Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina Espirito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuda de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Compreender os princípios do sistema de numeração decimal: formação da centena (10 dezenas) e o valor posicional dos algarismos no número, relação entre as ordens que compõem o número.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal - ordens e classes
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- folha com atividades,
- ábacos e dados.
Tempo estimado: 2 minutos
Orientações para o professor:
- Ler com a turma o objetivo da aula e refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
- Professor(a) deve explicar que:
- Assim como a linguagem escrita tem regras que precisamos seguir para formar uma palavra (organização das letras que formarão palavras, que formarão frases, que transmitirão uma informação), na matemática também temos regras que organizam os números; nos números temos os algarismos que o formam, cada um com um valor conforme a posição (a ordem) que ocupa, se o algarismo 4, por exemplo.
- Conversar com as crianças dizendo: “Se o algarismo estiver na ordem das unidades, seu valor será 4, por exemplo, mas se estiver na ordem das dezenas valerá ___ (deixar que os alunos completem a frase), porém se o algarismo estiver na ordem das centenas, valerá _____ (esperar que respondam, se não souberem, retomar o trabalho com material dourado)”.
- Assim, o(a) professor(a) já consegue coletar os conhecimentos prévios que os alunos têm acerca do tema.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente o instrumento, explicando como se dá a utilização, pode manusear um ábaco, colocando as peças enquanto fala:
- Cada haste representa uma ordem (da direita para a esquerda: ordem das unidades simples, ordem das dezenas simples, ordem das centenas simples);
- Em cada haste são colocadas as argolas (no máximo 9 por haste);
- Quando completar 10 argolas na haste das unidades, por exemplo, deve-se trocar por uma argola na haste das dezenas (10 unidades, 10 argolas na haste das dezenas corresponde a uma argola na haste das centenas e assim por diante…).
- Recomenda-se não relacionar as cores das argolas com as ordens, pois pode faltar argolas em uma ação ou os alunos podem vincular a cor à cada haste,pois os ábacos comercializados podem vir com peças de cores diferentes;
Propósitos: Perceber o uso do ábaco como ferramenta de aprendizagem. Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras, com diversos símbolos.
Aquecimento
Tempo Previsto: 5 minutos
Orientação: Deixar que os alunos utilizem o material livremente, no primeiro momento, para familiarização.
- O(a) professor(a) apresenta o instrumento, explicando como se dá a utilização:
- Cada haste representa uma ordem (da direita para a esquerda: ordem das unidades simples, ordem das dezenas simples, ordem das centenas simples);
- Em cada haste são colocadas as argolas (no máximo 9 por haste);
- Quando completar 10 argolas na haste das unidades, por exemplo, deve-se trocar por uma argola na haste das dezenas (10 unidades , 10 argolas na haste das dezenas corresponde a uma argola na haste das centenas e assim por diante…
- Recomenda-se não relacionar as cores das argolas com as ordens, pois pode faltar argolas em uma ação ou os alunos podem vincular a cor à cada haste e, muitas vezes, os ábacos comercializados vêm com cores diferentes.
Propósitos: Perceber o uso do ábaco como ferramenta de aprendizagem. Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras, com diversos símbolos.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientação: Instruções do jogo:
- Alunos organizados em grupos de 4 alunos, devem definir quem começará o jogo;
- O grupo jogará com apenas um ábaco, assim a disputa será entre os grupos. Dessa forma, fica mais fácil chegar à haste das centenas;
- O(a) professor(a) deve acompanhar as estratégias de cálculo dos alunos, durante as trocas, questionando sobre os caminhos que facilitam os cálculos. Por exemplo: para somar 3 + 4 perguntar se saber quanto são 3 + 3 ajuda (3 + 3 + 1) ou para 5 + 6 usar 5 + 5 facilita (5 + 5 + 1).
- Para socializar com os demais grupos a quantidade total obtida no ábaco, convidar um integrante de cada grupo para registrar no quadro o total obtido pelo grupo, organizar uma tabela para o registro com uma coluna para o nome do grupo e outra para a pontuação;
- Conversar com a turma sobre qual grupo obteve maior pontuação, se algum grupo obteve mesma pontuação… analisar o quadro com os alunos, perguntando o que percebem.
Propósitos: Perceber o uso do ábaco como ferramenta de aprendizagem. Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras, com diversos símbolos.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Atividade Principal - Jogo Nunca dez com o ábaco
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientação: Instruções do jogo:
- Alunos organizados em grupos de 4 alunos, devem definir quem começará o jogo;
- O grupo jogará com apenas um ábaco, assim a disputa será entre os grupos. Dessa forma, fica mais fácil chegar a haste das centenas;
- O(a) professor(a) deve acompanhar as estratégias de cálculo dos alunos, durante as trocas, questionando sobre os caminhos que facilitam os cálculos. Por exemplo: para somar 3 + 4 perguntar se saber quanto são 3 + 3 ajuda (3 + 3 + 1) ou para 5 + 6 usar 5 + 5 facilita (5 + 5 + 1).
- Para socializar com os demais grupos a quantidade total obtida no ábaco, convidar um integrante de cada grupo para registrar no quadro o total obtido pelo grupo, organizar uma tabela para o registro com uma coluna para o nome do grupo e outra para a pontuação;
- Conversar com a turma sobre qual grupo obteve maior pontuação, se algum grupo obteve mesma pontuação… analisar o quadro com os alunos, perguntando o que percebem.
Propósitos: Perceber o uso do ábaco como ferramenta de aprendizagem. Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras, com diversos símbolos.
Atividade principal
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientação: Com essa atividade será possível trabalhar com a comparação de números de até 3 ordens.
- Questioná-los sobre o que devemos observar para saber qual número representa a maior quantidade.
- Na questão B, a criança poderá utilizar desenhos para representar e calcular.
- Para somar a pontuação total dos grupos, incentivá-los a encontrar estratégias que facilite somar os 4 ou 5 valores (conforme a quantidade de grupos da turma).
- Podem definir que cada dupla deve somar dois valores e depois juntar os resultados parciais, por exemplo.
- Explicar que utilizar a decomposição dos números ajuda muito, exemplo: 134 + 154
100 + 30 + 4
+ 100 + 50 + 4
200 + 80 + 8 = 288
Ou ainda 134 + 100 =234
234 + 50 = 284
284 + 4 = 288
- Para trabalhar com o valor posicional do algarismo no número, retomar o trabalho com o ábaco, o valor de cada argola nas diferentes hastes.
- Convidar um aluno de cada grupo para registrar a pontuação de seu grupo na lousa, assim podem acompanhar o processo na folha (individualmente) e no quadro (coletivamente).
- Definir com os alunos, qual foi o grupo que obteve maior pontuação e destacar essa informação com giz colorido (questão A).
- Pedir que resolvam as questões B, C e D individualmente, em seguida confrontar com os resultados de um colega do grupo ou do grupo todo para ver quem fez diferente, qual o motivo e o grupo terá que validar uma resposta comum.
Propósito: Compreender como se dá a composição de números e compará-los.
Painel de Soluções
Tempo Sugerido: 12 minutos
Orientações para o professor: Após resolverem as questões B, C e D individualmente, confrontar com os resultados de um colega do grupo ou do grupo todo, ver quem fez diferente, qual o motivo e o grupo terá que validar uma resposta comum
- Na sequência, um aluno de cada grupo, registra no quadro a resposta e compara com as respostas e estratégias dos demais grupos.
- Ver no guia de intervenções, item sobre o erro.
- Pedir que registrem no caderno uma resposta apresentada, que seja diferente da sua e que tenha achado interessante.
Propósito: Compreender como se dá a composição de números e compará-los.
Painel de soluções
Tempo Previsto: 12 minutos
Orientação ao professor: Elaborar coletivamente um pequeno texto sobre as conclusões que o grupo chegou sobre o jogo e sobre a organização dos números (as ordens, valores de cada algarismo).
- Para isso, o(a) professor(a) deve fazer perguntas “O que eu devo escrever aqui? Devemos escrever os que aprendemos hoje!” e ir registrando o que a turma vai dizendo (as ideias coerentes sobre o que foi trabalhado), depois selecionar, sintetizar as ideias principais e compor o texto que os alunos registrarão no caderno.
Propósito: Socializar e registrar os conceitos de formação dos números de 3 ordens e comparação valores.
Sistematização do conceito
Tempo Previsto: 3 minutos
Orientação: Conversar sobre as possíveis formações dos valores, utilizando soma de diferentes parcelas, isso contribui para o desenvolvimento do cálculo mental.
Discuta com a turma: Que estratégia ajudou na hora de somar os valores parciais? (Perguntar quem quer mostrar, anotar no quadro a fala desse(a) aluno(a) ou pedir que ele mesmo anote.)
Propósito: Sistematizar o conceito matemático de composição de números.
Encerramento
Tempo Previsto: 3 minutos
Orientação ao professor:
- Elaborar coletivamente um pequeno texto sobre as conclusões que o grupo chegou sobre o jogo e sobre a organização dos números (as ordens, valores de cada algarismo).
- Para isso, o(a) professor(a) deve fazer perguntas “O que eu devo escrever aqui? Devemos escrever os que aprendemos hoje!” e ir registrando o que a turma vai dizendo (as ideias coerentes sobre o que foi trabalhado), depois selecionar, sintetizar as ideias principais e compor o texto que os alunos registrarão no caderno.
Propósito: Compreender a formação dos números de 3 ordens e comparar valores.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, retomando as etapas do jogo. Em seguida, deixar que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reservar um tempo para um debate entre as duplas e deixar que compartilhem o que descobriram.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de fazer as trocas?
- Depois que o jogador colocar a argola na haste das centenas (100 unidades), se ele jogar novamente os dados, onde deverá colocar as próximas argolas?
- Se registrarmos na lousa um número correspondente aos valores contidos no ábaco, que número representa o algarismo que está na haste das dezenas?
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números (10 unidades formam um dezena, 10 dezenas formam uma centena), no valor de cada algarismo que compõe os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal, realizando as trocas necessárias entre elas para que reconheça o valor/quantidade representado pelo número.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.