Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Representar dados em gráfico comunicando suas compreensões com linguagem adequada (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Representar dados em gráfico e interpretá-lo.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
- tampinhas de garrafa pet nas cores: amarelas, verdes, vermelhas e azuis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Leia a situação problema para os alunos e faa o questionamento do que eles fizeram no fim de semana e vá anotando na lousa em uma lista as informações que os alunos disserem.
Então diga aos alunos que farão um gráfico coletivo e que para isso precisam classificar as informações anotadas para comunicar os dados através do gráfico.
Então leve para a turma algumas tampinhas de garrafa pet nas cores amarela, verde, vermelho e azul e peça para cada aluno escolher uma tampinha de acordo com a cor representada através da legenda que estará afixada na lousa.
Posicione as tampinhas dentro de uma circunferência da maneira que se crie um gráfico de setores.
Propósito: Construir um gráfico coletivo.
Discuta com a turma:
- Quem sabe para que servem os gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
- Ja fizeram um gráfico coletivo? Quem é a fonte de dados do nosso gráfico?
- Qual é o nosso assunto, nosso questionamento?
- Como vocês acham que vamos organizar estas informações no gráfico?
- O que lembra este gráfico para vocês?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Leia a situação problema para os alunos e faa o questionamento do que eles fizeram no fim de semana e vá anotando na lousa em uma lista as informações que os alunos disserem.
Então diga aos alunos que farão um gráfico coletivo e que para isso precisam classificar as informações anotadas para comunicar os dados através do gráfico.
Então leve para a turma algumas tampinhas de garrafa pet nas cores amarela, verde, vermelho e azul e peça para cada aluno escolher uma tampinha de acordo com a cor representada através da legenda que estará afixada na lousa.
Posicione as tampinhas uma sobre a outra da cor respectiva da maneira que se crie um gráfico de barras verticais.
Propósito: Construir um gráfico coletivo.
Discuta com a turma:
- Quem sabe para que servem os gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
- Já fizeram um gráfico coletivo? Quem é a fonte de dados do nosso gráfico?
- Qual é o nosso assunto, nosso questionamento?
- Como vocês acham que vamos organizar estas informações no gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor organize sua turma em duplas produtivas ( que tenham habilidades diferenciadas porém não destoam em relação ao nível de aprendizagem) e diga que mesma que estão organizadas em duplas é importante que realizem , da melhor maneira possível, a atividade individualmente e que posteriormente poderão socializar com o colega da dupla e em outro momento com colegas da turma.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade e durante esta realização caminhe pela sala observando como os alunos estão resolvendo a situação e fazendo questionamentos e um grupo de alunos.
É importante que você mapeie a sua sala de aula para garantir intervenções pontuais com todos os alunos do grupo no decorrer de um período.
Peça aos alunos para representarem as informações no gráfico de barras verticais e após dga que observem e interpretem as informações respondendo aos questionamentos.
Propósito: Representar dados em gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor organize sua turma em duplas produtivas ( que tenham habilidades diferenciadas porém não destoam em relação ao nível de aprendizagem) e diga que mesma que estão organizadas em duplas é importante que realizem , da melhor maneira possível, a atividade individualmente e que posteriormente poderão socializar com o colega da dupla e em outro momento com colegas da turma.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade e durante esta realização caminhe pela sala observando como os alunos estão resolvendo a situação e fazendo questionamentos e um grupo de alunos.
É importante que você mapeie a sua sala de aula para garantir intervenções pontuais com todos os alunos do grupo no decorrer de um período.
Peça aos alunos para representarem as informações no gráfico de barras verticais e após dga que observem e interpretem as informações respondendo aos questionamentos.
Propósito: Representar dados em gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor organize sua turma em duplas produtivas ( que tenham habilidades diferenciadas porém não destoam em relação ao nível de aprendizagem) e diga que mesma que estão organizadas em duplas é importante que realizem , da melhor maneira possível, a atividade individualmente e que posteriormente poderão socializar com o colega da dupla e em outro momento com colegas da turma.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade e durante esta realização caminhe pela sala observando como os alunos estão resolvendo a situação e fazendo questionamentos e um grupo de alunos.
É importante que você mapeie a sua sala de aula para garantir intervenções pontuais com todos os alunos do grupo no decorrer de um período.
Peça aos alunos para representarem as informações no gráfico de barras verticais e após dga que observem e interpretem as informações respondendo aos questionamentos.
Propósito: Representar dados em gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrar aos colegas como ficou a representação do dados no seu gráfico.
Questione os alunos em relação aos elementos do gráfico pedindo para que eles não esqueçam de completar o gráfcio com estas informações pois são de extrema importância na interpretação e comunicação dos dados.
Peça a algumas duplas para que digam como foi a socialização das estratégias na dupla, se existiam semelhanças, diferenças , quais e qual estratégia acreditam ser a mais compreensível.
Chame a lousa um aluno que tenha cometido um erro e peça para que explique como chegou até aquele ponto e o que o está impedindo de continuar a resolução.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de representação do dados.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrar aos colegas como ficou a representação do dados no seu gráfico.
Questione os alunos em relação aos elementos do gráfico pedindo para que eles não esqueçam de completar o gráfcio com estas informações pois são de extrema importância na interpretação e comunicação dos dados.
Peça a algumas duplas para que digam como foi a socialização das estratégias na dupla, se existiam semelhanças, diferenças , quais e qual estratégia acreditam ser a mais compreensível.
Chame a lousa um aluno que tenha cometido um erro e peça para que explique como chegou até aquele ponto e o que o está impedindo de continuar a resolução.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de representação do dados.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrar aos colegas como ficou a representação do dados no seu gráfico.
Questione os alunos em relação aos elementos do gráfico pedindo para que eles não esqueçam de completar o gráfcio com estas informações pois são de extrema importância na interpretação e comunicação dos dados.
Peça a algumas duplas para que digam como foi a socialização das estratégias na dupla, se existiam semelhanças, diferenças , quais e qual estratégia acreditam ser a mais compreensível.
Chame a lousa um aluno que tenha cometido um erro e peça para que explique como chegou até aquele ponto e o que o está impedindo de continuar a resolução.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de representação do dados.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Retome os elementos do gráfico (título, fonte de dados, eixos de dados, variáveis categóricas e legenda) e o objetivo verificando se ele foi atingido.
Propósito: Refletir sobre suas aprendizagens.
Discuta com a turma:
- Quais são os principais elementos de um gráfico?
- Explique com suas palavras o quê significa cada um destes elementos?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Professor organize seus alunos individualmente para que possam realizar a atividade diagnóstica.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e criem um gráfico a partir do dados analisados.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já sabem quantas pessoas irão para lugares com temperaturas quentes, amenas ou frias?
- Quantas pessoas fazem parte da amostra da pesquisa?
- Existe outro tipo de gráfico que você conhece que poderia representar estes dados?
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Professor organize seus alunos individualmente para que possam realizar a atividade diagnóstica.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e criem um gráfico a partir do dados analisados.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já sabem quantas pessoas irão para lugares com temperaturas quentes, amenas ou frias?
- Quantas pessoas fazem parte da amostra da pesquisa?
- Existe outro tipo de gráfico que você conhece que poderia representar estes dados?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar