11969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Seleção de palavras

POR: Claudia Priore, 17/07/2018
Código: ING7_08UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Seleção de palavras

 

Sobre este plano select-down

Escrita_Planejamento da escrita - Seleção de Palavras

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 5 planos, abordando planejamento da escrita. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Alguns links podem ser lidos com antecedência para que o professor se familiarize com o assunto.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo para os alunos. Explique que eles irão trabalhar com estratégias de planejamento de escrita. Na aula de hoje a técnica será a seleção de palavras.. Diga aos alunos: “Today we will work with strategies that can help you when planning your writing. Choosing words is one of them.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutes

Orientações:

Pergunte aos alunos:

Do you know what TWITTER is? (Os alunos devem responder algo como “It’s a social media or media for talking to friends or posting short messages”. O Twitter não é uma rede social muito utilizada por adolescentes, então talvez eles não conheçam. Mas deixe que digam o que acham. Para se informar sobre o Twitter consulte https://www.significados.com.br/twitter/ )

No link https://elearningindustry.com/the-twitter-guide-for-teachers você irá encontrar dicas muito legais de como criar uma conta e de como utiliza-la para fins educacionais.

Material extra:

https://elearningindustry.com/the-twitter-guide-for-teachers

O texto fala sobre o uso do TWITTER em sala de aula e um projeto de um professor de Los Angeles que usa o Twitter para pesquisas e escrita de textos. Esse pode ser um material interessante caso queira aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

Input select-down

Tempo sugerido:15 minutos

Propósito: Apresentar o formato de um Tweet.

Expectativa: Os alunos deverão reconhecer palavras em inglês que possam ser usadas para elaborar um texto de Twitter.

Orientações: Apresentar o Twitter. Você pode apresentar a tela ou imprimir e distribuir cópias e perguntar:

1- Have you seen Twitter before? (os alunos provavelmente responderão No. ) Então explique: This is a TWITTER and the entries are TWEETS. Dê algum tempo para eles lerem e pergunte:

2- Do you know who this is? (os alunos devem responder que é uma cantora americana “She’s an American singer; She was one of “The Voice” team leaders)

3 - What is Miley talking about? (Eles talvez respondam: She is talking about her dog. Her dog died.)

4 - Who is she talking to? (Os alunos devem responder algo como: She’s talking to her fans.)

5 - What elements can you see? (Os alunos podem responder: We can see her picture, her dog, her feelings)

7 - What kind of language is she using? (Os alunos provavelmente responderão: She uses informal language.)

8 - What words are essential to write this kind of messages? Take a look and tell me some words. Deixe que os alunos digam as palavras e as anote no quadro. Circule de uma mesma cor todos os verbos e pergunte: What words are these? (Os alunos provavelmente responderão: verbs or actions things people do.) Então, circule ou sublinhe os substantivos com outra cor e pergunte: and what are these words? (os alunos provavelmente responderão: things). Explique: These are keywords. They are important words to write this kind of message. They are nouns and verbs. Aponte para os substantivos e para os verbos.

fonte : https://twitter.com/mileycyrus

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escolher palavras que ajudem a escrever um tweet.

Expectativa: Os alunos deverão escolher palavras em inglês que possam ser usadas para elaborar um texto de Twitter.

Orientações:

  • Mostre o slide ou imprima e distribua aos alunos. Explique que eles irão escolher palavras e escrever um tweet. Divida os alunos em pares e peça para que comecem pensando em um fato simples que seria interessante contar aos amigos sobre o dia de hoje na escola. Explique aos alunos ou escreva as etapas no quadro. Primeiro eles pensarão no assunto, sobre o que irão escrever. Depois escolherão os verbos e depois os substantivos mais importantes. Traga dicionários, livros, revistas ou textos autênticos para ajudar na busca das palavras. Depois diga que eles devem conectar as palavras em frases simples com no máximo 280 caracteres.

1- You are going to write a TWEET. Think of the words we thought about when we were reading Miley Cyrus’ tweet. In pairs you will write a tweet telling your friends about something that happened today at school.

2 - Think of your ideas. What do you want to write about? Choose one simple fact that your friends would be interested in.

3 - Divide the words in “verbs” and “nouns”. Then write the sentences.

4 - Remember Twitter uses only 280 characters!

b) Faça um rodízio dos textos entre os alunos para que os colegas leiam os tweets uns dos outros. Uma opção de continuação desta aula pode ser de comentários aos tweets dos amigos.

c) Pergunte se a escolha das palavras ajudou na escrita dos textos: Was it easier to write after choosing the words? Did it help you?

Feedback select-down

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Tempo sugerido: 3 minutos

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante ressaltar que o objetivo da aula era planejar a escrita selecionando palavras e criando uma rede de palavras. Se eles foram capazes de fazer isso, não importando quantas palavras escreveram, alcançaram os objetivos.

Orientações: Esta é uma etapa de fechamento. Escreva no quadro somente a pergunta do slide e deixe que eles digam o que aprenderam. Se houver tempo, mostre o slide e compare com as respostas (que devem ser bem próximas) e mostre que conseguiram atingir os objetivos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Escrita_Planejamento da escrita - Seleção de Palavras

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 5 planos, abordando planejamento da escrita. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Alguns links podem ser lidos com antecedência para que o professor se familiarize com o assunto.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo para os alunos. Explique que eles irão trabalhar com estratégias de planejamento de escrita. Na aula de hoje a técnica será a seleção de palavras.. Diga aos alunos: “Today we will work with strategies that can help you when planning your writing. Choosing words is one of them.

Tempo sugerido: 5 minutes

Orientações:

Pergunte aos alunos:

Do you know what TWITTER is? (Os alunos devem responder algo como “It’s a social media or media for talking to friends or posting short messages”. O Twitter não é uma rede social muito utilizada por adolescentes, então talvez eles não conheçam. Mas deixe que digam o que acham. Para se informar sobre o Twitter consulte https://www.significados.com.br/twitter/ )

No link https://elearningindustry.com/the-twitter-guide-for-teachers você irá encontrar dicas muito legais de como criar uma conta e de como utiliza-la para fins educacionais.

Material extra:

https://elearningindustry.com/the-twitter-guide-for-teachers

O texto fala sobre o uso do TWITTER em sala de aula e um projeto de um professor de Los Angeles que usa o Twitter para pesquisas e escrita de textos. Esse pode ser um material interessante caso queira aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

Tempo sugerido:15 minutos

Propósito: Apresentar o formato de um Tweet.

Expectativa: Os alunos deverão reconhecer palavras em inglês que possam ser usadas para elaborar um texto de Twitter.

Orientações: Apresentar o Twitter. Você pode apresentar a tela ou imprimir e distribuir cópias e perguntar:

1- Have you seen Twitter before? (os alunos provavelmente responderão No. ) Então explique: This is a TWITTER and the entries are TWEETS. Dê algum tempo para eles lerem e pergunte:

2- Do you know who this is? (os alunos devem responder que é uma cantora americana “She’s an American singer; She was one of “The Voice” team leaders)

3 - What is Miley talking about? (Eles talvez respondam: She is talking about her dog. Her dog died.)

4 - Who is she talking to? (Os alunos devem responder algo como: She’s talking to her fans.)

5 - What elements can you see? (Os alunos podem responder: We can see her picture, her dog, her feelings)

7 - What kind of language is she using? (Os alunos provavelmente responderão: She uses informal language.)

8 - What words are essential to write this kind of messages? Take a look and tell me some words. Deixe que os alunos digam as palavras e as anote no quadro. Circule de uma mesma cor todos os verbos e pergunte: What words are these? (Os alunos provavelmente responderão: verbs or actions things people do.) Então, circule ou sublinhe os substantivos com outra cor e pergunte: and what are these words? (os alunos provavelmente responderão: things). Explique: These are keywords. They are important words to write this kind of message. They are nouns and verbs. Aponte para os substantivos e para os verbos.

fonte : https://twitter.com/mileycyrus

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escolher palavras que ajudem a escrever um tweet.

Expectativa: Os alunos deverão escolher palavras em inglês que possam ser usadas para elaborar um texto de Twitter.

Orientações:

  • Mostre o slide ou imprima e distribua aos alunos. Explique que eles irão escolher palavras e escrever um tweet. Divida os alunos em pares e peça para que comecem pensando em um fato simples que seria interessante contar aos amigos sobre o dia de hoje na escola. Explique aos alunos ou escreva as etapas no quadro. Primeiro eles pensarão no assunto, sobre o que irão escrever. Depois escolherão os verbos e depois os substantivos mais importantes. Traga dicionários, livros, revistas ou textos autênticos para ajudar na busca das palavras. Depois diga que eles devem conectar as palavras em frases simples com no máximo 280 caracteres.

1- You are going to write a TWEET. Think of the words we thought about when we were reading Miley Cyrus’ tweet. In pairs you will write a tweet telling your friends about something that happened today at school.

2 - Think of your ideas. What do you want to write about? Choose one simple fact that your friends would be interested in.

3 - Divide the words in “verbs” and “nouns”. Then write the sentences.

4 - Remember Twitter uses only 280 characters!

b) Faça um rodízio dos textos entre os alunos para que os colegas leiam os tweets uns dos outros. Uma opção de continuação desta aula pode ser de comentários aos tweets dos amigos.

c) Pergunte se a escolha das palavras ajudou na escrita dos textos: Was it easier to write after choosing the words? Did it help you?

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Tempo sugerido: 3 minutos

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante ressaltar que o objetivo da aula era planejar a escrita selecionando palavras e criando uma rede de palavras. Se eles foram capazes de fazer isso, não importando quantas palavras escreveram, alcançaram os objetivos.

Orientações: Esta é uma etapa de fechamento. Escreva no quadro somente a pergunta do slide e deixe que eles digam o que aprenderam. Se houver tempo, mostre o slide e compare com as respostas (que devem ser bem próximas) e mostre que conseguiram atingir os objetivos.


Contents

  1. INPUT: A teenager tweet
  2. OUTPUT: To plan writing a tweet.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

Professor-autor: Claudia Priore

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes