Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência sobre a produção e o descarte de resíduos (CI5_04ME01, CI5_04ME02, CI5_04ME03, CI5_04ME04). Nesta aula, o estudante encontrará subsídios para compreender a diferença entre reciclar e reaproveitar uma embalagem, pois são ações distintas e muito confundidas. Conhecerá também formas de fazer o reaproveitamento de forma que evite que aquela embalagem se torne mais um resíduo descartado, muitas vezes de maneira incorreta; alerta para o cuidado que devemos ter ao tentar reaproveitar uma embalagem e produzir lixo, pois ao misturar com cola e outros materiais, acaba por não ter mais utilidade.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula, disponibilize objetos confeccionados com o reaproveitamento de algum resíduo (pneus, pallets, garrafa pet, embalagens diversas) e objetos obtidos com a reciclagem (papel reciclado, mangueira de jardim, frascos para produtos de limpeza, tecidos, calçados, entre outros). Caso não tenha os objetos de materiais reciclados, pode disponibilizar imagens impressas, disponíveis aqui. Para mais informações sobre a reciclagem de materiais plásticos, acesse: https://bit.ly/2lbRZZP e http://www.ecosimple.com.br/.
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Pergunte às crianças o que elas sabem sobre o tema. Pode ser registrado, nesse momento, as hipóteses. Para isso, pergunte “O que é reutilizar um material? E reciclar, o que significa?”. Este momento é possível que fiquem confusos, sem saber o que diferencia as duas atividades. Explique que ao longo da aula as respostas chegarão e que muitas pessoas utilizam os termos erroneamente. Para boa condução da aula é importante ter clareza em relação ao conceito de reciclagem e reaproveitamento, pois é muito comum confundir os termos. Por exemplo, ao transformar um pneu num banco foi feito o reaproveitamento de um objeto que seria descartado, pois sua função original já se cumpriu, enquanto que reciclar envolve processo de transformação química e física. Os plásticos, por exemplo, são triturados e derretidos para tomar novo formato e utilização (https://bit.ly/2lbRZZP). Os estudantes chegarão a essas conclusões ao final da aula, não explique ainda. Sugerimos assitir ao vídeo que mostra uma usina de reciclagem na Região Metropolitana de Curitiba: https://bit.ly/2yj0tIa.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça a uma criança que leia a manchete da reportagem. Pergunte à turma se também carregam esse mesmo sentimento. Conversem sobre o que é necessário fazer para que a reciclagem aconteça. Pergunte se na casa dessas crianças existe o hábito de separação dos resíduos produzidos, se existe coleta seletiva no local onde moram. A dúvida expressa na manchete da reportagem é bastante comum, poucas pessoas têm conhecimentos mínimos sobre o tema. Acesse aqui para ver reportagem completa. Informações sobre os primeiros passos para a reciclagem: https://bit.ly/2yhwkZC.
Transformação do plástico em combustível: https://bit.ly/2t8Rfcz.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça a uma criança que leia a questão. Verifique se alguém arrisca um palpite. Atualmente, no Brasil, cerca de 98% das latinhas serão encaminhadas para a reciclagem, elas têm valor mais alto entre os produtos coletados, em alguns lugares chega perto de R$4,00 o quilograma (https://bit.ly/2LWiHRL). É possível acessar os dados sobre a reciclagem de latinhas no Brasil, com gráfico que mostra a reciclagem em diversos países, disponível em: https://bit.ly/2LZ24F4.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Disponibilize objetos confeccionados a partir de reutilização de materiais e alguns obtidos com a reciclagem (caso não os tenha disponíveis, forneça imagens impressas), deixe tudo agrupado no centro da sala e os estudantes, organizados em duplas ou trios, devem separá-los em dois grupos, seguindo algum critério. Ao término da separação, pergunte se alguém acha que deve mudar algum objeto de grupo, justificando. Quando todos tiverem feito as mudanças e não apontarem mais mudanças de grupo, questione qual o critério final de separação que utilizaram. Provavelmente definirão os grupos como “Objetos feitos a mão, com reutilização” ou “Artesanato com reaproveitamento” e “Produtos industrializados confeccionados utilizando como matéria prima outro objeto” ou algo nesse sentido.
Permita que discutam e concluam que a reciclagem é a atividade que obtém um objeto utilizando outro como matéria prima, envolvendo processo químico de derretimento, dilaceramento, trituração, enquanto que a reutilização é a transformação de um objeto em outro, mudando o formato com recorte, colagem, pregando, pintando, etc. Peça que façam registro coletivo das conclusões no caderno ou em cartazes coletivos. Retome as hipóteses iniciais da aula e verifique se ainda restou dúvidas.
Pergunte: “Por que é importante reciclar e reutilizar embalagens e materiais?”. Ouça as opiniões dos alunos e comente que existe um mercado muito promissor nessa área, muitas profissões surgirão nesse ramo de atividade para dar solução ao problema do espaço para tantos resíduos descartados e transformá-los em novas embalagens e objetos, gerando renda e protegendo a natureza, pois reduz a quantidade de matéria-prima extraída do ambiente, como a bauxita para as latinhas de alumínio, e o petróleo para o plástico.
Exemplos de reutilização:
Uso de containers na construção (https://www.containersa.com.br/2013/08/10-casas-container-de-ate-30-m-cidade.html);
Caixas de leite também utilizadas em construção (https://novaescola.org.br/conteudo/11792/como-construir-uma-biblioteca-sustentavel-na-escola);
Reutilização de pallets (https://goo.gl/JQS4Sg);
Reutilização de pneus (https://goo.gl/3BAzA3);
Reciclagem de garrafa pet para obtenção de tecidos (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgjKcAD/desenvolvimento-sustentavel-a-industria-textil?part=3);
Garrafa pet que vira lâmpada (http://blog.construbasico.com.br/faca-voce-mesmo-como-fazer-uma-lampada-natural/).