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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Maior ou menor?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Localização e comparação de números na reta numerada.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos

Analisar variações numéricas e o posicionamento dos números inteiros na reta numerada.

Conceito-chave

Localização e comparação de números na reta numerada.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.

Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.

Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.

Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.

Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”

A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.

“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”

Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.

“O que há em comum entre esses números?”

Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.

Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.

Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
  • Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
  • Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.

Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.

Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.

Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.

Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”

A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.

“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”

Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.

“O que há em comum entre esses números?”

Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.

Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.

Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
  • Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
  • Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.

Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.

Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.

Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.

Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”

A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.

“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”

Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.

“O que há em comum entre esses números?”

Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.

Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.

Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
  • Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
  • Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )

Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).

Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.

Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
  • O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
  • Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )

Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).

Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.

Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
  • O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
  • Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )

Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).

Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.

Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
  • O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
  • Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas, os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.

Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Houve algum empate em relação ao número de pontos?
  • O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
  • O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.

Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Houve algum empate em relação ao número de pontos?
  • O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
  • O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.

Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Houve algum empate em relação ao número de pontos?
  • O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
  • O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a importância de se representar corretamente ordem dos números inteiros.

Explique que a reta numerada é um importante aliado para essa compreensão.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que as palavras “elevou” e “caiu”, significam nessa situação?
  • O dia mais frio foi o que teve a menor queda de temperatura?
  • O dia mais quente foi o que teve o maior aumento na temperatura?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos

Analisar variações numéricas e o posicionamento dos números inteiros na reta numerada.

Conceito-chave

Localização e comparação de números na reta numerada.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.

Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.

Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.

Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.

Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”

A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.

“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”

Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.

“O que há em comum entre esses números?”

Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.

Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.

Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
  • Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
  • Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.

Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.

Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.

Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.

Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”

A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.

“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”

Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.

“O que há em comum entre esses números?”

Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.

Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.

Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
  • Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
  • Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.

Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.

Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.

Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.

Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”

A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.

“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”

Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.

“O que há em comum entre esses números?”

Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.

Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.

Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
  • Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
  • Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )

Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).

Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.

Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
  • O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
  • Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )

Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).

Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.

Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
  • O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
  • Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )

Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).

Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.

Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
  • O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
  • Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas, os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.

Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Houve algum empate em relação ao número de pontos?
  • O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
  • O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.

Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Houve algum empate em relação ao número de pontos?
  • O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
  • O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.

Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Houve algum empate em relação ao número de pontos?
  • O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
  • O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a importância de se representar corretamente ordem dos números inteiros.

Explique que a reta numerada é um importante aliado para essa compreensão.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que as palavras “elevou” e “caiu”, significam nessa situação?
  • O dia mais frio foi o que teve a menor queda de temperatura?
  • O dia mais quente foi o que teve o maior aumento na temperatura?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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