Objetivo do plano
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF09MA03 - Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.
Objetivos específicos
Aplicar o conceito de soma e subtração com radicais em problemas envolvendo lados e áreas de quadrados.
Conceito-chave
Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais.
Recursos necessários
Lousa
Impressão das atividades
Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.
Discuta com a turma:
- O objetivo da aula
Retomando adição e subtração com radicais
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Resolver expressões numéricas com radicais verificando as propriedades de adição e subtração com raízes exatas e não exatas. Ao realizar a parte de sintetizar o passo-a-passo, ande pela sala verificando as produções dos alunos. Acesse o arquivo da resolução do aquecimento.
Propósito: Rever os conceitos de soma e subtração com radicais.
Discuta com a turma:
- Verificar as situações e como aplicar a fatoração.
- Analisar as propriedades de soma e subtração com radicais.
Aplicando a operação com radicais num problema
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Forneça aos alunos o problema. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para descobrirem os lados faltantes. Ande pela sala fornecendo dicas.
Propósito: Alunos relacionarem os lados dos quadrados segundo as informações fornecidas no enunciado da atividade.
Discuta com a turma:
- Como é possível encontrar o lado de um quadrado dada sua área?
- Quais são os três primeiros primos?
- Como pode ser descoberto um lado conhecendo os demais?
Aplicando a operação com radicais num problema - Perguntas
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Faça as perguntas aos alunos. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para utilizarem os conceitos aprendidos. Ande pela sala fornecendo dicas.
Propósito: Responder às perguntas realizadas nesse slide usando as informações dadas no enunciado.
Discuta com a turma:
- Temos algumas informações. Como podemos relacioná-las?
- Que operações precisaremos para resolver este problema?
- É preciso colocar as caixas em ordem?
1º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o enunciado para os estudantes para que eles possam perceber os detalhes. Caso sinta necessidade,
peça para os alunos grifarem as informações importantes.
Propósito: Iniciar a resolução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Dada uma área, como encontramos o lado de um quadrado?
- Como fazemos para simplificar radicais?
- O que são números primos?
2º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça que os alunos façam marcações em suas imagens. Pergunte se perceberam a relação entre as medidas dos lados dos quadrados.
Propósito: Perceber as características através análise de imagem.
Discuta com a turma:
- Quais informações podemos obter da imagem?
- Quais quadrados já conhecemos o valor do lado?
3º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Pergunte se os alunos conseguiram decifrar os enigmas. Explique as partes e indique na figura onde se localizam os valores.
Propósito: Obter mais informações utilizando os dados fornecidos no exercício.
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir o lado do quadrado verde claro?
- Como achamos a metade de números com raízes?
- Como igualamos números com raízes?
4º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia claramente as perguntas e peça aos alunos localizarem estes quadrados na figura. Questione se conseguiram resolver e então comente a solução.
Propósito: Responder as perguntas da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Como fazemos somas com radicais diferentes?
- Como funciona a subtração?
- Como ficam as representações das respostas?
5º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia a questão e pergunte se os alunos compreenderam o enunciado. Mostre que a barra será para auxiliar na visualização do problema. Discuta a solução.
Propósito: Continuar na resolução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Como podemos organizar as informações?
- Quais radicais podemos somar?
6º Parte resolução atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Releia a pergunta com os alunos. Mostre a figura para ilustrar o problema. Discuta a solução.
Propósito: Finalizar a resolução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- O que podemos fazer para não se perder ao operar radicais?
Pensando e organizando o pensamento
Tempo sugerido: 15 segundos.
Orientação: Leia com os alunos.
Propósito: Sinalizar aos estudantes que o próximo momento será para sintetizar os conhecimentos aprendidos.
Quadro de encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos o quadro. Pergunte se alguém teria mais alguma observação.
Propósito: Sintetizar várias formas de pensar para o aluno.
Propósito: Sintetizar as ideias da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos nos organizar com os radicais?
- O que não podemos fazer?
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça aos alunos utilizarem os padrões percebidos em aula para resolver esta atividade.
Propósito: Avaliar os conhecimentos que o aluno aprendeu em aula.
Discuta com a turma:
- Raízes exatas e não exatas.
- Somas de raízes
Instigando o estudante para a próxima aula
Tempo sugerido: 15 segundos.
Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes.
Propósito: Fazer problematização para as próximas aulas.
Discuta com a turma:
- O que acharam da soma e da subtração de radicais?
- Como fazer quando há números quadrados nas raízes?
- Existem valores numéricos para raízes não exatas?