Atividade para impressão - Polysemic Words - OUTPUT
Plano de Aula
Plano de aula: A polissemia das palavras
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies III (reading with a purpose)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Você precisará de um computador e um datashow para expor os slides da aula. Caso não possua esses recursos, você pode imprimir os slides em tamanho grande e colar em cartolinas que deverão ser afixadas no quadro. Além disso, precisará de folhas de sulfite e cópias para o output. Seria interessante também disponibilizar dicionários e revistas para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 03 minutos.
Orientações: 1. Mostre ou leia o objetivo da aula para os alunos. Explique que ela será focada no reconhecimento da polissemia das palavras. Diga: The aim of our class today is to recognize the polysemy of some words in English.
2. Escreva a palavra POLYSEMY no quadro. Pergunte: Have you ever heard the word polysemy? Do you know what it means?
3. Escreva ao redor da palavra polysemy, escrita no quadro, as definições que eles forem dando e complete se necessário. O mais importante é que fique clara a definição do termo:
“ Polysemy is the association of one word with two or more distinct meanings. A polyseme is a word or phrase with multiple meanings. The word "polysemy" comes from the Greek for "many signs." ( Definition from website: https://www.thoughtco.com/polysemy-words-and-meanings-1691642. Acesso em julho,2018).
4. Em seguida, escreva a palavra ADVERTISING no quadro. Esclareça que esse será o gênero trabalhado. Diga: We will work with advertising. What do you know about this kind of text?
5. Siga o processo anterior: anote o que os alunos forem dizendo ao redor da palavra advertising no quadro. O importante é focar no objetivo da propaganda: anunciar um produto ou uma ideia usando imagens e palavras para convencer o leitor. Diga: We will focus in the advertisements’ target, which is to announce a product or idea using images and words, trying to convince the reader.
Context
Tempo sugerido: 06 minutes
Orientações: Mostre a imagens acima para os alunos. Pergunte aos alunos o que veem na imagem e leve-os a entenderem o que é a polissemia e o sentido que a frase e a imagem produzem. Pergunte:
- Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: I can see a T-shirt with a message.
- Do you have a T-shirt with a message? Which one?
- Explique que as camisetas que trazem mensagens tem o objetivo de alcançar determinado público de uma forma simples e direta. Esse tipo de publicidade geralmente usa o humor ou a reflexão para transmitir uma mensagem, que tanto pode ser positiva como negativa.
- Lembre a polêmica de Melania Trump em 21 de junho de 2018, quando a mesma foi visitar de surpresa um abrigo para crianças refugiadas separadas dos pais com o objetivo de melhorar a opinião pública sobre o governo de seu marido Donald Trump. A polêmica foi em torno de um casaco vestido pela primeira dama onde estava escrito” Eu realmente não me importo, e você?” O que você acha dessa polêmica? Leve o aluno a refletir sobre a importância da escolha de frases em roupas que podem denunciar mesmo que não intencionalmente crenças e imagens daqueles que a vestem e a exibem publicamente. Diga: Do you know the Melania Trump controversy in June 21st, 2018? In this date, she surprised a migrant children shelter for children who were separated from their parents, trying to improve public opinion about her husband government, using a jacket printed with the words “ I don't really care, do u? What do you think about this controversy? Do you agree that it's important to choose sentences in clothes because they can state, even unintentionally, the beliefs and thoughts of people who wear and show them publicly?
- Let's read the sentence above the image: I NEED SOME SPACE. What is the idea presented here? Possível resposta: Probably, the idea is related to a person who needs relax; someone stressed wants to stay alone; someone needs more physical space to keep things.
- How could you get to interpret this? Possível resposta: Because the word space has two meanings:
- physical space;
- The area beyond the earth's atmosphere or beyond the solar system.
So, we can observe that the word space is a polysemic word, right? It has more than one meaning!
d) Now, let's see some examples of polysemy being used in advertising.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos - 5 minutos para cada slide de input.
Propósito: Apresentar exemplos da polissemia na comparação de textos publicitários.
Expectativa: Que os alunos reconheçam os significados da mesma palavra e a estrutura do texto publicitário.
Orientações:
- Mostre o slide e explore a imagem com os alunos. Pergunte:
- Look at the image, what can you observe? Possíveis respostas: Both are advertisements, the first is about a chocolate bar and the second is about a cellular repair service.
- Do we have these products in Brazil? Possível resposta: Yes, we do.
- What is highlighted in each advertising? Do you think the choice of colours and images are important in advertising? Why? Possíveis respostas: In the first, the colour red and in the second one the broken screen. In this kind of text colours and images must be chosen very carefully because they will call reader's attention and stay in his/her mind.
- Are these advertisements directed to whom? Possível resposta: Probably, the first is directed to people who needs a rest for a moment and the second one is directed to people who always break cell screens.
- Where can we find advertisements like these? In magazines, newspapers, outdoors, flyers, supermarkets and son on.
2. Solicite aos alunos que leiam em voz alta o que está escrito em cada propaganda. Diga: Now, let's read aloud the texts in each ad.
3. Em seguida, pergunte qual palavra está sendo repetida. Diga: Which word is repeated in both advertisements? Resposta: The word break.
4. Pergunte se em ambos os textos elas têm o mesmo significado? In both text, does the word break have the same meaning? No, it doesn't.
5. Explique que aqui temos mais um caso de polissemia. Diga: So, as you can observe, here we have more one example of polysemy:
- Break, in the first advertising, means to stop doing something for a short period of time;
- Break, in the second advertising, is separate something violently into many pieces.
6. Sintetize a ideia de que o significado do vocábulo polissêmico será dado pelo contexto. Diga: So, we will know the meaning of a word according to the context, ok? Escreva no quadro:
One word can have many meanings, the right meaning is given by the context.
7. Comente e escreva no quadro que em inglês a forma abreviada de advertisement é simplesmente ad. Diga: The word advertisement has a simplified form which is ad.
Input
Orientações:
- Peça aos alunos que agora observem mais esses exemplos. Diga: Now, take a look at these ads and tell me what: can you observe? Respostas possíveis: It's an advertising about a chocolate and a beauty product against pimples and dark spots.
- Em seguida, chame a atenção dos alunos para a dupla intenção da primeira propaganda: vender o chocolate e divulgar um serviço digital popular que dá acesso a milhares de músicas. Mostre a importância do texto escrito para que essa dupla intenção seja realmente alcançada e a necessidade de buscar similaridades que possam ser exploradas entre os produtos. Os dois sentidos explorados: audição e paladar unidos para saciar fome e necessidade de distração do leitor da propaganda. Diga: Now, take a look at the double intention in the first ad: to sell the chocolate and to spread the word about a popular digital streaming service of songs. Observe the importance of the written text to reach this double intention and the necessity to find out similarities in both products. The senses explored are taste and hearing united to quench hunger and distraction from the reader.
- Solicite que os alunos verifiquem o segundo texto e observem: as cores suaves e as flores delicadas para representar a limpeza oferecida pelo produto às peles que tem acne e manchas,muito comum em adolescentes. A combinação dos elementos seduz o leitor/comprador. Diga: What can you observe in the second ad? Possíveis respostas: Soft colours and delicate flowers representing cleaning, specially to skin with acne and spots, very common in adolescents. This combination (softness & cleaning) seduces the reader/ buyer.
- Mostre aos alunos que a palavra a ser estudada aqui é face. No primeiro caso, face refere-se ao verbo encarar e no segundo ao substantivo rosto, mas também ao produto de limpeza facial. Diga: let’s pay attention to repeated word “face”. Can you say the meanings of this word in each one of the ads? In the first, the word face refers to a verb and in the second on to a noun:
- The verb = to stare.
- The noun = face and also the facial cleanser product.
- Reforce a ideia da polissemia estar relacionada ao contexto. Diga: Don't forget that the meaning of the word is related to the context.
- Fale sobre o suporte e o público desse texto? Quem se interessaria por esses produtos? Diga: Where can we find texts like these? On magazines, supermarket brochures, flyers, internet, and son on. Who will be interested in advertising like these ones? Probably young people.
- Prepare os alunos para o próximo slide. Diga: Let’s observe two more examples!
https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/
Input
Orientações:
- Peça aos alunos que agora observem mais esses exemplos. Diga: Now, take a look at these ads and tell me what you can observe. Respostas possíveis: It´s a advertising about a sandwich and a cellular.
- Solicite que observem o primeiro texto em caixa alta, qual será que foi a intenção? Qual a relação entre o texto e imagem? Diga: Observe the first ad text in all caps, what do you think the intention to use it was? Discuss the relation you observe between the image of a sandwich and the text. Respostas possíveis: It's a resource to call attention of the reader trying to convince her/his that order a salad is not a real desire, the fact the desire is a big sandwich. But, do you agree with this idea?
- Solicite que observem agora o frase e a imagem no 2º anúncio. Diga: Let's look at the second ad. What was the comparison between the images? What was the intention of the sentence? Possíveis respostas: The first image shows a hand with sticky notes and the word CHAOS reinforces the idea that they are really a mess. The second shows organization and the word ORDER reinforces the idea that to buy a cellular is an intelligent way to put in order sticky notes and annotations. The sentence is in the imperative form, it gives an order to the buyer: organize your life buying a cellular!
- Foque na palavra polissêmica em ambos os textos: order. Peça aos alunos que explorem as imagens e o texto e digam quais significados essa palavra traz. Anote no quadro o que eles forem falando. Diga: Focus in the polysemic word order . Explore the images and tell me what can you observe. I´’l write all your ideas on the blackboard, ok?
- Provavelmente os alunos já terão falado algo sobre a palavra order, sintetize: As you could observe the word order has different meanings in each advertising:
- Order = verb - to ask
- Order = noun - organization
- Agora, vamos produzir! Diga: Now, let´s produce!
Output
Tempo sugerido: 24 minutos.
Propósito: Produzir um slogan para um produto usando uma palavra polissêmica.
Expectativa: Que os alunos consigam empregar a palavra polissêmica adequadamente em um anúncio.
Orientações: Siga os seguintes passos:
- Solicite aos alunos que formem grupos de 3 ou 4 alunos. Diga: Organize yourselves in groups of 3 or 4.
- Mostre a imagem e explique que esses vários produtos são sugestões para o output. Diga: Look at this picture that brings suggestions of different products for your output.
- Diga aos alunos que agora eles serão produtores de propagandas e que deverão usar palavras polissêmicas em seus produtos. .Diga: Now, you will imagine that you are working for a company and you have to produce an advertising using a polysemic word in this product, use your creativity!
- Distribua a lista com algumas palavras polissêmicas e diga que também podem fazer pesquisas com o celular, revistas, computadores ou dicionários. Depende do que estiver disponível para uso. Diga: You´ll receive a short list with 10 examples of polysemic words to help you, but you can also research in your cellular, magazines, computers or dictionaries.
- Sugira que pensem primeiro no produto, depois na frase e deixe a imagem para depois. Diga: First, discuss about the product you will produce the advertising for, after that write the sentence using your chosen polysemic word.
- Esclareça que o objetivo é criar uma propaganda com um produto e um slogan, como trabalhado no primeiro slide do input (propaganda do Kit Kat). Diga: The aim is to create an ad to a product using a slogan, like the one we studied here (volte ao primeiro slide to Kit Kat e chame a atenção para o slogan). Esclareça que o slogan é uma frase simples e fácil de ser lembrada. Diga: As you can see, slogan is a short sentence that is very easy to remember.
- Distribua uma folha de sulfite para que produzam o desenho e a frase. Diga: I´ll give you a sheet of paper to create your advertising. You´ll have 15 minutes to create!
- Hora de compartilhar. Solicite que cada grupo explique a palavra polissêmica usada e o produto apresentado. Diga: It's time to share! Each grupo will talk about the product and the polysemic word chosen to your colleagues. Each group will have 01 or 02 minutes for that.
Feedback
Tempo sugerido: 02 minutos.
Propósito: Organizar e sintetizar os conteúdos trabalhados nessa aula.
Expectativa: Que os alunos entendam o valor das palavras polissêmicas em textos publicitários e criem bons slogans.
Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e com a síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o slide. Diga:
- Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point out other learning issues?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, compartilhe na tela o slide do context e siga as orientações propostas. Depois, apresente o objetivo da aula enfatizando o uso da palavra space e apresentando o vocábulo polissemia.
Input
Continuando o encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela os slides do input, um de cada vez. Siga o passo a passo indicado nas orientações dos slides. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Esta atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique como a atividade deve ser realizada seguindo as orientações propostas no plano original para esta etapa da aula. As propagandas devem ser elaboradas em uma plataforma apropriada, como o Canva. Determine um prazo para a devolutiva das produções. Os alunos podem apresentar suas propagandas no próximo encontro síncrono e compartilhá-las no site, Instagram ou blog da turma ou da escola.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a compartilhar com os familiares o que aprenderam na aula e buscar com eles exemplos de polissemia em propagandas brasileiras.
Contents
- INPUT: Advertising examples
- OUTPUT: To create an advertising using polysemic words
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janaína Maria Lopes Ferreira
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes