9706
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - O grande problema de juntar quadrados

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Aplicar o conceito de soma e subtração com radicais em problemas envolvendo lados e áreas de quadrados.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo do plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Aplicar o  conceito de soma e subtração com radicais em problemas envolvendo lados e áreas de quadrados.

Conceito-chave

Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

Retomando adição e subtração com radicais select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Resolver expressões numéricas com radicais verificando as propriedades de adição e subtração com raízes exatas e não exatas. Ao realizar a parte de sintetizar o passo-a-passo, ande pela sala verificando as produções dos alunos. Acesse o arquivo da resolução do aquecimento.

Propósito: Rever os conceitos de soma e subtração com radicais.

Discuta com a turma:

  • Verificar as situações e como aplicar a fatoração.
  • Analisar as propriedades de soma e subtração com radicais.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aplicando a operação com radicais num problema select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Forneça aos alunos o problema. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para descobrirem os lados faltantes. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Alunos relacionarem os lados dos quadrados segundo as informações fornecidas no enunciado da atividade.

Discuta com a turma:

  • Como é possível encontrar o lado de um quadrado dada sua área?
  • Quais são os três primeiros primos?
  • Como pode ser descoberto um lado conhecendo os demais?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Aplicando a operação com radicais num problema - Perguntas select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Faça as perguntas aos alunos. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para utilizarem os conceitos aprendidos. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Responder às perguntas realizadas nesse slide usando as informações dadas no enunciado.

Discuta com a turma:

  • Temos algumas informações. Como podemos relacioná-las?
  • Que operações precisaremos para resolver este problema?
  • É preciso colocar as caixas em ordem?

1º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o enunciado para os estudantes para que eles possam perceber os detalhes. Caso sinta necessidade,

peça para os alunos grifarem as informações importantes.

Propósito: Iniciar a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Dada uma área, como encontramos o lado de um quadrado?
  • Como fazemos para simplificar radicais?
  • O que são números primos?

2º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça que os alunos façam marcações em suas imagens. Pergunte se perceberam a relação entre as medidas dos lados dos quadrados.

Propósito: Perceber as características através análise de imagem.

Discuta com a turma:

  • Quais informações podemos obter da imagem?
  • Quais quadrados já conhecemos o valor do lado?

3º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Pergunte se os alunos conseguiram decifrar os enigmas. Explique as partes e indique na figura onde se localizam os valores.

Propósito: Obter mais informações utilizando os dados fornecidos no exercício.

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir o lado do quadrado verde claro?
  • Como achamos a metade de números com raízes?
  • Como igualamos números com raízes?

4º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia claramente as perguntas e peça aos alunos localizarem estes quadrados na figura. Questione se conseguiram resolver e então comente a solução.

Propósito: Responder as perguntas da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como fazemos somas com radicais diferentes?
  • Como funciona a subtração?
  • Como ficam as representações das respostas?

5º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia a questão e pergunte se os alunos compreenderam o enunciado. Mostre que a barra será para auxiliar na visualização do problema. Discuta a solução.

Propósito: Continuar na resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como podemos organizar as informações?
  • Quais radicais podemos somar?

6º Parte resolução atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Releia a pergunta com os alunos. Mostre a figura para ilustrar o problema. Discuta a solução.

Propósito: Finalizar a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que podemos fazer para não se perder ao operar radicais?

Pensando e organizando o pensamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Orientação: Leia com os alunos.

Propósito: Sinalizar aos estudantes que o próximo momento será para sintetizar os conhecimentos aprendidos.

Quadro de encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos o quadro. Pergunte se alguém teria mais alguma observação.

Propósito: Sintetizar várias formas de pensar para o aluno.

Propósito: Sintetizar as ideias da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos nos organizar com os radicais?
  • O que não podemos fazer?

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça aos alunos utilizarem os padrões percebidos em aula para resolver esta atividade.

Propósito: Avaliar os conhecimentos que o aluno aprendeu em aula.

Discuta com a turma:

  • Raízes exatas e não exatas.
  • Somas de raízes

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Instigando o estudante para a próxima aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes.

Propósito: Fazer problematização para as próximas aulas.

Discuta com a turma:

  • O que acharam da soma e da subtração de radicais?
  • Como fazer quando há números quadrados nas raízes?
  • Existem valores numéricos para raízes não exatas?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Aplicar o  conceito de soma e subtração com radicais em problemas envolvendo lados e áreas de quadrados.

Conceito-chave

Aplicação de soma e subtração envolvendo radicais.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Resolver expressões numéricas com radicais verificando as propriedades de adição e subtração com raízes exatas e não exatas. Ao realizar a parte de sintetizar o passo-a-passo, ande pela sala verificando as produções dos alunos. Acesse o arquivo da resolução do aquecimento.

Propósito: Rever os conceitos de soma e subtração com radicais.

Discuta com a turma:

  • Verificar as situações e como aplicar a fatoração.
  • Analisar as propriedades de soma e subtração com radicais.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Forneça aos alunos o problema. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para descobrirem os lados faltantes. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Alunos relacionarem os lados dos quadrados segundo as informações fornecidas no enunciado da atividade.

Discuta com a turma:

  • Como é possível encontrar o lado de um quadrado dada sua área?
  • Quais são os três primeiros primos?
  • Como pode ser descoberto um lado conhecendo os demais?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Faça as perguntas aos alunos. Deixe os alunos explorarem as informações presentes. Diga para utilizarem os conceitos aprendidos. Ande pela sala fornecendo dicas.

Propósito: Responder às perguntas realizadas nesse slide usando as informações dadas no enunciado.

Discuta com a turma:

  • Temos algumas informações. Como podemos relacioná-las?
  • Que operações precisaremos para resolver este problema?
  • É preciso colocar as caixas em ordem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o enunciado para os estudantes para que eles possam perceber os detalhes. Caso sinta necessidade,

peça para os alunos grifarem as informações importantes.

Propósito: Iniciar a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Dada uma área, como encontramos o lado de um quadrado?
  • Como fazemos para simplificar radicais?
  • O que são números primos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça que os alunos façam marcações em suas imagens. Pergunte se perceberam a relação entre as medidas dos lados dos quadrados.

Propósito: Perceber as características através análise de imagem.

Discuta com a turma:

  • Quais informações podemos obter da imagem?
  • Quais quadrados já conhecemos o valor do lado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Pergunte se os alunos conseguiram decifrar os enigmas. Explique as partes e indique na figura onde se localizam os valores.

Propósito: Obter mais informações utilizando os dados fornecidos no exercício.

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir o lado do quadrado verde claro?
  • Como achamos a metade de números com raízes?
  • Como igualamos números com raízes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia claramente as perguntas e peça aos alunos localizarem estes quadrados na figura. Questione se conseguiram resolver e então comente a solução.

Propósito: Responder as perguntas da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como fazemos somas com radicais diferentes?
  • Como funciona a subtração?
  • Como ficam as representações das respostas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia a questão e pergunte se os alunos compreenderam o enunciado. Mostre que a barra será para auxiliar na visualização do problema. Discuta a solução.

Propósito: Continuar na resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Como podemos organizar as informações?
  • Quais radicais podemos somar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Releia a pergunta com os alunos. Mostre a figura para ilustrar o problema. Discuta a solução.

Propósito: Finalizar a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que podemos fazer para não se perder ao operar radicais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Orientação: Leia com os alunos.

Propósito: Sinalizar aos estudantes que o próximo momento será para sintetizar os conhecimentos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos o quadro. Pergunte se alguém teria mais alguma observação.

Propósito: Sintetizar várias formas de pensar para o aluno.

Propósito: Sintetizar as ideias da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos nos organizar com os radicais?
  • O que não podemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça aos alunos utilizarem os padrões percebidos em aula para resolver esta atividade.

Propósito: Avaliar os conhecimentos que o aluno aprendeu em aula.

Discuta com a turma:

  • Raízes exatas e não exatas.
  • Somas de raízes

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 segundos.

Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes.

Propósito: Fazer problematização para as próximas aulas.

Discuta com a turma:

  • O que acharam da soma e da subtração de radicais?
  • Como fazer quando há números quadrados nas raízes?
  • Existem valores numéricos para raízes não exatas?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano