Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Co-autor: Renata Ariane Capovilla
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.
Objetivos específicos
Participar de um jogo com problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.
Conceito-chave
Jogo sobre medidas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas.
- Jogo e cartas impressas e recortadas (uma por dupla).
- Dado (um por dupla).
- Cola.
- Tesoura.
- Lápis coloridos.
- Caderno.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.
Discuta com a turma:
- Como podemos medir o comprimento da carteira?
- Só existe uma forma de medir?
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.
Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.
Discuta com a turma:
- O jogo foi difícil?
- Como faziam pra responder às perguntas?
Materiais complementares:
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.
Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.
Discuta com a turma:
- O jogo foi difícil?
- Como faziam pra responder às perguntas?
Discussão da solução (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Todas foram acertadas por alguém da dupla?
Discussão da solução (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Todas foram acertadas por alguém da dupla?
Discussão da solução (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Todas foram acertadas por alguém da dupla?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Como podemos elaborar uma nova afirmação?
Materiais complementares: