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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a quarta aula, e pressupõe que o conceito de atmosfera e outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos anteriormente.

A pressão atmosférica é uma das várias propriedades do ar. Ela será a única trabalhada neste plano. Usando um experimento simples, os alunos poderão ver como a pressão atmosférica influencia no cotidiano deles. Os conceitos formais de pressão e pressão atmosférica serão trabalhados na parte de sintetização.

Para mais informações, acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4intro.html e https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4-1.html

Materiais necessários para a aula: desentupidor de pia, atividade para impressão, copos com água, canudos, tesoura.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:

  • O que é pressão?

Respostas esperadas são: “quando a gente faz força” ou “quando você aperta algo”. Então pergunte:

  • A atmosfera exerce força sobre vocês?

Respostas esperadas são: “Não faz força” ou “Eu não sinto nada”.

Lembre-se de não dar a resposta para as perguntas neste momento.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Fale para os alunos lerem o slide. Espere 2 minutos.

Mostre o video deste link para os alunos https://www.youtube.com/watch?v=fguD27Q2ijg, ele simula a experiência de Guericke. O vídeo é em inglês, então você pode deixar sem som, se preferir. Se não for possível mostrar o vídeo, você pode fazer a simulação em sala com dois desentupidores de pia. Mesmo que não seja possível fazer a simulação, faça a pergunta e a explicação a seguir.

Pergunte aos alunos:

  • Por que isso acontece, por que eles ficaram grudados?

Explique que os desentupidores/ hemisférios ficam grudados, pois a pressão do ar do lado de fora dos desentupidores/hemisférios é maior que a pressão de dentro. Então existe uma força do lado de fora empurrando os desentupidores/hemisférios, que é a força do ar.

A explicação com termos técnicos é a de que os hemisférios não se separam enquanto a pressão atmosférica for superior à pressão do ar no interior dos hemisférios. Uma vez conseguida a igualdade de pressões, através da entrada de ar, é fácil a separação dos hemisférios.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere pelas respostas dos alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Faça grupos de 4-5 alunos. Distribua uma cópia da atividade para impressão desta unidade. Enquanto os alunos fazem a primeira parte do roteiro, distribua os materiais: um copo, um canudo para cada aluno e uma tesoura para cada grupo. A medida que você for entregando os copos, encha-os com o líquido bebível escolhido (água, suco, etc). Peça aos alunos para conferirem os materiais e diga que já podem seguir os próximos passos do roteiro. Avise o tempo que ainda resta para realizarem o experimento e responderem o roteiro: “vocês terão 8 minutos”, por exemplo. Ande pela sala verificando se as etapas do roteiro estão sendo seguidas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os grupos digam quais foram os resultados encontrados (respostas da parte 4 do roteiro). As respostas esperadas são: Sim, Sim e Não. Se houver alguma resposta diferente disso, ocorreu algum erro na realização do experimento. Diga para os alunos relatarem as conclusões a que chegaram. Um exemplo das conclusões possíveis é: “quando o furo está no líquido e a gente puxa, vem líquido, mas quando o furo está no ar, entra ar.”

Você deve sempre incentivá-los a pensar em uma justificativa, então pergunte:

  • Por que vocês acham que aconteceu isso.”

Faça esta discussão por 5 minutos.

Agora explique o que acontece usando os termos científicos:

  • Na verdade, a gente não ‘puxa’ o líquido, a gente puxa o ar de dentro do canudo, o que diminui a pressão dentro do canudo. A pressão atmosférica fica maior na superfície do líquido do que dentro do canudo. Então o líquido é empurrado pela pressão atmosférica para dentro do canudo e da sua boca, que também está com uma pressão menor. Quando cortamos o canudo na parte que fica dentro do líquido, tudo funciona como descrito. Mas quando cortamos acima do nível do líquido, ao puxarmos o ar, a pressão do canudo não muda, pois ele continua cheio de ar. Nesse caso a pressão atmosférica não é forte o bastante para empurrar o líquido até sua boca”

Continue explicando:

  • Então podemos dizer que a pressão está relacionada com a força

Mostre a imagem da mão com o lápis do slide e pergunte:

  • Se fizer força com os dedos onde vai doer, onde está a ponta ou a base do lápis?

A resposta para a pergunta é “na ponta.”

Então explique que, quando se concentra a força em uma pequena área, é como se ela fizesse mais pressão. Portanto, a pressão atmosférica está relacionada com a força que a atmosfera faz nas coisas, inclusive em você. Como tem ar encostando em você por todos os lados, podemos dizer que a pressão atmosférica é exercida por toda sua volta. ”.

Para mais informações acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4intro.html e https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4-1.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Diga que a altitude afeta a pressão atmosférica, pois quando aumenta a altitude o ar fica com menos moléculas (ar rarefeito) para exercer pressão. Então a pressão atmosférica diminui com a altitude. Um dos efeitos desta diminuição na pressão atmosférica é a dificuldade de respiração que alpinistas sentem. Pois o ar entra e sai dos nossos pulmões justamente por causa da variação de pressão dentro do corpo em relação a pressão atmosférica. Isso é causado pela movimentação do diafragma, que muda a pressão nos seus pulmões.

Inspiração = menor pressão interna o ar entra;

Expiração = maior pressão interna o ar sai.

Outro efeito da variação na pressão atmosférica é na temperatura de fusão e vaporização das substâncias, como a água, por exemplo, que ferve a 100oC ao nível do mar e a 72oC no monte Everest. Isso acontece porque, com menos pressão para forçar as moléculas a ficarem juntas, fica mais fácil separá-las para se tornarem gás.

Para mais informações acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/2206/por-que-a-pressao-atmosferica-muda-com-a-altitude http://petdocs.ufc.br/index_artigo_id_501_desc_Pneumologia_pagina__subtopico_46_busca_ http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/atmo.html

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a quarta aula, e pressupõe que o conceito de atmosfera e outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos anteriormente.

A pressão atmosférica é uma das várias propriedades do ar. Ela será a única trabalhada neste plano. Usando um experimento simples, os alunos poderão ver como a pressão atmosférica influencia no cotidiano deles. Os conceitos formais de pressão e pressão atmosférica serão trabalhados na parte de sintetização.

Para mais informações, acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4intro.html e https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4-1.html

Materiais necessários para a aula: desentupidor de pia, atividade para impressão, copos com água, canudos, tesoura.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:

  • O que é pressão?

Respostas esperadas são: “quando a gente faz força” ou “quando você aperta algo”. Então pergunte:

  • A atmosfera exerce força sobre vocês?

Respostas esperadas são: “Não faz força” ou “Eu não sinto nada”.

Lembre-se de não dar a resposta para as perguntas neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Fale para os alunos lerem o slide. Espere 2 minutos.

Mostre o video deste link para os alunos https://www.youtube.com/watch?v=fguD27Q2ijg, ele simula a experiência de Guericke. O vídeo é em inglês, então você pode deixar sem som, se preferir. Se não for possível mostrar o vídeo, você pode fazer a simulação em sala com dois desentupidores de pia. Mesmo que não seja possível fazer a simulação, faça a pergunta e a explicação a seguir.

Pergunte aos alunos:

  • Por que isso acontece, por que eles ficaram grudados?

Explique que os desentupidores/ hemisférios ficam grudados, pois a pressão do ar do lado de fora dos desentupidores/hemisférios é maior que a pressão de dentro. Então existe uma força do lado de fora empurrando os desentupidores/hemisférios, que é a força do ar.

A explicação com termos técnicos é a de que os hemisférios não se separam enquanto a pressão atmosférica for superior à pressão do ar no interior dos hemisférios. Uma vez conseguida a igualdade de pressões, através da entrada de ar, é fácil a separação dos hemisférios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere pelas respostas dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Faça grupos de 4-5 alunos. Distribua uma cópia da atividade para impressão desta unidade. Enquanto os alunos fazem a primeira parte do roteiro, distribua os materiais: um copo, um canudo para cada aluno e uma tesoura para cada grupo. A medida que você for entregando os copos, encha-os com o líquido bebível escolhido (água, suco, etc). Peça aos alunos para conferirem os materiais e diga que já podem seguir os próximos passos do roteiro. Avise o tempo que ainda resta para realizarem o experimento e responderem o roteiro: “vocês terão 8 minutos”, por exemplo. Ande pela sala verificando se as etapas do roteiro estão sendo seguidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os grupos digam quais foram os resultados encontrados (respostas da parte 4 do roteiro). As respostas esperadas são: Sim, Sim e Não. Se houver alguma resposta diferente disso, ocorreu algum erro na realização do experimento. Diga para os alunos relatarem as conclusões a que chegaram. Um exemplo das conclusões possíveis é: “quando o furo está no líquido e a gente puxa, vem líquido, mas quando o furo está no ar, entra ar.”

Você deve sempre incentivá-los a pensar em uma justificativa, então pergunte:

  • Por que vocês acham que aconteceu isso.”

Faça esta discussão por 5 minutos.

Agora explique o que acontece usando os termos científicos:

  • Na verdade, a gente não ‘puxa’ o líquido, a gente puxa o ar de dentro do canudo, o que diminui a pressão dentro do canudo. A pressão atmosférica fica maior na superfície do líquido do que dentro do canudo. Então o líquido é empurrado pela pressão atmosférica para dentro do canudo e da sua boca, que também está com uma pressão menor. Quando cortamos o canudo na parte que fica dentro do líquido, tudo funciona como descrito. Mas quando cortamos acima do nível do líquido, ao puxarmos o ar, a pressão do canudo não muda, pois ele continua cheio de ar. Nesse caso a pressão atmosférica não é forte o bastante para empurrar o líquido até sua boca”

Continue explicando:

  • Então podemos dizer que a pressão está relacionada com a força

Mostre a imagem da mão com o lápis do slide e pergunte:

  • Se fizer força com os dedos onde vai doer, onde está a ponta ou a base do lápis?

A resposta para a pergunta é “na ponta.”

Então explique que, quando se concentra a força em uma pequena área, é como se ela fizesse mais pressão. Portanto, a pressão atmosférica está relacionada com a força que a atmosfera faz nas coisas, inclusive em você. Como tem ar encostando em você por todos os lados, podemos dizer que a pressão atmosférica é exercida por toda sua volta. ”.

Para mais informações acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4intro.html e https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap4/cap4-1.html

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Diga que a altitude afeta a pressão atmosférica, pois quando aumenta a altitude o ar fica com menos moléculas (ar rarefeito) para exercer pressão. Então a pressão atmosférica diminui com a altitude. Um dos efeitos desta diminuição na pressão atmosférica é a dificuldade de respiração que alpinistas sentem. Pois o ar entra e sai dos nossos pulmões justamente por causa da variação de pressão dentro do corpo em relação a pressão atmosférica. Isso é causado pela movimentação do diafragma, que muda a pressão nos seus pulmões.

Inspiração = menor pressão interna o ar entra;

Expiração = maior pressão interna o ar sai.

Outro efeito da variação na pressão atmosférica é na temperatura de fusão e vaporização das substâncias, como a água, por exemplo, que ferve a 100oC ao nível do mar e a 72oC no monte Everest. Isso acontece porque, com menos pressão para forçar as moléculas a ficarem juntas, fica mais fácil separá-las para se tornarem gás.

Para mais informações acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/2206/por-que-a-pressao-atmosferica-muda-com-a-altitude http://petdocs.ufc.br/index_artigo_id_501_desc_Pneumologia_pagina__subtopico_46_busca_ http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/atmo.html

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