11467
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Jogo sobre medidas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Jogo sobre medidas.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

Objetivos específicos

Participar de um jogo com problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Jogo sobre medidas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas.
  • Jogo e cartas impressas e recortadas (uma por dupla).
  • Dado (um por dupla).
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Lápis coloridos.
  • Caderno.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir o comprimento da carteira?
  • Só existe uma forma de medir?

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.

Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.

Discuta com a turma:

  • O jogo foi difícil?
  • Como faziam pra responder às perguntas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.

Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.

Discuta com a turma:

  • O jogo foi difícil?
  • Como faziam pra responder às perguntas?

Discussão da solução (slides 6 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
  • Todas foram acertadas por alguém da dupla?

Discussão da solução (slides 6 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
  • Todas foram acertadas por alguém da dupla?

Discussão da solução (slides 6 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
  • Todas foram acertadas por alguém da dupla?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos elaborar uma nova afirmação?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

Objetivos específicos

Participar de um jogo com problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Jogo sobre medidas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas.
  • Jogo e cartas impressas e recortadas (uma por dupla).
  • Dado (um por dupla).
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Lápis coloridos.
  • Caderno.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir o comprimento da carteira?
  • Só existe uma forma de medir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.

Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.

Discuta com a turma:

  • O jogo foi difícil?
  • Como faziam pra responder às perguntas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.

Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.

Discuta com a turma:

  • O jogo foi difícil?
  • Como faziam pra responder às perguntas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
  • Todas foram acertadas por alguém da dupla?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
  • Todas foram acertadas por alguém da dupla?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
  • Todas foram acertadas por alguém da dupla?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos elaborar uma nova afirmação?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano