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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Aproxima mas nem tanto

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Calcular os valores aproximados de raízes não exatas.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo do plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Calcular os valores aproximados de raízes não exatas.

Conceito-chave

Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais através de valores aproximados.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Esclarecer os objetivos aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

Aquecendo a fatoração select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Analisar o intervalo que contém raízes não exatas.

Orientação: tratando-se de uma revisão, mostre aos alunos a ideia de se resolver através de intervalos de valores.

Discuta com a turma:

  • Como encontrar os intervalos usando raízes exatas.
  • Quais são as raízes exatas com valor menor ou maior que a raiz desejada.
  • Como isso poderia ser representado na reta numerada?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aprendendo valor aproximado select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Problematizar a questão de valores aproximados de raízes não exatas.

Orientação: Investigar as diferentes situações que podem ocorrer, por exemplo, como os lados poderiam ser obtidos através das informações dadas. Isso será útil para perceber os padrões relacionados à atividade.

Discuta com a turma:

  • Como os alunos podem descobrir a largura do apartamento?
  • Há diferentes formas de medir o apartamento? Por exemplo, seria possível medir raízes não exatas com a régua?
  • Termine enfatizando que alguns radicais não teriam medida exata com régua.

Percepção da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 segundos.

Propósito: Sinalizar aos estudantes que o momento de discussão das soluções será iniciado.

Orientação: Leia para a turma com entusiasmo.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível termos várias soluções para esse problema?

1ª Parte da Resolução da atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto e 30 segundos.

Propósito: Iniciar a solução da atividade principal.

Orientação: Mostre aos estudantes uma primeira forma de resolução. Discuta rapidamente que é interessante verificar primeiro as características de cada cômodo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos utilizar as informações obtidas?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Explicação da localização das raízes não exatas na reta numerada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Rever o conceito de raízes não exatas na reta numerada.

Orientação: Mostre aos estudantes que o critério neste caso leva em consideração que se está falando da mesma reta com uma representação diferente.

Discuta com a turma:

  • Como podemos comparar as duas retas?

2ª Parte da resolução da atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Fazer a correlação entre o problema proposta e a reta numerada.

Orientação: Mostre aos estudantes que a análise pode ser feita para cada radical.

Discuta com a turma:

  • Como expressar o radical através de valores aproximados?

3ª Parte da resolução da atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Continuar a resolução da atividade principal.

Orientação: Destaque aos alunos que é possível realizar a atividade sabendo as raízes exatas mentalmente. Ressalte que este processo torna-se facilitado conforme o estudante se familiarizar com as raízes.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular raízes não exatas?
  • Explique que a diferença ficou maior pois o número de divisões feitas entre as medidas foi menor. Quanto mais divisões, como nos casos do Quarto 2 e Quarto 3, a aproximação foi melhor.

Encerramento da resolução da atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Concluir a resolução da atividade principal.

Orientação: Destaque aos alunos, no exercício (c), como os radicais são diferentes, pode mantê-los. No caso do (d), por serem radicais iguais, pode somá-los ou subtraí-los.

Discuta com a turma:

  • Com o que podemos comparar a soma de radicais diferentes?
  • Com o que podemos comparar subtração de radicais iguais?

Sistematizando os conhecimentos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos em aula.

Orientação: Discuta com a sala os principais tópicos, pedindo aos alunos citarem exemplos quando for possível.

Discuta com a turma:

  • Poderia citar um exemplo de uma raiz não exata? Qual seu valor aproximado?
  • Como realizamos a soma e subtração com raízes aproximadas?
  • Para que serve a aproximação?

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Discuta com a sala os principais tópicos, pedindo aos alunos citarem exemplos quando for possível.

Propósito: Finalizar a aula retomando a importância do conceito estudado.

Discuta com a turma:

  • Onde poderia ser aplicado a aproximação de raízes não exatas?

Raio-X do Plano de Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Exponha aos alunos o problema. Eles terão de utilizar os conceitos aprendidos em sala. Diga que podem utilizar a ideia da reta numerada para resolver.

Discuta com a turma:

  • Raízes exatas e intervalos.
  • Valor aproximado de raízes não exatas.
  • Adição e subtração de raízes não exatas.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Esclarecer os objetivos aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

    Objetivos específicos

    Calcular os valores aproximados de raízes não exatas.

    Conceito-chave

    Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais através de valores aproximados.

    Recursos necessários

    Lousa

    Impressão das atividades

    Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Analisar o intervalo que contém raízes não exatas.

Orientação: tratando-se de uma revisão, mostre aos alunos a ideia de se resolver através de intervalos de valores.

Discuta com a turma:

  • Como encontrar os intervalos usando raízes exatas.
  • Quais são as raízes exatas com valor menor ou maior que a raiz desejada.
  • Como isso poderia ser representado na reta numerada?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Problematizar a questão de valores aproximados de raízes não exatas.

Orientação: Investigar as diferentes situações que podem ocorrer, por exemplo, como os lados poderiam ser obtidos através das informações dadas. Isso será útil para perceber os padrões relacionados à atividade.

Discuta com a turma:

  • Como os alunos podem descobrir a largura do apartamento?
  • Há diferentes formas de medir o apartamento? Por exemplo, seria possível medir raízes não exatas com a régua?
  • Termine enfatizando que alguns radicais não teriam medida exata com régua.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 segundos.

Propósito: Sinalizar aos estudantes que o momento de discussão das soluções será iniciado.

Orientação: Leia para a turma com entusiasmo.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível termos várias soluções para esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto e 30 segundos.

Propósito: Iniciar a solução da atividade principal.

Orientação: Mostre aos estudantes uma primeira forma de resolução. Discuta rapidamente que é interessante verificar primeiro as características de cada cômodo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos utilizar as informações obtidas?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Rever o conceito de raízes não exatas na reta numerada.

Orientação: Mostre aos estudantes que o critério neste caso leva em consideração que se está falando da mesma reta com uma representação diferente.

Discuta com a turma:

  • Como podemos comparar as duas retas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Fazer a correlação entre o problema proposta e a reta numerada.

Orientação: Mostre aos estudantes que a análise pode ser feita para cada radical.

Discuta com a turma:

  • Como expressar o radical através de valores aproximados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Continuar a resolução da atividade principal.

Orientação: Destaque aos alunos que é possível realizar a atividade sabendo as raízes exatas mentalmente. Ressalte que este processo torna-se facilitado conforme o estudante se familiarizar com as raízes.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular raízes não exatas?
  • Explique que a diferença ficou maior pois o número de divisões feitas entre as medidas foi menor. Quanto mais divisões, como nos casos do Quarto 2 e Quarto 3, a aproximação foi melhor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Concluir a resolução da atividade principal.

Orientação: Destaque aos alunos, no exercício (c), como os radicais são diferentes, pode mantê-los. No caso do (d), por serem radicais iguais, pode somá-los ou subtraí-los.

Discuta com a turma:

  • Com o que podemos comparar a soma de radicais diferentes?
  • Com o que podemos comparar subtração de radicais iguais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos em aula.

Orientação: Discuta com a sala os principais tópicos, pedindo aos alunos citarem exemplos quando for possível.

Discuta com a turma:

  • Poderia citar um exemplo de uma raiz não exata? Qual seu valor aproximado?
  • Como realizamos a soma e subtração com raízes aproximadas?
  • Para que serve a aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Discuta com a sala os principais tópicos, pedindo aos alunos citarem exemplos quando for possível.

Propósito: Finalizar a aula retomando a importância do conceito estudado.

Discuta com a turma:

  • Onde poderia ser aplicado a aproximação de raízes não exatas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Exponha aos alunos o problema. Eles terão de utilizar os conceitos aprendidos em sala. Diga que podem utilizar a ideia da reta numerada para resolver.

Discuta com a turma:

  • Raízes exatas e intervalos.
  • Valor aproximado de raízes não exatas.
  • Adição e subtração de raízes não exatas.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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