Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, enfatizando para os alunos que irão fazer uma ampliação de conhecimento envolvendo números decimais. Assim, irão ter conhecimento de como calcular potências envolvendo base decimal negativa ou positiva.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slide 2 e 3).
Orientação: De forma oral e visual, apresente o slide com os erros cometidos e peça para que os alunos identifiquem onde ocorrer o erro, levantem as mãos e expliquem. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem a forma de calcular potência e que os erros apresentados sirvam como forma de aprendizado. Assim, o que deve guiar as discussões na sala é a forma correta de resolver, garantindo que todos os alunos realizem corretamente o cálculo de potências. Para tanto, caso seja necessário, utilize o slide 4, que traz as resoluções corretas da atividade.
Propósito: Relembrar cálculo de potência com base natural e negativa.
Discuta com a turma:
- Quais são os elementos que compõem a potência?
- Quais foram os erros apresentados em cada item? O que aprendemos com eles?
- No cálculo de uma potência, o que o expoente quer dizer?
- Quando a base é negativa, como saber se a potência será positiva ou negativa?
- Se o expoente fosse zero, qual seria a resposta de cada item?
- Se o expoente fosse um, qual seria a resposta de cada item?
Soluções corretas da atividade:
a) correta b) 9 c) 16 d) -27
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slide 2 e 3).
Orientação: De forma oral e visual, apresente o slide com os erros cometidos e peça para que os alunos identifiquem onde ocorrer o erro, levantem as mãos e expliquem. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem a forma de calcular potência e que os erros apresentados sirva como forma de aprendizado. Assim, o que deve guiar as discussões na sala é a forma correta de resolver, garantindo que todos os alunos realizem corretamente o cálculo de potências. Para tanto, caso seja necessário, utilize o slide 4, que traz as resoluções corretas da atividade.
Propósito: Relembrar cálculo de potência com base natural e negativa.
Discuta com a turma:
- Quais são os elementos que compõem a potência?
- Quais foram os erros apresentados em cada item? O que aprendemos com eles?
- No cálculo de uma potência, o que o expoente quer dizer?
- Quando a base é negativa, como saber se a potência será positiva ou negativa?
- Se o expoente fosse zero, qual seria a resposta de cada item?
- Se o expoente fosse um, qual seria a resposta de cada item?
Soluções corretas da atividade:
a) correta b) 9 c) 16 d) -27
Atividade principal - parte I
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Entregue para cada aluno um modelo de folha de anotações para cálculo das potências pré-definidas. Antes de começar a atividade, oriente os alunos sobre como utilizar a calculadora no cálculo de potência (ao realizar a primeira multiplicação, basta utilizar o sinal de igual nas demais operações; assim, a cada nova vez que se apertar o sinal de igual, é como se estivesse ocorrendo uma multiplicação). Neste momento inicial, os alunos irão realizar a atividade individualmente, assim, circule pela sala fazendo intervenções.
Propósito: Calcular a potência de números decimais com calculadora, observando regularidades.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal - parte I
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Entregue para cada aluno um modelo de folha de anotações para cálculo das potências pré-definidas. Antes de começar a atividade, oriente os alunos sobre como utilizar a calculadora no cálculo de potência (ao realizar a primeira multiplicação, basta utilizar o sinal de igual nas demais operações; assim, a cada nova vez que se apertar o sinal de igual, é como se estivesse ocorrendo uma multiplicação). Neste momento inicial, os alunos irão realizar a atividade individualmente, assim, circule pela sala fazendo intervenções.
Propósito: Calcular a potência de números decimais com calculadora, observando regularidades.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal - parte II
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: A partir das regularidades observadas pelos alunos, peça para que, em duplas, eles construam um fluxograma que possa representar o cálculo de potências envolvendo números decimais positivos e negativos. Circule pela sala e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Construir um fluxograma que represente a forma de cálculo de potências envolvendo bases decimais.
Material complementar:
Fluxogramas são muito utilizados em linguagens computacionais. Como forma de aumentar seu repertório sobre o assunto, leia um material sobre Introdução à programação, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.
Discuta com a turma:
- Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
- Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
- Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.
Discuta com a turma:
- Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
- Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
- Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.
Discuta com a turma:
- Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
- Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
- Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?
Discussão das soluções - parte II
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Através das regularidades abordadas por alguns alunos, permita que algumas duplas apresentem os fluxos que construíram. É importante que o fluxograma esteja visível para todos em aula, assim, peça para que os alunos representem o fluxograma no quadro (pode ser de maneira resumida, com explanação oral). Se for preciso, esse slide poderá ser uma boa ferramenta para ilustrar um fluxograma envolvendo potências com bases decimais negativas ou positivas.
Propósito: Compartilhar os fluxogramas construídos pela turma para representar potências com bases decimais.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais chaves de decisão que o fluxograma proposto apresenta ou deveria apresentar?
- Durante a construção do fluxograma, há alguma ordem nas decisões a serem tomadas ou elas podem ser alteradas? Quais casos poderiam ser alterados e quais casos não poderiam?
- Observando os fluxogramas criados, qual a diferença entre o cálculo de bases naturais e bases decimais? O que se mantém inalterado?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:
- Por que é importante elaborarmos fluxogramas nas aulas de matemática? Em quais outras situações o fluxograma é utilizado?
- Qual a importância do cálculo de potências? Em quais situações elas são utilizadas?
- Esta aula finaliza nossas operações com números decimais. Quais são os conteúdos que mais te interessaram e quais vocês ainda apresentam dificuldade?
Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo as potências. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então recolha as respostas de cada aluno e anote comentários sobre eles. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular potências com base decimal negativa ou positiva.
Discuta com a turma:
- Como posso saber previamente se a potência será positiva ou negativa?
- Como posso saber previamente a quantidade de casas decimais que a potência irá ter?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar