12476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Aprendendo sobre blogs

POR: 30/08/2018
Código: ING6_10UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Aprendendo sobre blogs

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Os alunos deverão ter tesoura e cola para recortar os textos do output, e material de pintura (canetinha, lápis de cor) para ilustrar o texto. Para acessar os links do blog, é necessário que haja conexão com a internet. Em caso negativo, será necessário acessar o blog antecipadamente e imprimir o post. Caso precise se familiarizar com a estrutura de um blog, este link contém informações que podem lhe ajudar.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Esta atividade de warm-up tem como objetivo ativar os saberes dos alunos para a lição sobre blogs. Explique para a turma que a aula de hoje será sobre uma ferramenta online que muitos internautas usam para se comunicar. Proponha um jogo de adivinhação com os alunos. Leia a definição escrita no slide com os alunos, e veja se eles descobrem a que tipo de ferramenta online se trata. Pergunte: What is this definition about? Enfatize as palavras-chave presentes na definição, como journal, diary, experiences e hobbies. Caso não adivinhem, passe para o próximo slide e mostre o objetivo da aula, que terá a resposta correta para a definição.

OBJECTIVE <\title>

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Agora que a turma já possui a definição do que é um blog, mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you will explore a blog, read blog posts, identify the elements and create some elements of a blog post.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Analisar a estrutura do blog e um exemplo real de postagem.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que caracterizam o blog e a linguagem web utilizada pela ferramenta.

Este é um print do template de um blog chamado “The Adventures of Betsy Lou”, criado em 2014 por Betsy Lou, uma menina inglesa de 8 anos. O blog pode ser acessado neste link, e conta um pouco da vida e atividades diárias da estudante.

Orientações:

(10 minutos para este slide) Apresente o slide e explique que esta é a estrutura básica de um blog. Caso possua recursos, forneça o link do blog aos alunos e peça que acessem a página. Pergunte aos alunos: If you had a blog, what would you write about?. Os alunos darão respostas baseadas em seus gostos pessoais. Em seguida, volte para o slide e diga que este layout é de um blog real, escrito por uma criança. Conte aos alunos quem é Betsy Lou, e diga que a menina criou o blog para contar um pouco de sua vida.

Explique aos alunos que eles devem se concentrar na estrutura do blog. Pergunte: What is the title of the blog?. Os alunos devem responder The adventures of Betsy Lou. Explique que o título de um blog é como o título de um texto, ou seja, deve representar o assunto ao qual o blog se refere. Sendo assim, pergunte: What is this blog about? . Os alunos devem responder: about Betsy Lou/ Betsy Lou’s adventures.

Analise junto com os alunos as diferentes partes. Pergunte: What are the colors of the blog? Os alunos devem responder white and pink. Pergunte: Who chose these colors for the blog?. Os alunos devem responder Betsy Lou. Explique, então, que um blog é uma plataforma totalmente customizável, e que ele deve ser um cantinho na web que reflete a personalidade do dono. Pergunte: What colors would you choose for your blog? e ouça as diferentes respostas que surgirem. Explique que alguns cuidados devem ser tomados na hora de criar um blog.

No caso das cores, imaginando que algum aluno diga que gostaria que o blog fosse todo preto, por exemplo, explique que a leitura seria um pouco difícil, pois o fundo preto com letras brancas causa cansaço na vista. Explique que o contraste entre letras e fundo é importante, mas que cores suaves facilitam a leitura.

Mostre as fotos no cabeçalho e pergunte: Do you know the name of this part?. Os alunos devem responder “header”. Explique aos alunos que ele é o cartão de visitas de um blog, a primeira coisa que o visitante percebe. Por isso, ele deve ser bonito e, principalmente, relevante. Analise o header do slide com eles. Pergunte: What did Betsy Lou choose for the header?. Os alunos devem responder her pictures/ personal pictures.

Mostre a barra onde lê-se home, about me, poems, contact me. Explique aos alunos que um blog pode ser divididos em seções (sections) ou páginas (pages), e que elas servem para contar um pouco mais sobre a pessoa que escreve o blog e para deixar a informação mais acessível. Pergunte se eles entendem qual a função de cada seção, com perguntas como: What is this section for?. Explique que home é a página principal do blog, about me é uma breve biografia sobre a autora, poems são os poemas que Betsy Lou escreve e contact me é onde ela deixa seu e-mail para se conectar com os visitantes.

Mostre a barra lateral (sidebar), e explique que ali é o lugar perfeito para agregar vários tipos de informação. Pergunte aos alunos: What kind of information do you think is important to give? Os alunos devem responder algo como links, old posts. Mostre a lupa e caixa de pesquisa (search box). Pergunte: What is this box for?. Os alunos deverão responder to search for posts. Pergunte: What can we write to search for posts? Os alunos devem responder algo simples como words ou sentences/phrases. Explique que a caixa de pesquisa é mais um recurso que visa facilitar a busca por termos específicos, e que podemos usar keywords (palavras-chave) para procurar uma informação.

Logo abaixo da search box, há duas imagens, chamadas social web links. Explique rapidamente que um blog pode fazer parte de uma comunidade, participar de concursos ou ter blogs parceiros, e que estes podem criar selos para mostrar suas conexões. No caso de Betsy Lou, ela é membro do Kids Blog Club, um grupo para crianças donas de blogs, que trocam parcerias e vendem espaço em seu blog para também ganhar dinheiro. Pergunte: Do you know any bloggers who are very popular? Caso os alunos conheçam algum blogueiro famoso, explique que eles podem ganhar muito dinheiro apenas fazendo a divulgação de produtos ou cedendo espaço em seus blogs para propagandas.

Mostre o item a seguir (followers). Aponte para os thumbnails e pergunte: who are these people? Os alunos responderão: followers. Pergunte: what does following mean?. Os alunos devem responder que a follower gets a message when new content is posted. Explique que qualquer visitante pode clicar no botão follow, e ele receberá uma notificação sempre que o conteúdo do blog for atualizado.

Mostre o item logo abaixo (blog archive) e pergunte: What do these dates represent?. Os alunos devem responder: The dates she published posts. Explique que, diferente de um portal de notícias, que coloca os artigos de maior importância na pagina inicial, os posts de um blog seguem uma ordem cronológica, ou seja, os mais recentes aparecem primeiro. Assim, os posts antigos vão sendo “empurrados” para as páginas seguintes, e podem se perder no meio do conteúdo. Por isso, outro mecanismo de busca dos blogs é o agrupamento por datas. Assim, mesmo que o navegante não lembre de nenhuma palavra contida no post, ele pode encontrá-lo mais facilmente se souber quando foi postado.

O último item do sidebar é o Other Kids With Blogs. Explique que este é o local o blogueiro divulga os links de sites interessantes, ou de parceiros do seu blog. No caso de Betsy Lou, mostre que ela escolheu links de blogs pertencentes a outras crianças. Ressalte que este é um tipo de “favor mútuo”, e os blogs citados por ela devem ter também um link para o seu.

Abaixo do post, há o item You might also like. Explique aos alunos que se trata de outros textos do próprio site de Betsy com temáticas parecidas, que também utilizam as palavras-chave (keywords) para se conectarem.

  • MATERIAL COMPLEMENTAR:

-Caso você não possua computador em sua sala de aula, você pode imprimir este slide em tamanho grande para expor no quadro, ou em uma folha de papel para distribuir entre os alunos. O worksheet com o template do blog pode ser encontrado aqui (a primeira página).

-Caso deseje explorar outros blogs escritos por crianças, seguem alguns links:

Propósito: Analisar o post para identificar os elementos e características que compõem um blog post.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar o gênero textual e as características de um blog post para replicá-las no output.

Orientações:

Esta imagem é para a análise de um post específico do site The Adventures of Betsy Lou, que pode ser acessado aqui.

Acesse o blog e projete o texto para os alunos. Caso não haja conexão, você pode imprimir previamente o texto ou salvá-lo para mostrar em sala.

Foque a atenção dos alunos a uma das postagens de Betsy Lou (procure o post My Build a Bear - Princess Sugar from Friday, April 10, 2015). Neste slide, você deve se certificar de que os alunos compreendam como se faz um post para blogs, e que tipo de texto pode ser encontrado.

Entregue o worksheet (que pode ser encontrado neste link) para os alunos. Peça que leiam o título do post (My Build a Bear- Princess Sugar). Pergunte se conhecem a franquia Build-a-Bear (Do you know Build-a-Bear?). Caso não conheçam, explique que é uma empresa que permite que o comprador customize seu próprio bichinho de pelúcia (stuffed animal). Mostre as fotos que acompanham o texto no slide e pergunte: What do you see in the pictures? Os alunos devem responder: Betsy Lou and a pink bear. Pergunte: What’s the name of the bear?. Os alunos devem responder: Princess Sugar.

Peça que os alunos leiam o texto em silêncio uma vez. Na segunda vez, leia em voz alta com eles. As perguntas do questionário foram feitas para ajudar na compreensão do texto por parte dos alunos. Você pode resolvê-las coletivamente ou, caso os alunos já estejam em um nível mais avançado, pode pedir que resolvam sozinhos ou em pares. Neste caso, encoraje-os a usar respostas completas. As perguntas são:

  • What is the post about?
  • When did Betsy Lou go to Build-a-Bear?
  • What song did she choose for her bear to play?
  • What is the name of Betsy Lou’s bear?
  • Describe Betsy Lou’s bear

Você pode acrescentar outras perguntas, como What else did she buy for her bear?, e os alunos responderão brushes and special bags. O objetivo é fazer com que compreendam que o texto descreve uma atividade na vida da blogueira. Caso tenha tempo, você também pode explicar que, embora o urso seja um objeto inanimado e, de acordo com a gramática da língua inglesa, seu pronome seja it, para Betsy Lou, Princess Sugar é uma amiga e, por isso, a blogueira usa o pronome she para se referir a ela.

  • MATERIAL COMPLEMENTAR:

-As respostas do questionário podem ser encontradas aqui.

-Caso você não possua computador em sua sala de aula, você pode imprimir o blog post em tamanho grande para expor no quadro-negro, ou em uma folha de papel para distribuir entre os alunos e anotar as perguntas do worksheet no quadro.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Colocar em prática os saberes aprendidos sobre a criação de um post para um blog.

Expectativa: Que os alunos identifiquem o assunto de um blog post fictício e criem os itens (title, image e keywords) corretamente para completar o post.

Orientações:

Diga aos alunos que agora é a vez deles criarem um post para um blog. Apresente o slide e explique que este se trata de um layout básico de uma postagem. Caso perguntem, explique rapidamente que a barra abaixo do título do post é onde o texto é formatado, onde as imagens, citações, links e vídeos são inseridos, etc.

Entregue o handout com um post simples sobre uma criança que ganhou um novo par de tênis (que pode ser encontrado aqui). Divida a turma em pares, e dê as seguintes instruções:

  • Leiam o texto e identifiquem o assunto. Read the blog post and identify the main topic: what it is about? Os alunos devem responder algo como tennis shoes/ their new shoes (Certifique-se de que os alunos entendem o vocabulário e conseguem identificar sobre o que o texto fala).
  • Depois, recortem o texto e colem-no no template, logo abaixo do retângulo preto. Cut the blog post and paste it on the template under the black rectangle.
  • Em seguida, escolham um título que sintetize o assunto do post e escrevam no campo ao lado da palavra Post. Write a title for this blog post next to the word Post. Os alunos devem escrever algo relacionado a shoes / new shoes/ tennis shoes.
  • Criem três keywords para que os internautas encontrem com facilidade o post, e escrevam-las no campo Labels. Create three keywords so that others can find the blog post and write them in Labels. Os alunos devem escrever algo como shoes / tennis shoes/ sparkly shoes/ glitter shoes.

Reforce que o título deve resumir o post, que o desenho deve estar relacionado ao conteúdo (eles podem desenhar os pares de tênis nas cores fornecidas, por exemplo), e que as keywords podem ser palavras do próprio texto, que ajudem a identificá-lo em uma busca.

  • MATERIAL COMPLEMENTAR:

Caso haja tempo, ou caso você pretenda explorar o assunto em uma próxima aula, você pode sugerir que a turma crie um blog coletivo. Comece fazendo sua inscrição em um site hospedeiro, como o Blogger, Wordpress, etc, e vá decidindo com a turma os detalhes do projeto: nome do blog, assunto do qual vão tratar, esquema de cores, imagens que irão utilizar etc.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

6º ano

Contents

  1. INPUT: Blog template and blog post (The Adventures of Betsy Lou)
  2. OUTPUT: Students produce the key elements (image, title and keywords) of a blog post according to a previously given text

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa



Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes