11417
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando o tempo x custos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_25GRM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Apresentações, Google Meet

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Organize uma videoconferência via Google Meet para que os alunos possam discutir juntos sobre a expressão “tempo é dinheiro”. É importante que você possa instigá-los a pensar sobre o assunto usando exemplos como o que está disponível nos slides desta etapa, além de fazer perguntas que proporcionem a reflexão sobre o tema.
Caso não seja possível esse movimento síncrono da videoconferência, você pode organizar uma apresentação em material impresso ou via Google Apresentações contendo os slides desta etapa, lembrando de inserir também as questões problematizadoras.

Atividade principal
Proponha que os alunos construam suas resoluções para as questões presentes nesta etapa em folha impressa ou usando o Google Documentos, proporcionando ao professor um retorno do que foi produzido.
Lembre também de inserir questões que discutam a relação entre o recebimento e o tempo de trabalho.

Discussão das soluções
Você pode socializar as resoluções apresentadas pelos alunos em slides usando o Google Apresentações ou ainda promover uma videoconferência via Google Meet. Caso os alunos não tenham acesso à internet você pode fazer um resumo das estratégias utilizadas pela turma, destacando as resoluções mais interessantes e relacionando o material com o que está disponível na etapa de Encerramento deste plano de aula.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir que os alunos registrem no caderno o que aprenderam nesta aula.

Raio X
Propor que os alunos resolvam o problema proposto no slide e os que estão disponíveis na atividade complementar usando o Google Documentos ou em folha impressa, favorecendo a oportunidade de uma devolutiva sobre as produções.

Convite às famílias
Convidar a família a discutir sobre as soluções encontradas pelos alunos na Atividade Principal e no Raio X. Em seguida, pedir que eles construam juntos dois problemas que sigam a mesma proposta, para serem registrados no caderno ou para compor a problemoteca pessoal de cada aluno, podendo ser consultados e resolvidos em momentos diversos por eles mesmos.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_25GRM01

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas