12003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Carta pessoal

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 10/08/2018
Código: ING6_08UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Carta pessoal

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (segundo de 5) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias das folhas de atividades (veja Atividade para impressão - Context, Atividade para impressão - Input e Atividade para impressão - Output) e de um projetor multimídia (datashow). Se não tiver um datashow disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividade para impressão - Context, Atividade para impressão - Input e Atividade para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividade para impressão - Context) e pergunte:

  • What are these? (Os alunos provavelmente responderão: envelopes, letters)

Explique aos alunos: A letter is a written or printed communication addressed to a person or an organization, usually transmitted by mail (Fonte: http://www.dictionary.com/browse/letter). E pergunte:

  • Have you ever written or received a letter? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.; No.)
  • Is it common to write letters today? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
  • Which means of communication are more popular today than writing letters? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: writing emails, text messaging, sending instant messages)

Fonte: https://www.pexels.com/photo/batch-business-close-up-envelopes-209641/ Acesso em: 13/05/2018

Tempo sugerido: (continuação do Context)

Propósito: Sensibilizar os alunos para o contexto atual de uso da carta informal (e também formal) como meio de comunicação, mesmo com o avanço das tecnologias e a existência de meios mais modernos.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber/identificar situações em que a carta continua sendo usada na comunicação entre pessoas e/ou instituições.

Orientações: (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Veja Atividade para impressão - Context) e explique: Marleen Brooks received this letter from a 90-year-old neighbor. Pergunte: Can you identify who wrote the letter? (Os alunos provavelmente responderão: Wanda Mills). Caso eles não consigam identificar a assinatura do remetente da carta, você pode mostrar a eles. Explique a eles que a carta virou notícia de jornal: Wanda Mills, a idosa que escreveu a carta, se sentia solitária. Então, resolveu escrever para uma vizinha pedindo que se tornasse sua amiga (para ler a notícia inteira, acesse o link). Diga a eles que este é apenas um exemplo de situações atuais em que as pessoas comunicam-se por carta. Você pode citar a existência de sites que promovem a amizade entre pessoas de diferentes países e culturas por meio da troca de cartas (pen pal letters), ou ainda das campanhas que incentivam a escrita de cartas para idosos ou para crianças hospitalizadas.

Material complementar:

Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2017/08/30/this-is-what-happened-when-a-lonely-90-year-old-wrote-a-letter-to-a-stranger/?noredirect=on Acesso em: 13/05/2018

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação do assunto principal da carta. Diga aos alunos: Today you will read and analyze the elements and information of a letter to identify the main topic.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Analisar uma carta pessoal identificando os assuntos tratados, bem como a estrutura e as palavras cognatas contidas no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber a estrutura da carta e a presença de palavras cognatas, para identificar o assunto do texto.

Orientações: 1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Veja Atividade para impressão - Input). Note que para mostrar o texto integral da carta (disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter) aos alunos durante a aula, você precisará de acesso à internet. Pergunte:

  • Who wrote this letter? (Os alunos possivelmente responderão: A person called Juan)
  • Who received this letter? (Os alunos possivelmente responderão: Liam)

É interessante esclarecer que apesar de não ter sido escrita em um papel e enviada pelo correio, o texto acima possui características do gênero carta. Explique aos alunos: The parts of a friendly or personal letter are: the heading, the salutation, the body, the closing and the signature. Também explique o que cada uma dessas partes significa e escreva exemplos no quadro (Ex.: heading - date and address; salutation - a greeting and the name of the person who receives the letter; body - the main text of the letter; closing - a farewell like "Sincerely,”, “Love,” “Best Wishes”, etc.; signature - the name of the person who is writing). Imprima e entregue uma cópia da carta apresentada no slide para cada aluno (texto integral disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter. Veja Atividade para impressão - Input). Peça:

  • Circle and name these parts in Juan’s letter.

2) (10’) Diga que, em duplas, eles irão localizar no texto e anotar no caderno as seguintes informações (mostre no datashow ou escreva os seguintes itens no quadro. Veja Atividade para impressão - Input):

  • the city where Juan lives: ______________________________
  • the country where he was born: ______________________________
  • his height: ______________________________
  • the color of his eyes: ______________________________
  • the animal he has as a pet: ______________________________
  • the activities he likes: ______________________________
  • the languages he speaks: ______________________________

? Encoraje-os a localizar palavras parecidas com o português (cognatas).

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e fazer suas anotações), volte ao quadro e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que anotaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão da carta.

3) (5’) Pergunte aos alunos:

  • Are Juan and Liam old friends? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
  • Have they ever met? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
  • How do you know that? (Os alunos possivelmente responderão algo parecido com: he says his name and age, he asks about his likes/dislikes, about his physical appearance, about his city)

Explique aos alunos que Juan e Liam são pen pals. Diga: A pen pal relationship is often used to practice reading and writing in a foreign language, to improve literacy, to learn more about other countries and life-styles, and to make friends. E acrescente: A modern variation on the traditional penpal arrangement is to have a keypal / epal and exchange email addresses as well as or instead of paper letters. (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pen_pal Acesso em: 20/05/2018)

Material complementar:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Avaliar se as afirmações sobre a carta apresentada no input são verdadeiras (true) ou falsas (false).

Expectativa: Que os alunos consigam localizar informações no texto, demonstrando compreensão detalhada da carta.

Orientações: Peça aos alunos para se organizarem em duplas. Diga que eles irão jogar tic-tac-toe.

  • Mostre a eles o grid no slide e peça que desenhem um igual no caderno.
  • Explique que o objetivo do jogo é marcar três pontos em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal). Para marcar os pontos, os jogadores precisam responder se as afirmações sobre o texto são verdadeiras (true) ou falsas (false). Entregue a cada dupla uma cópia das frases (veja Atividade para impressão - Output). Se você não tiver tempo para imprimir e recortar as frases, não tem problema! Você pode projetar ou escrever as frases no quadro. ;-)
  • Explique que cada aluno na sua vez irá escolher um espaço no grid. É ali que ele marcará seu ponto (“X” ou “O”) se acertar a resposta. O colega de dupla irá mostrar uma frase. O aluno terá um minuto para responder se a frase é verdadeira (true) ou falsa (false). Peça que os alunos justifiquem suas respostas quando as frases forem falsas (Ex.: Juan lives in New York. ? Espera-se que o aluno responda: False. Juan lives in Rio de Janeiro.). Se a resposta estiver correta, ele ganha um ponto, marcando um “X” ou um “O” no grid do jogo. Se a resposta estiver incorreta, aquela frase será descartada e o jogo continua. Vence o aluno que conseguir completar uma linha com “X” ou “O” primeiro.
  • Tendo explicado as regras, deixe que os alunos joguem por aproximadamente 8 minutos. Enquanto as duplas jogam, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Faça a correção coletiva com a turma. Leia cada afirmação e convide os alunos a responderem se elas são verdadeiras (true) ou falsas (false). Incentive os alunos a justificarem as afirmações falsas (false).

Material complementar:

  • Se você dispuser de um datashow em sua sala e quiser jogar com a turma toda (dois grupos), clique aqui para fazer o download do jogo da velha em PowerPoint e abrir o arquivo em seu computador (desktop ou notebook). Leia as instruções nas “Anotações ao orador” e divirta-se com a turma!
  • Para saber mais sobre como usar o jogo da velha em atividades de compreensão e/ou discussão, acesse: https://tekhnologic.wordpress.com/2015/04/26/tic-tac-toe-setting-discussion-goals/.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem identificar a estrutura e os assuntos abordados em uma carta pessoal em inglês.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos falam e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de compreender uma carta pessoal em inglês em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Friendly/Personal letter
  2. OUTPUT: True/False tic-tac-toe

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes