Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Lavor Dantas
Mentora: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
Objetivos específicos
Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.
Conceito-chave
Simetria e eixo de simetria.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Papel dobradura;
- Espelhos para manuseio das crianças, tamanho pequeno;
- Lápis coloridos;
- Régua;
- Datashow (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Converse com as crianças, debatendo as duas questões acima, para identificar o que elas sabem sobre o tema. Depois forme grupos e entregue as bandeiras e um espelho (pequenos com medida parecida com as figuras das bandeiras) para realização da próxima atividade.Peça para encaixar o espelho no meio da figura e verificarem se o que refletiu no espelho é exatamente igual.No momento da atividade ande pelos grupos, verifique se os alunos estão posicionando o espelho no local correto e estão observando as imagens por completa.
Propósito: Identificar o que as crianças sabem e iniciar o conceito de simetria de reflexão.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Distribua papel dobradura para os alunos e solicite que as crianças desenhem e após recortem as formas planas: quadrado, triângulo, círculo, retângulo, trapézio e paralelogramo.Peça para os alunos dobrar as imagens recortadas e verificarem se elas ficam iguais ou não.Caso elas fiquem iguais, peça para repetir esse movimento e verificar novamente se continuam iguais ou não.
Propósito: Perceber se as figuras ao serem dobradas ficam iguais ou não.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Após abrir as imagens e traçar uma reta com lápis colorido nas marcas que dividem as imagens ao meio, entregue uma forma plana em um papel maior para cada grupo fazer o mesmo procedimento nela.
Propósito: Encontrar o eixo de simetria.
Discuta com a turma:
- É possível fazer um X com todas as figuras?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que cada grupo exponha a sua imagem e as retas que traçaram.Neste momento, se algum aluno tiver colocado algo diferente, permita que ele mostre sua solução e conversem sobre ela. Exponha as imagens grandes na sala e peça para que os alunos colem as pequenas no caderno.
Propósito: Compartilhar as soluções.
Discuta com a turma:
- Quantas retas conseguimos traçar nas formas planas?
- Todas as formas planas são simétricas?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome o que é simetria e eixo de simetria, relacionando-os com a atividade realizada anteriormente. Finalize o conceito trabalhado, mostrando-os nas figuras, diferenciando as figuras simétricas da não-simétrica.
Propósito: Sistematizar os conceitos.
Discuta com a turma:
- Todas as formas planas são simétricas?
- Qual não é simétrica?
- Todas figuras planas têm quantidades iguais de eixos de simetria?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, ou escreva o texto com a definição dos conceitos no quadro. Leia com os alunos e peça que copiem em seus cadernos.
Propósito: Resumir o conceito.
Raio- X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Solicite que as crianças observem as imagens e trace os eixos de simetria para responder a questão da atividade.
Propósito: Verificar se a criança aprendeu o conceito de simetria.
Materiais Complementares: