12301
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A atmosfera terrestre e a poluição do ar

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre A atmosfera terrestre e a poluição do ar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ângelo Fiorot Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão.

Apresente a questão disparadora:
- Como o ser humano pode interferir na composição da atmosfera?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Organize a turma em 4 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Envie aos estudantes o texto base e o trecho correspondente ao grupo. Os textos estão disponíveis na aba “materiais e atividades”.

Oriente-os a lerem os textos e discutirem no grupo a relação entre a ação humana e a poluição atmosférica.

Peça aos grupos que criem um símbolo que poderá ser aplicado em produtos para conscientizar as pessoas sobre a poluição atmosférica.

A criação compartilhada pode ser feita por diversas plataformas, como:
- Canva (disponível aqui).
- Apresentações Google (disponível aqui).
- Google Jamboard (disponível aqui).

Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem os símbolos criados. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo e a refletir sobre a relação entre as ações humanas e a poluição da atmosfera.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_09T&U06

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas