11417
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando o tempo x custos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Desenvolver o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.

Recursos necessários

  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.

  • Procure ter em sala um calendário para auxiliar o aluno que necessite de material concreto para melhor compreensão, assim como a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação:

  • Desenvolva a apresentação do conteúdo captando a atenção dos alunos através de seus relatos sobre o conhecimento de uma cédula, ou diferentes moedas, é sugerido que o professor traga para a sala de aula um exemplar do sistema monetário brasileiro, fazendo breves perguntas, como: - Com quantas moedas de 25 centavos eu formo 1 real; - Quantas moedas de 50 centavos eu preciso para ter 5 reais? Deixe que os alunos manipulem os exemplares, percebendo até seu tamanho e peso diferenciado, associando-o ao seu valor moeda de 5 centavos é mais pequena do que a de 1 real, por exemplo.

Propósito: Desenvolver a associação entre medida de tempo e o valor aplicado pelo sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa a frase : “tempo é dinheiro”!?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Esta é uma problemática fictícia, com ímpeto apenas na relação e cálculo de valor, através do reconhecimento da medida de tempo referida.
  • Relembre com os alunos as medidas de tempo, por exemplo: quantos dias possui um ano, quantos dias possuí uma semana, quantas horas tem um dia?
  • Após relembrá-los, instigue-os a extrair os dados principais da problemática, solicite que um aluno realize a leitura e com suas palavras diga o que se pede no mesmo.

Propósito: Desenvolver a habilidade de associação entre tempo e seu valor monetário.

Discuta com a turma:

  • Roberto tem folga na semana? Quantos dias ele não trabalhará em um mês?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Selecione alguns alunos para serem instigados a responder quantos dias possuem uma semana, por qual dia ela começa e termina, peça para outro aluno argumentar se está correto e por quê ele sabe que está correto, ou não.

Nesta etapa garanta que os alunos expressem suas dúvidas, retome a observação no calendário e assim caso seja necessário, primeiramente certifique-se de que os alunos sintam-se à vontade com o conteúdo e reconheçam a importância do mesmo.

Propósito: Dar espaço para a troca de informação entre os alunos, retornando em argumentos para a resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer o tempo? Além de dias, horas, o que ele pode definir?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Selecione alguns alunos para serem instigados a responder quantos dias possuem uma semana, por qual dia ela começa e termina, peça para outro aluno argumentar se está correto e por quê ele sabe que está correto, ou não.

Nesta etapa garanta que os alunos expressem suas dúvidas, retome a observação no calendário e assim caso seja necessário, primeiramente certifique-se de que os alunos sintam-se à vontade com o conteúdo e reconheçam a importância do mesmo.

Propósito: Dar espaço para a troca de informação entre os alunos, retornando em argumentos para a resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer o tempo? Além de dias, horas, o que ele pode definir?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação:

  • Peça para que um aluno possa ler para a turma, depois selecione outro aluno para que possa responder por quê usamos a multiplicação ao invés da adição?
  • Conduza uma discussão com a turma, alertando-os para a agilidade desta operação em relação a soma. Mesmo assim, devemos respeitar a forma de resolução de todos igualmente.

Propósito: Demonstrar as formas que se aplicam às resoluções da problemática.

Discuta com a turma:

  • A resolução proposta na atividade principal poderia ser diferente? Como?
  • Por que substituímos a adição pela multiplicação?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Esta problemática é fictícia, com a intenção de representar apenas a associação de valor monetário sobre medida de tempo referida.
  • Leia o problema para seus alunos, em seguida, deixe - os resolverem sozinhos, acompanhe silenciosamente o desenvolvimento do raciocínio de cada um, encontre diferentes modos de pensar e resolver e se possível leve diferentes resoluções ao quadro.
  • É muito importante valorizar a diversidade de pensamento e desenvolver nos próprios alunos a ideia de que todos podem ser diferentes, aprendendo com seus erros, encontrando uma forma mais ágil de resolução, ou representando a resolução apenas por uma operação, como a adição, ao invés da multiplicação.

Propósito: Relacionar unidades de medidas de tempo com valores monetários brasileiros.

Discuta com a turma:

  • Como reconhecemos o primeiro passo para definir qual operação iremos utilizar?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação:

  • Desenvolva a apresentação do conteúdo captando a atenção dos alunos através de seus relatos sobre o conhecimento de uma cédula, ou diferentes moedas, é sugerido que o professor traga para a sala de aula um exemplar do sistema monetário brasileiro, fazendo breves perguntas, como: - Com quantas moedas de 25 centavos eu formo 1 real; - Quantas moedas de 50 centavos eu preciso para ter 5 reais? Deixe que os alunos manipulem os exemplares, percebendo até seu tamanho e peso diferenciado, associando-o ao seu valor moeda de 5 centavos é mais pequena do que a de 1 real, por exemplo.

Propósito: Desenvolver a associação entre medida de tempo e o valor aplicado pelo sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa a frase : “tempo é dinheiro”!?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Desenvolver o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.

Recursos necessários

  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.

  • Procure ter em sala um calendário para auxiliar o aluno que necessite de material concreto para melhor compreensão, assim como a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...

Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.

Discuta com a turma:

  • O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Esta é uma problemática fictícia, com ímpeto apenas na relação e cálculo de valor, através do reconhecimento da medida de tempo referida.
  • Relembre com os alunos as medidas de tempo, por exemplo: quantos dias possui um ano, quantos dias possuí uma semana, quantas horas tem um dia?
  • Após relembrá-los, instigue-os a extrair os dados principais da problemática, solicite que um aluno realize a leitura e com suas palavras diga o que se pede no mesmo.

Propósito: Desenvolver a habilidade de associação entre tempo e seu valor monetário.

Discuta com a turma:

  • Roberto tem folga na semana? Quantos dias ele não trabalhará em um mês?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Selecione alguns alunos para serem instigados a responder quantos dias possuem uma semana, por qual dia ela começa e termina, peça para outro aluno argumentar se está correto e por quê ele sabe que está correto, ou não.

Nesta etapa garanta que os alunos expressem suas dúvidas, retome a observação no calendário e assim caso seja necessário, primeiramente certifique-se de que os alunos sintam-se à vontade com o conteúdo e reconheçam a importância do mesmo.

Propósito: Dar espaço para a troca de informação entre os alunos, retornando em argumentos para a resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer o tempo? Além de dias, horas, o que ele pode definir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Selecione alguns alunos para serem instigados a responder quantos dias possuem uma semana, por qual dia ela começa e termina, peça para outro aluno argumentar se está correto e por quê ele sabe que está correto, ou não.

Nesta etapa garanta que os alunos expressem suas dúvidas, retome a observação no calendário e assim caso seja necessário, primeiramente certifique-se de que os alunos sintam-se à vontade com o conteúdo e reconheçam a importância do mesmo.

Propósito: Dar espaço para a troca de informação entre os alunos, retornando em argumentos para a resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer o tempo? Além de dias, horas, o que ele pode definir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação:

  • Peça para que um aluno possa ler para a turma, depois selecione outro aluno para que possa responder por quê usamos a multiplicação ao invés da adição?
  • Conduza uma discussão com a turma, alertando-os para a agilidade desta operação em relação a soma. Mesmo assim, devemos respeitar a forma de resolução de todos igualmente.

Propósito: Demonstrar as formas que se aplicam às resoluções da problemática.

Discuta com a turma:

  • A resolução proposta na atividade principal poderia ser diferente? Como?
  • Por que substituímos a adição pela multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Esta problemática é fictícia, com a intenção de representar apenas a associação de valor monetário sobre medida de tempo referida.
  • Leia o problema para seus alunos, em seguida, deixe - os resolverem sozinhos, acompanhe silenciosamente o desenvolvimento do raciocínio de cada um, encontre diferentes modos de pensar e resolver e se possível leve diferentes resoluções ao quadro.
  • É muito importante valorizar a diversidade de pensamento e desenvolver nos próprios alunos a ideia de que todos podem ser diferentes, aprendendo com seus erros, encontrando uma forma mais ágil de resolução, ou representando a resolução apenas por uma operação, como a adição, ao invés da multiplicação.

Propósito: Relacionar unidades de medidas de tempo com valores monetários brasileiros.

Discuta com a turma:

  • Como reconhecemos o primeiro passo para definir qual operação iremos utilizar?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano