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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Divisão de racionais fracionários na prática

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Divisão de racionais fracionários na prática

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rosiane F. Prates
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNCC
EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação dos números racionais fracionários dentro do cálculo de divisão.

Conhecimentos que a turma deve dominar:
Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

Calcular de racionais fracionários positivos e negativos

Conceito-chave
ampliar o conceito de divisão com racionais escritos na forma fracionária.

Recursos necessários
Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).


Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide retome o conceito de divisão com racionais fracionários negativos e positivos, peça aos alunos que, em dupla, verifiquem se as expressões estão corretas, corrigindo-as onde for necessário. Lembraremos também a definição de fração própria e imprópria, pois, apesar de não ser objetivo neste plano, essa informação será necessária na atividade principal.

Fração imprópria - é quando um número racional fracionário tem o numerador maior que o denominador, nesse caso, o resultado da divisão será maior que um inteiro;

Fração própria - é quando um número racional fracionário tem o numerador menor que o denominador, nesse caso, o resultado da divisão será uma fração do todo.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Propósito: Relembrar o conceito de divisão com racionais fracionários negativos e positivos, já aprendido, e que será necessário para o desenvolvimento dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Como eu faço para dividir os racionais na forma fracionária?
  • E com os sinais? O que precisa ser feito?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Sugerimos que essa atividade seja realizada de forma individual ou em dupla. Oriente aos alunos para que tenham muita atenção, pois os mesmos deverão resolver as expressões e verificar se o resultado está ou não na cartela. Se estiver, eles deverão marcá-lo.

Essa atividade será parecida com o bingo normal, onde uma pessoa fala as pedras e os que estão com as cartelas vão marcando a medida que é sorteado algum número que esteja em sua cartela. Neste caso, o professor falará as expressões, ou colocará no quadro e os alunos marcarão o seu respectivo resultado caso tenha em sua cartela. Provavelmente a maioria dos alunos já têm conhecimento desse jogo, mas é importante relembrar as regras para que a atividade seja concluída com sucesso. Informe que o ganhador será quem completar primeiro e corretamente a marcação completa da sua cartela.

O aluno terá em média um minuto para resolver cada expressão e verificar se o resultado está ou não na sua cartela de bingo. Toda cartela traz um campo “fração própria” ou “fração imprópria” que deverá ser marcado quando qualquer resultado for uma fração que equivale a informação que está na cartela. Esse campo auxilia o jogo a ser mais rápido, pois pode ser marcado em diversos resultado. Por isso peça para o aluno registrar qual foi o resultado que o fez marcá-la.

Se possível, é interessante que tenha algum brinde, algo como um pacote de bala ou de pirulito, lembrando que é somente uma alternativa, ficando ao seu critério. No final, ao descobrir o ganhador, incentive os alunos a trabalharem a ideia de divisão na prática, dividindo seu brinde com os colegas e praticando a fraternidade, ressaltando que é apenas uma sugestão.

Distribua as cartelas, deseje boa sorte e inicie o bingo!

Quando algum aluno ou dupla gritar “BINGO”, confira a sua cartela e verifique se ele marcou corretamente e se todas as expressões realmente foram sorteadas.

Propósito: trabalhar o contexto de divisão de números racionais de maneira contextualizada em situações próximas do cotidiano do aluno, de maneira prática e dinâmica.

Discuta com a turma:

  • como é feita a divisão entre racionais fracionários?
  • é possível efetuar divisão entre um inteiro e um fracionário? Como é feito isso?
  • o que é feito quando temos sinais positivos e negativos?

Material complementar:

Você deve fazer o desta atividade e imprimir para os seus alunos:

Atividade Principal - Anexo 1

Você deve fazer o download das expressões que serão sorteadas no anexo 2 desta atividade, para imprimir, dobrar e colocar dentro de um saco ou caixa

Atividade Principal - Anexo 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que compartilhem suas expressões resolvidas. Organize a sala para que, se possível, todas as duplas participem. Caso seja necessário, projete ou escreva no quadro as expressões em que os alunos não acertaram ou não demonstraram a resolução. Solicite que todos façam a verificação de resultados em seu caderno.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de dividir alguma dificuldade que teve durante a atividade?
  • Podemos afirmar que existe alguma relação entre multiplicação e divisão nesse caso? Que relação é essa?

Propósito: Compartilhar os resultados valorizando a participação do aluno.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slide 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que compartilhem suas expressões resolvidas. Organize a sala para que, se possível, todas as duplas participem. Caso seja necessário, projete ou escreva no quadro as expressões em que os alunos não acertaram ou não demonstraram a resolução. Solicite que todos façam a verificação de resultados em seu caderno.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de dividir alguma dificuldade que teve durante a atividade?
  • Podemos afirmar que existe alguma relação entre multiplicação e divisão nesse caso? Que relação é essa?

Propósito: Compartilhar os resultados valorizando a participação do aluno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: conclua retomando o objetivo da aula, que era de ampliar o conceito de divisão de racionais na forma fracionária. Convide a turma para verificar sobre o método utilizado para resolução das expressões e relação entre multiplicação e divisão.

Propósito: Apresentar um resumo do que foi explorado durante essa aula.

Discuta com a turma:

  • Foi utilizado algum método diferente desse?
  • Como foi resolver todas essas expressões e ainda procurar o resultado?
  • Existe alguma dúvida referente ao processo de divisão de racionais na forma de fração?
  • O que vocês aprenderam de novo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, é possível identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros. Caso seja necessário, você poderá relembrar as características de uma fração própria e imprópria.

Discuta com a turma:

  • conseguem representar numericamente a linguagem matemática utilizada?
  • Como representar o inverso de um racional em forma de fração? Quando isso ocorre, ainda utilizamos a divisão?
  • qual a diferença entre uma fração própria e uma fração imprória?

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem efetuar divisão de racionais fracionários em situações contextualizadas.

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rosiane F. Prates
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNCC
EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação dos números racionais fracionários dentro do cálculo de divisão.

Conhecimentos que a turma deve dominar:
Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

Calcular de racionais fracionários positivos e negativos

Conceito-chave
ampliar o conceito de divisão com racionais escritos na forma fracionária.

Recursos necessários
Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide retome o conceito de divisão com racionais fracionários negativos e positivos, peça aos alunos que, em dupla, verifiquem se as expressões estão corretas, corrigindo-as onde for necessário. Lembraremos também a definição de fração própria e imprópria, pois, apesar de não ser objetivo neste plano, essa informação será necessária na atividade principal.

Fração imprópria - é quando um número racional fracionário tem o numerador maior que o denominador, nesse caso, o resultado da divisão será maior que um inteiro;

Fração própria - é quando um número racional fracionário tem o numerador menor que o denominador, nesse caso, o resultado da divisão será uma fração do todo.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Propósito: Relembrar o conceito de divisão com racionais fracionários negativos e positivos, já aprendido, e que será necessário para o desenvolvimento dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Como eu faço para dividir os racionais na forma fracionária?
  • E com os sinais? O que precisa ser feito?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Sugerimos que essa atividade seja realizada de forma individual ou em dupla. Oriente aos alunos para que tenham muita atenção, pois os mesmos deverão resolver as expressões e verificar se o resultado está ou não na cartela. Se estiver, eles deverão marcá-lo.

Essa atividade será parecida com o bingo normal, onde uma pessoa fala as pedras e os que estão com as cartelas vão marcando a medida que é sorteado algum número que esteja em sua cartela. Neste caso, o professor falará as expressões, ou colocará no quadro e os alunos marcarão o seu respectivo resultado caso tenha em sua cartela. Provavelmente a maioria dos alunos já têm conhecimento desse jogo, mas é importante relembrar as regras para que a atividade seja concluída com sucesso. Informe que o ganhador será quem completar primeiro e corretamente a marcação completa da sua cartela.

O aluno terá em média um minuto para resolver cada expressão e verificar se o resultado está ou não na sua cartela de bingo. Toda cartela traz um campo “fração própria” ou “fração imprópria” que deverá ser marcado quando qualquer resultado for uma fração que equivale a informação que está na cartela. Esse campo auxilia o jogo a ser mais rápido, pois pode ser marcado em diversos resultado. Por isso peça para o aluno registrar qual foi o resultado que o fez marcá-la.

Se possível, é interessante que tenha algum brinde, algo como um pacote de bala ou de pirulito, lembrando que é somente uma alternativa, ficando ao seu critério. No final, ao descobrir o ganhador, incentive os alunos a trabalharem a ideia de divisão na prática, dividindo seu brinde com os colegas e praticando a fraternidade, ressaltando que é apenas uma sugestão.

Distribua as cartelas, deseje boa sorte e inicie o bingo!

Quando algum aluno ou dupla gritar “BINGO”, confira a sua cartela e verifique se ele marcou corretamente e se todas as expressões realmente foram sorteadas.

Propósito: trabalhar o contexto de divisão de números racionais de maneira contextualizada em situações próximas do cotidiano do aluno, de maneira prática e dinâmica.

Discuta com a turma:

  • como é feita a divisão entre racionais fracionários?
  • é possível efetuar divisão entre um inteiro e um fracionário? Como é feito isso?
  • o que é feito quando temos sinais positivos e negativos?

Material complementar:

Você deve fazer o desta atividade e imprimir para os seus alunos:

Atividade Principal - Anexo 1

Você deve fazer o download das expressões que serão sorteadas no anexo 2 desta atividade, para imprimir, dobrar e colocar dentro de um saco ou caixa

Atividade Principal - Anexo 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que compartilhem suas expressões resolvidas. Organize a sala para que, se possível, todas as duplas participem. Caso seja necessário, projete ou escreva no quadro as expressões em que os alunos não acertaram ou não demonstraram a resolução. Solicite que todos façam a verificação de resultados em seu caderno.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de dividir alguma dificuldade que teve durante a atividade?
  • Podemos afirmar que existe alguma relação entre multiplicação e divisão nesse caso? Que relação é essa?

Propósito: Compartilhar os resultados valorizando a participação do aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que compartilhem suas expressões resolvidas. Organize a sala para que, se possível, todas as duplas participem. Caso seja necessário, projete ou escreva no quadro as expressões em que os alunos não acertaram ou não demonstraram a resolução. Solicite que todos façam a verificação de resultados em seu caderno.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de dividir alguma dificuldade que teve durante a atividade?
  • Podemos afirmar que existe alguma relação entre multiplicação e divisão nesse caso? Que relação é essa?

Propósito: Compartilhar os resultados valorizando a participação do aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: conclua retomando o objetivo da aula, que era de ampliar o conceito de divisão de racionais na forma fracionária. Convide a turma para verificar sobre o método utilizado para resolução das expressões e relação entre multiplicação e divisão.

Propósito: Apresentar um resumo do que foi explorado durante essa aula.

Discuta com a turma:

  • Foi utilizado algum método diferente desse?
  • Como foi resolver todas essas expressões e ainda procurar o resultado?
  • Existe alguma dúvida referente ao processo de divisão de racionais na forma de fração?
  • O que vocês aprenderam de novo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, é possível identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros. Caso seja necessário, você poderá relembrar as características de uma fração própria e imprópria.

Discuta com a turma:

  • conseguem representar numericamente a linguagem matemática utilizada?
  • Como representar o inverso de um racional em forma de fração? Quando isso ocorre, ainda utilizamos a divisão?
  • qual a diferença entre uma fração própria e uma fração imprória?

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem efetuar divisão de racionais fracionários em situações contextualizadas.

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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