Objetivo
Autor: Adalberto Batista Leite Júnior
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Objetivos específicos
Representar raízes com índices maiores que 2.
Conceito-chave
Radiciação, potenciação, multiplicação de fatores iguais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca para que os alunos possam usar como rascunho;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Trazer a ideia da relação entre um número elevado ao quadrado e sua raiz quadrada, pergunte aos alunos por quê 7 elevado ao quadrado dá 49 e por quê raiz quadrada de 49 é igual a 7, anote as respostas no quadro, em seguida apresente as 4 perguntas, anote as respostas no quadro, para 4 elevado ao cubo veja se os alunos chegam a representação de 4 x 4 x 4; a resposta da segunda pergunta serve apenas para que eles tenham em mente que há outras raízes além da quadrada; as respostas das perguntas 3 e 4 servem para aguçar a curiosidade para o que será aprendido na aula.
Propósito: fazer com que os alunos cheguem a ideia da existência de raízes maiores que a raiz quadrada.
Discuta com a turma:
- Se 7² = 49, como pode ser representado 4³? E quanto vale 4³?
- Potências como 4³, possuem uma operação inversa?
- Como pode ser representada a operação inversa de 4³?
- Existem raízes com indices maiores que 2?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Trazer a ideia da relação entre um número elevado ao quadrado e sua raiz quadrada, pergunte aos alunos por quê 7 elevado ao quadrado dá 49 e por quê raiz quadrada de 49 é igual a 7, anote as respostas no quadro, em seguida apresente as 4 perguntas, anote as respostas no quadro, para 4 elevado ao cubo veja se os alunos chegam a representação de 4 x 4 x 4; a resposta da segunda pergunta serve apenas para que eles tenham em mente que há outras raízes além da quadrada; as respostas das perguntas 3 e 4 servem para aguçar a curiosidade para o que será aprendido na aula.
Propósito: fazer com que os alunos cheguem a ideia da existência de raízes maiores que a raiz quadrada.
Discuta com a turma:
- Se 7² = 49, como pode ser representado 4³? E quanto vale 4³?
- Potências como 4³, possuem uma operação inversa?
- Como pode ser representada a operação inversa de 4³?
- Existem raízes com indices maiores que 2?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Trazer a ideia da relação entre um número elevado ao quadrado e sua raiz quadrada, pergunte aos alunos por quê 7 elevado ao quadrado dá 49 e por quê raiz quadrada de 49 é igual a 7, anote as respostas no quadro, em seguida apresente as 4 perguntas, anote as respostas no quadro, para 4 elevado ao cubo veja se os alunos chegam a representação de 4 x 4 x 4; a resposta da segunda pergunta serve apenas para que eles tenham em mente que há outras raízes além da quadrada; as respostas das perguntas 3 e 4 servem para aguçar a curiosidade para o que será aprendido na aula.
Propósito: fazer com que os alunos cheguem a ideia da existência de raízes maiores que a raiz quadrada.
Discuta com a turma:
- Se 7² = 49, como pode ser representado 4³? E quanto vale 4³?
- Potências como 4³, possuem uma operação inversa?
- Como pode ser representada a operação inversa de 4³?
- Existem raízes com indices maiores que 2?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 MINUTOS (slides 6 a 10)
Orientação: A atividade principal está dividida em dois momentos, o primeiro momento será para que os alunos desenvolvam métodos para encontrar as soluções nos itens 1 e 2 usando seus conhecimentos sobre potenciação, o segundo momento começa com a análise da representação de raízes maiores que 2 (aqui os alunos devem responder os itens ‘a’ e ‘b’ e um desafio), após responderem um desafio passe para o item 3 que é a elaboração de 3 desafios para que um colega possa responder.
Propósito: fazer com que os alunos percebam que o raciocínio que utilizam para responder raízes quadradas também pode ser aplicado em situações com raízes de índices maiores.
Discuta com a turma:
- Que relação pode ser percebida na tabela? Como está acontecendo esse aumento?
- O que você percebe na resolução de raízes de índice 3 ou 4 serve para raízes com outros índices?
- Você consegue resolver o desafio que elaborou?
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Atividade principal
Tempo sugerido: 18 MINUTOS (slides 6 a 10)
Orientação: A atividade principal está dividida em dois momentos, o primeiro momento será para que os alunos desenvolvam métodos para encontrar as soluções nos itens 1 e 2 usando seus conhecimentos sobre potenciação, o segundo momento começa com a análise da representação de raízes maiores que 2 (aqui os alunos devem responder os itens ‘a’ e ‘b’ e um desafio), após responderem um desafio passe para o item 3 que é a elaboração de 3 desafios para que um colega possa responder.
Propósito: fazer com que os alunos percebam que o raciocínio que utilizam para responder raízes quadradas também pode aplicado em situações com raízes de índices maiores.
Discuta com a turma:
- Que relação pode ser percebida na tabela? Como está acontecendo esse aumento?
- O que você percebe na resolução de raízes de índice 3 ou 4 serve para raízes com outros índices?
- Você consegue resolver o desafio que elaborou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 MINUTOS (slides 6 a 10)
Orientação: A atividade principal está dividida em dois momentos, o primeiro momento será para que os alunos desenvolvam métodos para encontrar as soluções nos itens 1 e 2 usando seus conhecimentos sobre potenciação, o segundo momento começa com a análise da representação de raízes maiores que 2 (aqui os alunos devem responder os itens ‘a’ e ‘b’ e um desafio), após responderem um desafio passe para o item 3 que é a elaboração de 3 desafios para que um colega possa responder.
Propósito: fazer com que os alunos percebam que o raciocínio que utilizam para responder raízes quadradas também pode aplicado em situações com raízes de índices maiores.
Discuta com a turma:
- Que relação pode ser percebida na tabela? Como está acontecendo esse aumento?
- O que você percebe na resolução de raízes de índice 3 ou 4 serve para raízes com outros índices?
- Você consegue resolver o desafio que elaborou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 MINUTOS (slides 6 a 10)
Orientação: A atividade principal está dividida em dois momentos, o primeiro momento será para que os alunos desenvolvam métodos para encontrar as soluções nos itens 1 e 2 usando seus conhecimentos sobre potenciação, o segundo momento começa com a análise da representação de raízes maiores que 2 (aqui os alunos devem responder os itens ‘a’ e ‘b’ e um desafio), após responderem um desafio passe para o item 3 que é a elaboração de 3 desafios para que um colega possa responder.
Propósito: fazer com que os alunos percebam que o raciocínio que utilizam para responder raízes quadradas também pode aplicado em situações com raízes de índices maiores.
Discuta com a turma:
- Que relação pode ser percebida na tabela? Como está acontecendo esse aumento?
- O que você percebe na resolução de raízes de índice 3 ou 4 serve para raízes com outros índices?
- Você consegue resolver o desafio que elaborou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 MINUTOS (slides 6 a 10)
Orientação: A atividade principal está dividida em dois momentos, o primeiro momento será para que os alunos desenvolvam métodos para encontrar as soluções nos itens 1 e 2 usando seus conhecimentos sobre potenciação, o segundo momento começa com a análise da representação de raízes maiores que 2 (aqui os alunos devem responder os itens ‘a’ e ‘b’ e um desafio), após responderem um desafio passe para o item 3 que é a elaboração de 3 desafios para que um colega possa responder.
Propósito: fazer com que os alunos percebam que o raciocínio que utilizam para responder raízes quadradas também pode aplicado em situações com raízes de índices maiores.
Discuta com a turma:
- Que relação pode ser percebida na tabela? Como está acontecendo esse aumento?
- O que você percebe na resolução de raízes de índice 3 ou 4 serve para raízes com outros índices?
- Você consegue resolver o desafio que elaborou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 15)
Orientação: Veja as soluções dos alunos, vá anotando as respostas e sempre pergunte se alguém fez de uma forma diferente das apresentadas. Depois, se necessário apresente as soluções dos slides. Professor, você poderá incluir na discussão a decomposição dos números: ex. 81=3x3x3x3.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Que regularidades podem ser observadas nesta atividade? Elas são úteis para resolver raízes com índices 3 ou maior?
- Existe outra forma de resolver raízes além da tentativa? Como você resolve?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 15)
Orientação: Veja as soluções dos alunos, vá anotando as respostas e sempre pergunte se alguém fez de uma forma diferente das apresentadas. Depois apresente as soluções dos slides. Professor, você poderá incluir na discussão a decomposição dos números: ex. 81=3x3x3x3.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Que regularidades podem ser observadas nesta atividade? Elas são úteis para resolver raízes com índices 3 ou maior?
- Existe outra forma de resolver raízes além da tentativa? Como você resolve?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 15)
Orientação: Veja as soluções dos alunos, vá anotando as respostas e sempre pergunte se alguém fez de uma forma diferente das apresentadas. Depois apresente as soluções dos slides. Professor, você poderá incluir na discussão a decomposição dos números: ex. 81=3x3x3x3.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Que regularidades podem ser observadas nesta atividade? Elas são úteis para resolver raízes com índices 3 ou maior?
- Existe outra forma de resolver raízes além da tentativa? Como você resolve?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 15)
Orientação: Veja as soluções dos alunos, vá anotando as respostas e sempre pergunte se alguém fez de uma forma diferente das apresentadas. Depois apresente as soluções dos slides. Professor, você poderá incluir na discussão a decomposição dos números: ex. 81=3x3x3x3.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Que regularidades podem ser observadas nesta atividade? Elas são úteis para resolver raízes com índices 3 ou maior?
- Existe outra forma de resolver raízes além da tentativa? Como você resolve?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 15)
Orientação: Veja as soluções dos alunos, vá anotando as respostas e sempre pergunte se alguém fez de uma forma diferente das apresentadas. Depois apresente as soluções dos slides. Professor, você poderá incluir na discussão a decomposição dos números: ex. 81=3x3x3x3.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Que regularidades podem ser observadas nesta atividade? Elas são úteis para resolver raízes com índices 3 ou maior?
- Existe outra forma de resolver raízes além da tentativa? Como você resolve?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Retome com os alunos o que eles aprenderam nesta aula, dê ênfase nas descobertas que eles fizeram nesta aula.
Propósito: Fazer o encerramento da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação, além de resolver uma situação proposta por um colega. (*Propriedade elástica - pode sofrer deformações e voltar ao normal, aumentar e diminuir de tamanho sem perder a forma).
Propósito: fazer com que os alunos apliquem o que aprenderam nesta aula em situações que envolvam raízes de índices maiores que 2.
Discuta com a turma:
- Que relação o cubo tem com o que você aprendeu nesta aula?
- Como você aplica potenciação e radiciação nesta situação?
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