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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Cálculo de potência com números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Potência com números decimais.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joel Luiz Pereira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.

EF07MA07 - Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de multiplicação envolvendo números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de multiplicação com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)
  • Cálculo de potências com base natural e decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA11)



Objetivos específicos

  1. Operar multiplicações de números decimais positivos e negativos.
  2. Estabelecer estratégias para cálculo envolvendo potências com base decimal positiva ou negativa.
  3. Construir fluxogramas de processos matemáticos envolvendo potenciação.

Conceito-chave

Potência com números decimais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadoras.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, enfatizando para os alunos que irão fazer uma ampliação de conhecimento envolvendo números decimais. Assim, irão ter conhecimento de como calcular potências envolvendo base decimal negativa ou positiva.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slide 2 e 3).

Orientação: De forma oral e visual, apresente o slide com os erros cometidos e peça para que os alunos identifiquem onde ocorrer o erro, levantem as mãos e expliquem. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem a forma de calcular potência e que os erros apresentados sirvam como forma de aprendizado. Assim, o que deve guiar as discussões na sala é a forma correta de resolver, garantindo que todos os alunos realizem corretamente o cálculo de potências. Para tanto, caso seja necessário, utilize o slide 4, que traz as resoluções corretas da atividade.

Propósito: Relembrar cálculo de potência com base natural e negativa.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos que compõem a potência?
  • Quais foram os erros apresentados em cada item? O que aprendemos com eles?
  • No cálculo de uma potência, o que o expoente quer dizer?
  • Quando a base é negativa, como saber se a potência será positiva ou negativa?
  • Se o expoente fosse zero, qual seria a resposta de cada item?
  • Se o expoente fosse um, qual seria a resposta de cada item?

Soluções corretas da atividade:

a) correta b) 9 c) 16 d) -27

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slide 2 e 3).

Orientação: De forma oral e visual, apresente o slide com os erros cometidos e peça para que os alunos identifiquem onde ocorrer o erro, levantem as mãos e expliquem. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem a forma de calcular potência e que os erros apresentados sirva como forma de aprendizado. Assim, o que deve guiar as discussões na sala é a forma correta de resolver, garantindo que todos os alunos realizem corretamente o cálculo de potências. Para tanto, caso seja necessário, utilize o slide 4, que traz as resoluções corretas da atividade.

Propósito: Relembrar cálculo de potência com base natural e negativa.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos que compõem a potência?
  • Quais foram os erros apresentados em cada item? O que aprendemos com eles?
  • No cálculo de uma potência, o que o expoente quer dizer?
  • Quando a base é negativa, como saber se a potência será positiva ou negativa?
  • Se o expoente fosse zero, qual seria a resposta de cada item?
  • Se o expoente fosse um, qual seria a resposta de cada item?

Soluções corretas da atividade:

a) correta b) 9 c) 16 d) -27

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Entregue para cada aluno um modelo de folha de anotações para cálculo das potências pré-definidas. Antes de começar a atividade, oriente os alunos sobre como utilizar a calculadora no cálculo de potência (ao realizar a primeira multiplicação, basta utilizar o sinal de igual nas demais operações; assim, a cada nova vez que se apertar o sinal de igual, é como se estivesse ocorrendo uma multiplicação). Neste momento inicial, os alunos irão realizar a atividade individualmente, assim, circule pela sala fazendo intervenções.

Propósito: Calcular a potência de números decimais com calculadora, observando regularidades.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Entregue para cada aluno um modelo de folha de anotações para cálculo das potências pré-definidas. Antes de começar a atividade, oriente os alunos sobre como utilizar a calculadora no cálculo de potência (ao realizar a primeira multiplicação, basta utilizar o sinal de igual nas demais operações; assim, a cada nova vez que se apertar o sinal de igual, é como se estivesse ocorrendo uma multiplicação). Neste momento inicial, os alunos irão realizar a atividade individualmente, assim, circule pela sala fazendo intervenções.

Propósito: Calcular a potência de números decimais com calculadora, observando regularidades.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: A partir das regularidades observadas pelos alunos, peça para que, em duplas, eles construam um fluxograma que possa representar o cálculo de potências envolvendo números decimais positivos e negativos. Circule pela sala e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Construir um fluxograma que represente a forma de cálculo de potências envolvendo bases decimais.

Material complementar:

Fluxogramas são muito utilizados em linguagens computacionais. Como forma de aumentar seu repertório sobre o assunto, leia um material sobre Introdução à programação, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
  • Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
  • Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?

Discussão das soluções - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
  • Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
  • Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?

Discussão das soluções - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
  • Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
  • Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?

Discussão das soluções - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Através das regularidades abordadas por alguns alunos, permita que algumas duplas apresentem os fluxos que construíram. É importante que o fluxograma esteja visível para todos em aula, assim, peça para que os alunos representem o fluxograma no quadro (pode ser de maneira resumida, com explanação oral). Se for preciso, esse slide poderá ser uma boa ferramenta para ilustrar um fluxograma envolvendo potências com bases decimais negativas ou positivas.

Propósito: Compartilhar os fluxogramas construídos pela turma para representar potências com bases decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais chaves de decisão que o fluxograma proposto apresenta ou deveria apresentar?
  • Durante a construção do fluxograma, há alguma ordem nas decisões a serem tomadas ou elas podem ser alteradas? Quais casos poderiam ser alterados e quais casos não poderiam?
  • Observando os fluxogramas criados, qual a diferença entre o cálculo de bases naturais e bases decimais? O que se mantém inalterado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Por que é importante elaborarmos fluxogramas nas aulas de matemática? Em quais outras situações o fluxograma é utilizado?
  • Qual a importância do cálculo de potências? Em quais situações elas são utilizadas?
  • Esta aula finaliza nossas operações com números decimais. Quais são os conteúdos que mais te interessaram e quais vocês ainda apresentam dificuldade?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo as potências. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então recolha as respostas de cada aluno e anote comentários sobre eles. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular potências com base decimal negativa ou positiva.

Discuta com a turma:

  • Como posso saber previamente se a potência será positiva ou negativa?
  • Como posso saber previamente a quantidade de casas decimais que a potência irá ter?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, enfatizando para os alunos que irão fazer uma ampliação de conhecimento envolvendo números decimais. Assim, irão ter conhecimento de como calcular potências envolvendo base decimal negativa ou positiva.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.

EF07MA07 - Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de multiplicação envolvendo números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de multiplicação com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)
  • Cálculo de potências com base natural e decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA11)



Objetivos específicos

  1. Operar multiplicações de números decimais positivos e negativos.
  2. Estabelecer estratégias para cálculo envolvendo potências com base decimal positiva ou negativa.
  3. Construir fluxogramas de processos matemáticos envolvendo potenciação.

Conceito-chave

Potência com números decimais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadoras.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slide 2 e 3).

Orientação: De forma oral e visual, apresente o slide com os erros cometidos e peça para que os alunos identifiquem onde ocorrer o erro, levantem as mãos e expliquem. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem a forma de calcular potência e que os erros apresentados sirvam como forma de aprendizado. Assim, o que deve guiar as discussões na sala é a forma correta de resolver, garantindo que todos os alunos realizem corretamente o cálculo de potências. Para tanto, caso seja necessário, utilize o slide 4, que traz as resoluções corretas da atividade.

Propósito: Relembrar cálculo de potência com base natural e negativa.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos que compõem a potência?
  • Quais foram os erros apresentados em cada item? O que aprendemos com eles?
  • No cálculo de uma potência, o que o expoente quer dizer?
  • Quando a base é negativa, como saber se a potência será positiva ou negativa?
  • Se o expoente fosse zero, qual seria a resposta de cada item?
  • Se o expoente fosse um, qual seria a resposta de cada item?

Soluções corretas da atividade:

a) correta b) 9 c) 16 d) -27

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slide 2 e 3).

Orientação: De forma oral e visual, apresente o slide com os erros cometidos e peça para que os alunos identifiquem onde ocorrer o erro, levantem as mãos e expliquem. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem a forma de calcular potência e que os erros apresentados sirva como forma de aprendizado. Assim, o que deve guiar as discussões na sala é a forma correta de resolver, garantindo que todos os alunos realizem corretamente o cálculo de potências. Para tanto, caso seja necessário, utilize o slide 4, que traz as resoluções corretas da atividade.

Propósito: Relembrar cálculo de potência com base natural e negativa.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos que compõem a potência?
  • Quais foram os erros apresentados em cada item? O que aprendemos com eles?
  • No cálculo de uma potência, o que o expoente quer dizer?
  • Quando a base é negativa, como saber se a potência será positiva ou negativa?
  • Se o expoente fosse zero, qual seria a resposta de cada item?
  • Se o expoente fosse um, qual seria a resposta de cada item?

Soluções corretas da atividade:

a) correta b) 9 c) 16 d) -27

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Entregue para cada aluno um modelo de folha de anotações para cálculo das potências pré-definidas. Antes de começar a atividade, oriente os alunos sobre como utilizar a calculadora no cálculo de potência (ao realizar a primeira multiplicação, basta utilizar o sinal de igual nas demais operações; assim, a cada nova vez que se apertar o sinal de igual, é como se estivesse ocorrendo uma multiplicação). Neste momento inicial, os alunos irão realizar a atividade individualmente, assim, circule pela sala fazendo intervenções.

Propósito: Calcular a potência de números decimais com calculadora, observando regularidades.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Entregue para cada aluno um modelo de folha de anotações para cálculo das potências pré-definidas. Antes de começar a atividade, oriente os alunos sobre como utilizar a calculadora no cálculo de potência (ao realizar a primeira multiplicação, basta utilizar o sinal de igual nas demais operações; assim, a cada nova vez que se apertar o sinal de igual, é como se estivesse ocorrendo uma multiplicação). Neste momento inicial, os alunos irão realizar a atividade individualmente, assim, circule pela sala fazendo intervenções.

Propósito: Calcular a potência de números decimais com calculadora, observando regularidades.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: A partir das regularidades observadas pelos alunos, peça para que, em duplas, eles construam um fluxograma que possa representar o cálculo de potências envolvendo números decimais positivos e negativos. Circule pela sala e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Construir um fluxograma que represente a forma de cálculo de potências envolvendo bases decimais.

Material complementar:

Fluxogramas são muito utilizados em linguagens computacionais. Como forma de aumentar seu repertório sobre o assunto, leia um material sobre Introdução à programação, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
  • Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
  • Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
  • Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
  • Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para dizer à turma quais foram as regularidades que eles puderam observar. Sempre questione os alunos como eles chegaram a essa regularidade (através de qual observação?). Caso necessário, esses slides poderão ajudar na condução da aula, mas o primordial é que os alunos tratem sobre suas observações através do uso do quadro ou por diálogo.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as regularidades observadas nos cálculos de potência.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria explicar o porquê de um número elevado a zero ser igual a 1? E o motivo de um número elevado a 1 ser igual a ele mesmo?
  • Por que uma base negativa altera sinal da potência se o expoente é par ou ímpar?
  • Existe alguma outra forma de observação que permite saber a quantidade de casas decimais de uma potência cuja base é decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Através das regularidades abordadas por alguns alunos, permita que algumas duplas apresentem os fluxos que construíram. É importante que o fluxograma esteja visível para todos em aula, assim, peça para que os alunos representem o fluxograma no quadro (pode ser de maneira resumida, com explanação oral). Se for preciso, esse slide poderá ser uma boa ferramenta para ilustrar um fluxograma envolvendo potências com bases decimais negativas ou positivas.

Propósito: Compartilhar os fluxogramas construídos pela turma para representar potências com bases decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais chaves de decisão que o fluxograma proposto apresenta ou deveria apresentar?
  • Durante a construção do fluxograma, há alguma ordem nas decisões a serem tomadas ou elas podem ser alteradas? Quais casos poderiam ser alterados e quais casos não poderiam?
  • Observando os fluxogramas criados, qual a diferença entre o cálculo de bases naturais e bases decimais? O que se mantém inalterado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Por que é importante elaborarmos fluxogramas nas aulas de matemática? Em quais outras situações o fluxograma é utilizado?
  • Qual a importância do cálculo de potências? Em quais situações elas são utilizadas?
  • Esta aula finaliza nossas operações com números decimais. Quais são os conteúdos que mais te interessaram e quais vocês ainda apresentam dificuldade?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo as potências. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então recolha as respostas de cada aluno e anote comentários sobre eles. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular potências com base decimal negativa ou positiva.

Discuta com a turma:

  • Como posso saber previamente se a potência será positiva ou negativa?
  • Como posso saber previamente a quantidade de casas decimais que a potência irá ter?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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