Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Gráficos de barras
Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Representar dados em gráfico comunicando suas compreensões com linguagem adequada (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Representar dados em gráfico e interpretá-lo.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
- tampinhas de garrafa pet nas cores: amarelas, verdes, vermelhas e azuis.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar dados em gráfico comunicando suas compreensões com linguagem adequada (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Leia a situação problema para os alunos e faa o questionamento do que eles fizeram no fim de semana e vá anotando na lousa em uma lista as informações que os alunos disserem.
Então diga aos alunos que farão um gráfico coletivo e que para isso precisam classificar as informações anotadas para comunicar os dados através do gráfico.
Então leve para a turma algumas tampinhas de garrafa pet nas cores amarela, verde, vermelho e azul e peça para cada aluno escolher uma tampinha de acordo com a cor representada através da legenda que estará afixada na lousa.
Posicione as tampinhas dentro de uma circunferência da maneira que se crie um gráfico de setores.
Propósito: Construir um gráfico coletivo.
Discuta com a turma:
- Quem sabe para que servem os gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
- Ja fizeram um gráfico coletivo? Quem é a fonte de dados do nosso gráfico?
- Qual é o nosso assunto, nosso questionamento?
- Como vocês acham que vamos organizar estas informações no gráfico?
- O que lembra este gráfico para vocês?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Leia a situação problema para os alunos e faa o questionamento do que eles fizeram no fim de semana e vá anotando na lousa em uma lista as informações que os alunos disserem.
Então diga aos alunos que farão um gráfico coletivo e que para isso precisam classificar as informações anotadas para comunicar os dados através do gráfico.
Então leve para a turma algumas tampinhas de garrafa pet nas cores amarela, verde, vermelho e azul e peça para cada aluno escolher uma tampinha de acordo com a cor representada através da legenda que estará afixada na lousa.
Posicione as tampinhas uma sobre a outra da cor respectiva da maneira que se crie um gráfico de barras verticais.
Propósito: Construir um gráfico coletivo.
Discuta com a turma:
- Quem sabe para que servem os gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
- Já fizeram um gráfico coletivo? Quem é a fonte de dados do nosso gráfico?
- Qual é o nosso assunto, nosso questionamento?
- Como vocês acham que vamos organizar estas informações no gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor organize sua turma em duplas produtivas ( que tenham habilidades diferenciadas porém não destoam em relação ao nível de aprendizagem) e diga que mesma que estão organizadas em duplas é importante que realizem , da melhor maneira possível, a atividade individualmente e que posteriormente poderão socializar com o colega da dupla e em outro momento com colegas da turma.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade e durante esta realização caminhe pela sala observando como os alunos estão resolvendo a situação e fazendo questionamentos e um grupo de alunos.
É importante que você mapeie a sua sala de aula para garantir intervenções pontuais com todos os alunos do grupo no decorrer de um período.
Peça aos alunos para representarem as informações no gráfico de barras verticais e após dga que observem e interpretem as informações respondendo aos questionamentos.
Propósito: Representar dados em gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor organize sua turma em duplas produtivas ( que tenham habilidades diferenciadas porém não destoam em relação ao nível de aprendizagem) e diga que mesma que estão organizadas em duplas é importante que realizem , da melhor maneira possível, a atividade individualmente e que posteriormente poderão socializar com o colega da dupla e em outro momento com colegas da turma.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade e durante esta realização caminhe pela sala observando como os alunos estão resolvendo a situação e fazendo questionamentos e um grupo de alunos.
É importante que você mapeie a sua sala de aula para garantir intervenções pontuais com todos os alunos do grupo no decorrer de um período.
Peça aos alunos para representarem as informações no gráfico de barras verticais e após dga que observem e interpretem as informações respondendo aos questionamentos.
Propósito: Representar dados em gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor organize sua turma em duplas produtivas ( que tenham habilidades diferenciadas porém não destoam em relação ao nível de aprendizagem) e diga que mesma que estão organizadas em duplas é importante que realizem , da melhor maneira possível, a atividade individualmente e que posteriormente poderão socializar com o colega da dupla e em outro momento com colegas da turma.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade e durante esta realização caminhe pela sala observando como os alunos estão resolvendo a situação e fazendo questionamentos e um grupo de alunos.
É importante que você mapeie a sua sala de aula para garantir intervenções pontuais com todos os alunos do grupo no decorrer de um período.
Peça aos alunos para representarem as informações no gráfico de barras verticais e após dga que observem e interpretem as informações respondendo aos questionamentos.
Propósito: Representar dados em gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrar aos colegas como ficou a representação do dados no seu gráfico.
Questione os alunos em relação aos elementos do gráfico pedindo para que eles não esqueçam de completar o gráfcio com estas informações pois são de extrema importância na interpretação e comunicação dos dados.
Peça a algumas duplas para que digam como foi a socialização das estratégias na dupla, se existiam semelhanças, diferenças , quais e qual estratégia acreditam ser a mais compreensível.
Chame a lousa um aluno que tenha cometido um erro e peça para que explique como chegou até aquele ponto e o que o está impedindo de continuar a resolução.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de representação do dados.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrar aos colegas como ficou a representação do dados no seu gráfico.
Questione os alunos em relação aos elementos do gráfico pedindo para que eles não esqueçam de completar o gráfcio com estas informações pois são de extrema importância na interpretação e comunicação dos dados.
Peça a algumas duplas para que digam como foi a socialização das estratégias na dupla, se existiam semelhanças, diferenças , quais e qual estratégia acreditam ser a mais compreensível.
Chame a lousa um aluno que tenha cometido um erro e peça para que explique como chegou até aquele ponto e o que o está impedindo de continuar a resolução.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de representação do dados.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrar aos colegas como ficou a representação do dados no seu gráfico.
Questione os alunos em relação aos elementos do gráfico pedindo para que eles não esqueçam de completar o gráfcio com estas informações pois são de extrema importância na interpretação e comunicação dos dados.
Peça a algumas duplas para que digam como foi a socialização das estratégias na dupla, se existiam semelhanças, diferenças , quais e qual estratégia acreditam ser a mais compreensível.
Chame a lousa um aluno que tenha cometido um erro e peça para que explique como chegou até aquele ponto e o que o está impedindo de continuar a resolução.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de representação do dados.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Retome os elementos do gráfico (título, fonte de dados, eixos de dados, variáveis categóricas e legenda) e o objetivo verificando se ele foi atingido.
Propósito: Refletir sobre suas aprendizagens.
Discuta com a turma:
- Quais são os principais elementos de um gráfico?
- Explique com suas palavras o quê significa cada um destes elementos?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Professor organize seus alunos individualmente para que possam realizar a atividade diagnóstica.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e criem um gráfico a partir do dados analisados.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já sabem quantas pessoas irão para lugares com temperaturas quentes, amenas ou frias?
- Quantas pessoas fazem parte da amostra da pesquisa?
- Existe outro tipo de gráfico que você conhece que poderia representar estes dados?
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Professor organize seus alunos individualmente para que possam realizar a atividade diagnóstica.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e criem um gráfico a partir do dados analisados.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já sabem quantas pessoas irão para lugares com temperaturas quentes, amenas ou frias?
- Quantas pessoas fazem parte da amostra da pesquisa?
- Existe outro tipo de gráfico que você conhece que poderia representar estes dados?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Mentimeter
O que é e como usar o mentimeter
Zoom
Como fazer uma enquete no Zoom.
Álbum virtual
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco da aula deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada vai sugerir a criação de um gráfico a partir de atividades realizadas pelos alunos durante o final de semana. Você pode fazer uma enquete com os alunos antes da aula onde vai apresentar a atividade principal. Você pode realizar essa enquete perguntando pelo WhatsApp ou pode realizar pelo mentimeter. Você precisa entrar na ferramenta, criar um slide com a pergunta e a opção de gráficos. Você tem que disponibilizar o link (menti.com) para os alunos e o código da atividade. Se você estiver no Zoom, pode utilizar a opção de enquete e realizá-la na hora da aula ao vivo por ele. Ambas ferramentas já vão transformar as respostas dos alunos em um gráfico que você poderá disponibilizar para os alunos pelo link ou por imagem se estiver utilizando o WhatsApp, por exemplo.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é representar dados em gráfico e interpretá-lo. Os alunos precisam ter acesso aos dados da situação presente no slide 4. As imagens do slide não são necessárias. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar todos os slides para os alunos em sequência, ler a situação problema e pedir que elaborem um gráfico a partir delas. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode contar a situação problema por meio de um vídeo (os alunos vão gostar de ver o professor em um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história) ou de um áudio e enviar a imagem dos gráficos tirando um print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar. Se for possível, os alunos devem realizar o gráfico em um papel quadriculado para que consigam colocar e visualizar as informações de forma mais fácil. Caso não tenham papel quadriculado, os alunos podem fazer no próprio caderno. Os alunos precisarão de um tempo para responder. Enquanto estiverem realizando o gráfico, questione para guiar um pouco a realização da tarefa:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Peça que os alunos apresentem seus gráficos por fotografias ou vídeos explicando como o gráfico foi realizado. Você pode montar um álbum virtual com todas as fotografias de gráficos e compartilhar com toda a turma. Você pode pedir que eles escrevam legendas para os seus gráficos.
A partir do gráfico realizado, apresente os questionamentos sobre o gráfico e peça que os alunos respondam ao vivo, se estiver em videoconferência ou por escrito ou áudio se estiver via WhatsApp.
Discuta com os alunos as respostas e peça que eles comentem as respostas uns dos outros, concordando, discordando ou complementando as informações dadas.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide com o gráfico com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça aos alunos que observem o gráfico e as soluções e comparem com os que realizaram. Apresente as perguntas para que os alunos discutam entre eles e ajudem uns aos outros:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça que os alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a confecção de gráficos. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto com os alunos. Os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família pode explorar gráficos e seus elementos encontrados em jornais, revistas ou mesmo os que aparecem nos telejornais, ou seja, podem utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade dos gráficos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Representar dados em gráfico comunicando suas compreensões com linguagem adequada (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Representar dados em gráfico e interpretá-lo.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
- tampinhas de garrafa pet nas cores: amarelas, verdes, vermelhas e azuis.