11428
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Raízes com índices maiores que 2

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre Raízes com índices maiores que 2

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_03NUM04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento pode ser suprimido para dar prioridade à Atividade principal. Caso sua turma apresente fragilidade pedagógica no assunto, use inicialmente a proposta do Aquecimento. 

Atividade principal
A atividade principal possui 3 situações e um desafio. Você pode fazer a opção por usar alguns itens ou usar a atividade completa, dependendo do nível de sua turma. Solicite que os alunos imprimam ou copiem as atividades selecionadas, façam perguntas via WhatsApp (caso tenham dúvidas) e encaminhem as respostas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de radiciação. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/rational-exponents-and-radicals/alg1-radicals/v/introduction-to-square-roots 

Discussão das soluções
Você pode selecionar pontos da atividade para discussão. Talvez não haja tempo e espaço para discutir todos os itens, se você optou pela Atividade Principal completa. Você pode fazer um texto apontando os elementos que os alunos precisam focar ou fazer um pequeno vídeo com algumas dicas e orientações sobre o tema, inclusive com conceitos propostos no Encerramento.. Disponibilize as orientações por WhatsApp.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxxxx

Encerramento
Inclua as informações nas discussões.

Raio X
O Raio X é semelhante ao desafio da Atividade principal, logo pode ser suprimido, caso já tenha sido feito. A atividade complementar pode ser usada como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.

Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias se eles sabem ou o que compreendem e qual a diferença entre área e volume (pode ser relacionado com o expoente 2 e 3)

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_03NUM04

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas