. Caso você esteja seguindo a sequência de planos, pergunte se alguma das respostas do vídeo teve alguma semelhança com o que foi falado nos discursos das eleições (Is there any similarity between the video and your speech for school elections?) e espere por respostas positivas (Yes, we suggested more field trips, por exemplo), Levante a questão If you have enough money to turn your school into the perfect school, how will you do it? e deixe-os refletir.

MATERIAL COMPLEMENTAR: a transcrição não-oficial do vídeo está disponível no arquivo Transcript.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos façam planos para transformar a escola deles o mais próximo da concepção de escola perfeita que eles têm.

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente o máximo que puderem usando as estruturas de futuro.

Orientações: Peça para que a turma se divida em quatro grupos. Caso você esteja seguindo a sequência dos planos, peça para que os grupos sejam os mesmos das chapas para eleições. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Diga que, em uma situação hipotética, a escola deles ganhou uma verba de 1 milhão de dólares para se transformar na escola perfeita: Imagine your school just won 1 million dollars to invest in becoming the perfect school. Explique que os grupos deverão discutir e listar o que desejam e o que devem adquirir para deixar a escola perfeita. Todos os integrantes devem participar da elaboração da proposta, mas apenas um membro de cada grupo deverá apresentá-la para a turma. O tempo máximo de cada apresentação deve ser de 2 minutos. Discuss and list how you would spend that money to make your school the perfect school. Everyone must participate in the discussion, but only one person will share your ideas with the group. You will have 2 minutes to speak to the class. Mostre o slide ou escreva no quadro os modelos de linguagem que eles devem usar em suas propostas e deixe-os produzir. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, peça para os representantes dos grupos apresentarem as propostas e para a turma eleger as melhores ideias. Use um cronômetro para controlar o tempo com precisão. Ao final das apresentações, diga que os grupos terão um minuto para resumir em uma palavra algo que eles esperam da escola perfeita, mas que não pode ser comprado (Say something you expect from the perfect school that can’t be bought). Escreva as palavras no quadro e peça para eles justificarem suas escolhas brevemente. Sugestão: se você quiser estender o tema “escola perfeita”, você pode usar o plano ING8_08UN02 para dar sequência às aulas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar diferentes estruturas para fazer planos para o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Há vários textos e pesquisas que abordam o conceito de escola ideal. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa a ideia de escola perfeita para a prática oral. Exemplo desses textos é o artigo “O modelo de escola ideal: representações de estudantes e professores do IFC/Campus Camboriú”, de Sônia Regina de Souza Fernandes (http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8179_4697.pdf).

8º Ano

Contents

  1. INPUT: The video “Creating the perfect school” - https://www.youtube.com/watch?v=4NDZGFWHlZ4
  2. OUTPUT: Proposals for the perfect school.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar
do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes