Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de volumes para resolver problemas que envolvem a capacidade de armazenamento de objetos no cotidiano e onde volumes muito grandes são encontrados.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Assim como o quilômetro existe para medir distâncias grandes, já que o metro pode não dar conta, será que existe alguma outra medida volumétrica além do litro que pode lidar com volumes muito grandes?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Orientação: Para que os alunos consigam ampliar o conceito de medidas volumétricas grandes utilizando como referência um cilindro ou paralelepípedo retângulo, e realizem a atividade principal, este momento de retomada é importante. Utilize as expressões projetadas ou desenhadas na lousa para retomar com eles o que é 1 litro e apresentar a nova medida, que é o metro cúbico. É importante nessa aula frisar que existem problemas que envolvem volumes muito grandes.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Discuta com a turma:
- O que é um litro e como se calcula ele em termos de outras unidades?
- A nova medida volumétrica está escrita em termos do metro, sem fazer contas, quantos litros vocês acham que cabe em um cubo de aresta 1 m?
Confira mais informações no Guia de Intervenção
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Orientação: Para que os alunos consigam ampliar o conceito de medidas volumétricas grandes utilizando como referência um cilindro ou paralelepípedo retângulo, e realizem a atividade principal, este momento de retomada é importante. Utilize as expressões projetadas ou desenhadas na lousa para retomar com eles o que é 1 litro e apresentar a nova medida, que é o metro cúbico. É importante nessa aula frisar que existem problemas que envolvem volumes muito grandes.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Discuta com a turma:
- O que é um litro e como se calcula ele em termos de outras unidades?
- A nova medida volumétrica está escrita em termos do metro, sem fazer contas, quantos litros vocês acham que cabe em um cubo de aresta 1 m?
Confira mais informações no Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Converse um pouco com os alunos sobre usina hidrelétrica, e pergunte para eles o que sabem sobre usinas. Distribua a atividade em material impresso e dê um tempo para que os alunos leiam primeiro individualmente, verificando se eles compreenderam o texto da situação-problema e se surge alguma pergunta relacionada ao contexto. Assim que terminarem a leitura, divida-os em agrupamentos produtivos de acordo com as dificuldades percebidas em aulas anteriores a seu critério. Peça que elaborem uma solução para o problema dado e acompanhe a resolução pelos grupos fazendo os questionamentos necessários. Procure não dar respostas ou dicas aos alunos nesse momento, apenas incentive-os através das perguntas para que consigam através do esforço em equipe solucionar o problema.
Propósito: Dar oportunidade para os alunos utilizarem transformações volumétricas para volumes muito grandes e terem noção de escala, ampliando os conceitos aprendidos através do esforço produtivo e relacionando à atividade de retomada.
Discuta com a turma:
- Como se calcula mesmo o volume de um paralelepípedo retângulo?
- Se 1m³ tem 1000 litros, as piscinas então utilizam muita água. Quantos litros de água cabem em uma piscina olímpica?
Confira mais informações no Guia de Intervenção
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Converse um pouco com os alunos sobre usina hidrelétrica, e pergunte para eles o que sabem sobre usinas. Distribua a atividade em material impresso e dê um tempo para que os alunos leiam primeiro individualmente, verificando se eles compreenderam o texto da situação-problema e se surge alguma pergunta relacionada ao contexto. Assim que terminarem a leitura, divida-os em agrupamentos produtivos de acordo com as dificuldades percebidas em aulas anteriores a seu critério. Peça que elaborem uma solução para o problema dado e acompanhe a resolução pelos grupos fazendo os questionamentos necessários. Procure não dar respostas ou dicas aos alunos nesse momento, apenas incentive-os através das perguntas para que consigam através do esforço em equipe solucionar o problema.
Propósito: Dar oportunidade para os alunos utilizarem transformações volumétricas para volumes muito grandes e terem noção de escala, ampliando os conceitos aprendidos através do esforço produtivo e relacionando à atividade de retomada.
Discuta com a turma:
- Como se calcula mesmo o volume de um paralelepípedo retângulo?
- Se 1m³ tem 1000 litros, as piscinas então utilizam muita água. Quantos litros de água cabem em uma piscina olímpica?
Confira mais informações no Guia de Intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifiquem os equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento. Para não demandar muito tempo na discussão das soluções, projete o desenho do problema na lousa para que possam riscar por cima ou já deixe alguns modelos desenhados previamente.
Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
- Alguém pensou uma maneira de resolver diferente desta que está na lousa e pode vir compartilhar conosco?
- Quem poderia mostrar como o grupo calculou o volume da piscina olímpica no item a)?
- Nos itens a) e b), os valores não ficaram exageradamente grandes?
- Por que no item b) os valores ficaram tão grandes se comparados ao item c)?
- Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifiquem os equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento. Para não demandar muito tempo na discussão das soluções, projete o desenho do problema na lousa para que possam riscar por cima ou já deixe alguns modelos desenhados previamente.
Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
- Alguém pensou uma maneira de resolver diferente desta que está na lousa e pode vir compartilhar conosco?
- Quem poderia mostrar como o grupo calculou o volume da piscina olímpica no item a)?
- Nos itens a) e b), os valores não ficaram exageradamente grandes?
- Por que no item b) os valores ficaram tão grandes se comparados ao item c)?
- Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: A ideia deste slide é resumir os conceitos e conhecimentos que foram ampliados durante as atividades da aula e da discussão das soluções. Retome com os alunos a importância de seguir alguns passos quando enfrentamos um problema ou uma situação nova, como: compreender o problema, planejar como resolver, executar o plano, examinar a solução e, se for preciso, replanejar a testar novamente uma outra hipótese. Enfoque também a importância do trabalho em equipe e o respeito às diferentes formas de pensar e resolver. Por fim, destaque como a Matemática não deve ser vista como mero exercício de repetição de fórmulas decoradas, mas exige pensamento e criatividade.
Propósito: Resumir com os alunos em poucas palavras o que de mais importante foi explorado nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Dê o apoio necessário para aqueles que tiverem mais dificuldades, principalmente relacionadas ao entendimento da questão. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver um problema que envolve a capacidade muito grande em um recipiente cilíndrico. Deixe que utilizem a calculadora também nesta atividade para agilizar os cálculos.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar