Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (segundo de 5) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias das folhas de atividades (veja Atividade para impressão - Context, Atividade para impressão - Input e Atividade para impressão - Output) e de um projetor multimídia (datashow). Se não tiver um datashow disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividade para impressão - Context, Atividade para impressão - Input e Atividade para impressão - Output).
Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividade para impressão - Context) e pergunte:
- What are these? (Os alunos provavelmente responderão: envelopes, letters)
Explique aos alunos: A letter is a written or printed communication addressed to a person or an organization, usually transmitted by mail (Fonte: http://www.dictionary.com/browse/letter). E pergunte:
- Have you ever written or received a letter? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.; No.)
- Is it common to write letters today? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- Which means of communication are more popular today than writing letters? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: writing emails, text messaging, sending instant messages)
Fonte: https://www.pexels.com/photo/batch-business-close-up-envelopes-209641/ Acesso em: 13/05/2018
Context
Tempo sugerido: (continuação do Context)
Propósito: Sensibilizar os alunos para o contexto atual de uso da carta informal (e também formal) como meio de comunicação, mesmo com o avanço das tecnologias e a existência de meios mais modernos.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber/identificar situações em que a carta continua sendo usada na comunicação entre pessoas e/ou instituições.
Orientações: (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Veja Atividade para impressão - Context) e explique: Marleen Brooks received this letter from a 90-year-old neighbor. Pergunte: Can you identify who wrote the letter? (Os alunos provavelmente responderão: Wanda Mills). Caso eles não consigam identificar a assinatura do remetente da carta, você pode mostrar a eles. Explique a eles que a carta virou notícia de jornal: Wanda Mills, a idosa que escreveu a carta, se sentia solitária. Então, resolveu escrever para uma vizinha pedindo que se tornasse sua amiga (para ler a notícia inteira, acesse o link). Diga a eles que este é apenas um exemplo de situações atuais em que as pessoas comunicam-se por carta. Você pode citar a existência de sites que promovem a amizade entre pessoas de diferentes países e culturas por meio da troca de cartas (pen pal letters), ou ainda das campanhas que incentivam a escrita de cartas para idosos ou para crianças hospitalizadas.
Material complementar:
- Para saber mais sobre programas de pen pal, visite o site: http://www.educationworld.com/a_sites/sites008.shtml.
- Para saber mais sobre os programas que incentivam a escrita de cartas para crianças com câncer e para idosos que vivem em asilos, acesse: http://www.postpals.co.uk/ e http://www.lovefortheelderly.org/letters-of-love.html.
Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2017/08/30/this-is-what-happened-when-a-lonely-90-year-old-wrote-a-letter-to-a-stranger/?noredirect=on Acesso em: 13/05/2018
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação do assunto principal da carta. Diga aos alunos: Today you will read and analyze the elements and information of a letter to identify the main topic.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Analisar uma carta pessoal identificando os assuntos tratados, bem como a estrutura e as palavras cognatas contidas no texto.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber a estrutura da carta e a presença de palavras cognatas, para identificar o assunto do texto.
Orientações: 1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Veja Atividade para impressão - Input). Note que para mostrar o texto integral da carta (disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter) aos alunos durante a aula, você precisará de acesso à internet. Pergunte:
- Who wrote this letter? (Os alunos possivelmente responderão: A person called Juan)
- Who received this letter? (Os alunos possivelmente responderão: Liam)
É interessante esclarecer que apesar de não ter sido escrita em um papel e enviada pelo correio, o texto acima possui características do gênero carta. Explique aos alunos: The parts of a friendly or personal letter are: the heading, the salutation, the body, the closing and the signature. Também explique o que cada uma dessas partes significa e escreva exemplos no quadro (Ex.: heading - date and address; salutation - a greeting and the name of the person who receives the letter; body - the main text of the letter; closing - a farewell like "Sincerely,”, “Love,” “Best Wishes”, etc.; signature - the name of the person who is writing). Imprima e entregue uma cópia da carta apresentada no slide para cada aluno (texto integral disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter. Veja Atividade para impressão - Input). Peça:
- Circle and name these parts in Juan’s letter.
2) (10’) Diga que, em duplas, eles irão localizar no texto e anotar no caderno as seguintes informações (mostre no datashow ou escreva os seguintes itens no quadro. Veja Atividade para impressão - Input):
- the city where Juan lives: ______________________________
- the country where he was born: ______________________________
- his height: ______________________________
- the color of his eyes: ______________________________
- the animal he has as a pet: ______________________________
- the activities he likes: ______________________________
- the languages he speaks: ______________________________
? Encoraje-os a localizar palavras parecidas com o português (cognatas).
? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.
Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e fazer suas anotações), volte ao quadro e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que anotaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão da carta.
3) (5’) Pergunte aos alunos:
- Are Juan and Liam old friends? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- Have they ever met? (Os alunos provavelmente responderão: No.)
- How do you know that? (Os alunos possivelmente responderão algo parecido com: he says his name and age, he asks about his likes/dislikes, about his physical appearance, about his city)
Explique aos alunos que Juan e Liam são pen pals. Diga: A pen pal relationship is often used to practice reading and writing in a foreign language, to improve literacy, to learn more about other countries and life-styles, and to make friends. E acrescente: A modern variation on the traditional penpal arrangement is to have a keypal / epal and exchange email addresses as well as or instead of paper letters. (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pen_pal Acesso em: 20/05/2018)
Material complementar:
- Para entender melhor o gênero carta, acesse: https://www.todamateria.com.br/a-carta-como-genero-textual/;
- Se você quiser saber um pouco mais sobre a arte de escrever cartas e a troca de correspondências entre desconhecidos para compartilhar com seus alunos, a leitura destes artigos pode lhe interessar: “From high school letters to life-long, long-distance friendship: Pen pals reunited Hobart” (Disponível em: http://www.abc.net.au/news/2018-03-18/tasmanian-and-japanese-pen-pals-of-55-years/9558876 Acesso em: 13/05/2018), “The lost art of letter-writing” (Disponível em: https://www.theguardian.com/culture/charlottehigginsblog/2012/oct/23/lost-art-letter-writing Acesso em: 13/05/2018) e “Dear pen pal: how writing letters to strangers is making a comeback” (Disponível em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/jun/18/dear-pen-pal-writing-letters-to-strangers Acesso em: 13/05/2018).
- O texto apresentado neste slide está disponível na página: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/writing-practice/penpal-letter (Acesso em: 13/05/2018).
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Avaliar se as afirmações sobre a carta apresentada no input são verdadeiras (true) ou falsas (false).
Expectativa: Que os alunos consigam localizar informações no texto, demonstrando compreensão detalhada da carta.
Orientações: Peça aos alunos para se organizarem em duplas. Diga que eles irão jogar tic-tac-toe.
- Mostre a eles o grid no slide e peça que desenhem um igual no caderno.
- Explique que o objetivo do jogo é marcar três pontos em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal). Para marcar os pontos, os jogadores precisam responder se as afirmações sobre o texto são verdadeiras (true) ou falsas (false). Entregue a cada dupla uma cópia das frases (veja Atividade para impressão - Output). Se você não tiver tempo para imprimir e recortar as frases, não tem problema! Você pode projetar ou escrever as frases no quadro. ;-)
- Explique que cada aluno na sua vez irá escolher um espaço no grid. É ali que ele marcará seu ponto (“X” ou “O”) se acertar a resposta. O colega de dupla irá mostrar uma frase. O aluno terá um minuto para responder se a frase é verdadeira (true) ou falsa (false). Peça que os alunos justifiquem suas respostas quando as frases forem falsas (Ex.: Juan lives in New York. ? Espera-se que o aluno responda: False. Juan lives in Rio de Janeiro.). Se a resposta estiver correta, ele ganha um ponto, marcando um “X” ou um “O” no grid do jogo. Se a resposta estiver incorreta, aquela frase será descartada e o jogo continua. Vence o aluno que conseguir completar uma linha com “X” ou “O” primeiro.
- Tendo explicado as regras, deixe que os alunos joguem por aproximadamente 8 minutos. Enquanto as duplas jogam, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
- Faça a correção coletiva com a turma. Leia cada afirmação e convide os alunos a responderem se elas são verdadeiras (true) ou falsas (false). Incentive os alunos a justificarem as afirmações falsas (false).
Material complementar:
- Se você dispuser de um datashow em sua sala e quiser jogar com a turma toda (dois grupos), clique aqui para fazer o download do jogo da velha em PowerPoint e abrir o arquivo em seu computador (desktop ou notebook). Leia as instruções nas “Anotações ao orador” e divirta-se com a turma!
- Para saber mais sobre como usar o jogo da velha em atividades de compreensão e/ou discussão, acesse: https://tekhnologic.wordpress.com/2015/04/26/tic-tac-toe-setting-discussion-goals/.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem identificar a estrutura e os assuntos abordados em uma carta pessoal em inglês.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos falam e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de compreender uma carta pessoal em inglês em um contexto real!