12081
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Além da água: fatores essenciais à vida

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Além da água: fatores essenciais à vida

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Aparecida Chiconato

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência, podendo ser aplicado após o CIE9_16TU02.

Materiais necessários para a aula: Serão necessárias quatro folhas de cartolina e materiais de pesquisa de conceitos dos fatores estudados. É optativa a impressão do material sugerido neste plano ou a utilização do livro didático fornecido pela escola.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Introduza o tema que será trabalhado na aula, direcionando os alunos a refletirem sobre os fatores envolvidos na manutenção da vida humana.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Relembre a importância da água para a vida. Para isso, utilize uma contextualização como: “Sabemos que a água é um fator essencial para a existência da vida. Água é vida! Mas, apesar da grande importância, não é somente este fator que está envolvido na existência e manutenção da vida. Existem outros!”. Acrescente que, em águas extremamente salinas ou congeladas, a existência da vida é muito difícil e que, até mesmo a água, exige condições adequadas para que seja essencial.

Motive os alunos a discutirem sobre outros possíveis fatores relevantes para a existência e manutenção da vida. Deixe que levantem algumas hipóteses.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora.

É possível que, na discussão anterior, os alunos tenham levantado hipóteses como: “a temperatura é essencial para a manutenção da vida”.

Após a discussão e a introdução da questão disparadora, liste os fatores essenciais à manutenção da vida humana que serão estudados:

  • Temperatura
  • Gravidade
  • Atmosfera
  • Pressão atmosférica

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Essa parte da atividade deverá levar, no máximo, 23 minutos.

Divida a sala em quatro grupos.

Deixe os quatro fatores expostos no quadro. Sorteie os temas entre os grupos. Cada grupo terá que trabalhar um tema diferente. Após definidos os grupos e temas, distribua o material de apoio juntamente com uma folha de cartolina.

O material de apoio (disponível aqui) pode ser aplicado juntamente com o livro didático, se a escola disponibilizar.

Distribua os materiais para os grupos e peça para que pesquisem, seguindo o seguinte Roteiro de Pesquisa (disponível também no material):

  • Leia sobre o tema sorteado.
  • Faça um desenho e insira informações curtas que representem seu tema.
  • Indique outros fatores que estão relacionados ao seu tema.
  • Apresente seus resultados à turma!

Espera-se que os resultados sejam algo como:

  • Temperatura: o desenho pode mostrar Mercúrio e a distância do Sol, sua temperatura e as temperaturas que um corpo aguentaria sobreviver. Fatores relacionados: água (pois pode mudar de estado), atmosfera (pois dependendo do gás, aumenta o efeito estufa), etc.
  • Gravidade: podem fazer um desenho de materiais caindo rumo ao centro da Terra e calcular o peso dos colegas do grupo em outros planetas, mostrando que em planetas com menor gravidade, menor o peso e maior a probabilidade de flutuarem. Os fatores relacionados podem ser: atmosfera, pressão, etc.
  • Atmosfera: o grupo pode ilustrar Vênus e sua atmosfera ou eventos relacionados ao efeito estufa. Os fatores envolvidos são: água, pressão, temperatura, etc.
  • Pressão atmosférica: o desenho pode estar relacionado com o texto de apoio, mostrando que a pressão atmosférica influenciou e prejudicou a água líquida em Marte. Fatores: água, temperatura, atmosfera, etc.

É importante que o professor caminhe entre os grupos, sanando as dúvidas que irão surgindo sobre como realizar a atividade. As cartolinas deverão conter informações referentes ao conceito do tema estudado, com figuras que ilustrem as mudanças destes fatores na Terra ou em outros astros, bem como outros fatores que estão relacionados ao tema estudado. Direcione os grupos para que tomem esse cuidado.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após transcorrido o tempo dado para a realização da atividade, os alunos apresentarão seus resultados à turma. Disponibilize 12 minutos para a apresentação.

Exponha as cartolinas no quadro e estabeleça um tempo total de, no máximo, três minutos por grupo, para que apresentem os trabalhos. As cartolinas e as apresentações devem apresentar informações significativas sobre o tema tratado, como foi direcionado por você anteriormente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Agora construa um diagrama coletivo utilizando os resultados de todos os grupos.

Observe os fatores que os grupos listaram sobre o tema pesquisado e monte o diagrama no quadro.

Você pode fazer um diagrama conforme as ideias forem surgindo, ou seguir o exemplo apresentado no slide.

Use como ideia central a essencialidade da água, que foi citada no início da aula. Pegue os fatores que os alunos disseram estar relacionados e vá acrescentando ao diagrama. Por exemplo, o grupo da temperatura deve ter colocado que a atmosfera está relacionada ao seu tema.

Ao final, conclua que os fatores por eles estudados estão relacionados entre si apresentando dependência, ou seja, é difícil atribuir a existência e manutenção da vida humana a apenas um fator isolado.

Material complementar ao professor:

https://mundoestranho.abril.com.br/saude/qual-e-o-nivel-maximo-e-o-minimo-que-a-temperatura-do-corpo-pode-atingir/

https://super.abril.com.br/ciencia/a-caminho-de-mercurio/

https://super.abril.com.br/tecnologia/o-que-e-gravidade/

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/qual-o-peso-de-uma-pessoa-em-outros-planetas/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/atmosfera-camada-gasosa-e-fundamental-para-vida.htm

http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/venus.html

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/pressao-atmosferica.htm

https://super.abril.com.br/ciencia/o-sol-destruiu-a-atmosfera-de-marte/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência, podendo ser aplicado após o CIE9_16TU02.

Materiais necessários para a aula: Serão necessárias quatro folhas de cartolina e materiais de pesquisa de conceitos dos fatores estudados. É optativa a impressão do material sugerido neste plano ou a utilização do livro didático fornecido pela escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Introduza o tema que será trabalhado na aula, direcionando os alunos a refletirem sobre os fatores envolvidos na manutenção da vida humana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Relembre a importância da água para a vida. Para isso, utilize uma contextualização como: “Sabemos que a água é um fator essencial para a existência da vida. Água é vida! Mas, apesar da grande importância, não é somente este fator que está envolvido na existência e manutenção da vida. Existem outros!”. Acrescente que, em águas extremamente salinas ou congeladas, a existência da vida é muito difícil e que, até mesmo a água, exige condições adequadas para que seja essencial.

Motive os alunos a discutirem sobre outros possíveis fatores relevantes para a existência e manutenção da vida. Deixe que levantem algumas hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora.

É possível que, na discussão anterior, os alunos tenham levantado hipóteses como: “a temperatura é essencial para a manutenção da vida”.

Após a discussão e a introdução da questão disparadora, liste os fatores essenciais à manutenção da vida humana que serão estudados:

  • Temperatura
  • Gravidade
  • Atmosfera
  • Pressão atmosférica
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Essa parte da atividade deverá levar, no máximo, 23 minutos.

Divida a sala em quatro grupos.

Deixe os quatro fatores expostos no quadro. Sorteie os temas entre os grupos. Cada grupo terá que trabalhar um tema diferente. Após definidos os grupos e temas, distribua o material de apoio juntamente com uma folha de cartolina.

O material de apoio (disponível aqui) pode ser aplicado juntamente com o livro didático, se a escola disponibilizar.

Distribua os materiais para os grupos e peça para que pesquisem, seguindo o seguinte Roteiro de Pesquisa (disponível também no material):

  • Leia sobre o tema sorteado.
  • Faça um desenho e insira informações curtas que representem seu tema.
  • Indique outros fatores que estão relacionados ao seu tema.
  • Apresente seus resultados à turma!

Espera-se que os resultados sejam algo como:

  • Temperatura: o desenho pode mostrar Mercúrio e a distância do Sol, sua temperatura e as temperaturas que um corpo aguentaria sobreviver. Fatores relacionados: água (pois pode mudar de estado), atmosfera (pois dependendo do gás, aumenta o efeito estufa), etc.
  • Gravidade: podem fazer um desenho de materiais caindo rumo ao centro da Terra e calcular o peso dos colegas do grupo em outros planetas, mostrando que em planetas com menor gravidade, menor o peso e maior a probabilidade de flutuarem. Os fatores relacionados podem ser: atmosfera, pressão, etc.
  • Atmosfera: o grupo pode ilustrar Vênus e sua atmosfera ou eventos relacionados ao efeito estufa. Os fatores envolvidos são: água, pressão, temperatura, etc.
  • Pressão atmosférica: o desenho pode estar relacionado com o texto de apoio, mostrando que a pressão atmosférica influenciou e prejudicou a água líquida em Marte. Fatores: água, temperatura, atmosfera, etc.

É importante que o professor caminhe entre os grupos, sanando as dúvidas que irão surgindo sobre como realizar a atividade. As cartolinas deverão conter informações referentes ao conceito do tema estudado, com figuras que ilustrem as mudanças destes fatores na Terra ou em outros astros, bem como outros fatores que estão relacionados ao tema estudado. Direcione os grupos para que tomem esse cuidado.

Slide Plano Aula

Orientações: Após transcorrido o tempo dado para a realização da atividade, os alunos apresentarão seus resultados à turma. Disponibilize 12 minutos para a apresentação.

Exponha as cartolinas no quadro e estabeleça um tempo total de, no máximo, três minutos por grupo, para que apresentem os trabalhos. As cartolinas e as apresentações devem apresentar informações significativas sobre o tema tratado, como foi direcionado por você anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Agora construa um diagrama coletivo utilizando os resultados de todos os grupos.

Observe os fatores que os grupos listaram sobre o tema pesquisado e monte o diagrama no quadro.

Você pode fazer um diagrama conforme as ideias forem surgindo, ou seguir o exemplo apresentado no slide.

Use como ideia central a essencialidade da água, que foi citada no início da aula. Pegue os fatores que os alunos disseram estar relacionados e vá acrescentando ao diagrama. Por exemplo, o grupo da temperatura deve ter colocado que a atmosfera está relacionada ao seu tema.

Ao final, conclua que os fatores por eles estudados estão relacionados entre si apresentando dependência, ou seja, é difícil atribuir a existência e manutenção da vida humana a apenas um fator isolado.

Material complementar ao professor:

https://mundoestranho.abril.com.br/saude/qual-e-o-nivel-maximo-e-o-minimo-que-a-temperatura-do-corpo-pode-atingir/

https://super.abril.com.br/ciencia/a-caminho-de-mercurio/

https://super.abril.com.br/tecnologia/o-que-e-gravidade/

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/qual-o-peso-de-uma-pessoa-em-outros-planetas/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/atmosfera-camada-gasosa-e-fundamental-para-vida.htm

http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/venus.html

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/pressao-atmosferica.htm

https://super.abril.com.br/ciencia/o-sol-destruiu-a-atmosfera-de-marte/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano