Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA25: Resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Objetivos específicos
Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.
Conceito-chave
Desenvolver o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.
Recursos necessários
- É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.
- Procure ter em sala um calendário para auxiliar o aluno que necessite de material concreto para melhor compreensão, assim como a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação:
- Desenvolva a apresentação do conteúdo captando a atenção dos alunos através de seus relatos sobre o conhecimento de uma cédula, ou diferentes moedas, é sugerido que o professor traga para a sala de aula um exemplar do sistema monetário brasileiro, fazendo breves perguntas, como: - Com quantas moedas de 25 centavos eu formo 1 real; - Quantas moedas de 50 centavos eu preciso para ter 5 reais? Deixe que os alunos manipulem os exemplares, percebendo até seu tamanho e peso diferenciado, associando-o ao seu valor moeda de 5 centavos é mais pequena do que a de 1 real, por exemplo.
Propósito: Desenvolver a associação entre medida de tempo e o valor aplicado pelo sistema monetário brasileiro.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa a frase : “tempo é dinheiro”!?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)
Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...
Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.
Discuta com a turma:
- O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)
Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...
Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.
Discuta com a turma:
- O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)
Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...
Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.
Discuta com a turma:
- O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)
Orientação: Hoje valendo como real, porém em breve conversa pode ser comentado que já chamamos nosso dinheiro de cruzado, ou mesmo cruzeiro. Este é um momento de avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Relate que antes mesmo de inventarem o dinheiro, as mercadorias, por exemplo, já possuíam valor, mas eram trocadas, um punhado de sal, poderia ser trocado por um peixe pequeno, um saco de milho, poderia ser trocado por 2 galinhas, etc...
Propósito: Criar um estreitamento entre diálogo e informação com os alunos, para que se aproximem com atenção ao tema abordado.
Discuta com a turma:
- O que é o dinheiro? Tem em todo lugar do mundo? É igual em todo lugar do mundo? Ele existia muito antigamente?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
- Esta é uma problemática fictícia, com ímpeto apenas na relação e cálculo de valor, através do reconhecimento da medida de tempo referida.
- Relembre com os alunos as medidas de tempo, por exemplo: quantos dias possui um ano, quantos dias possuí uma semana, quantas horas tem um dia?
- Após relembrá-los, instigue-os a extrair os dados principais da problemática, solicite que um aluno realize a leitura e com suas palavras diga o que se pede no mesmo.
Propósito: Desenvolver a habilidade de associação entre tempo e seu valor monetário.
Discuta com a turma:
- Roberto tem folga na semana? Quantos dias ele não trabalhará em um mês?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Selecione alguns alunos para serem instigados a responder quantos dias possuem uma semana, por qual dia ela começa e termina, peça para outro aluno argumentar se está correto e por quê ele sabe que está correto, ou não.
Nesta etapa garanta que os alunos expressem suas dúvidas, retome a observação no calendário e assim caso seja necessário, primeiramente certifique-se de que os alunos sintam-se à vontade com o conteúdo e reconheçam a importância do mesmo.
Propósito: Dar espaço para a troca de informação entre os alunos, retornando em argumentos para a resolução.
Discuta com a turma:
- Qual a importância de se conhecer o tempo? Além de dias, horas, o que ele pode definir?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Selecione alguns alunos para serem instigados a responder quantos dias possuem uma semana, por qual dia ela começa e termina, peça para outro aluno argumentar se está correto e por quê ele sabe que está correto, ou não.
Nesta etapa garanta que os alunos expressem suas dúvidas, retome a observação no calendário e assim caso seja necessário, primeiramente certifique-se de que os alunos sintam-se à vontade com o conteúdo e reconheçam a importância do mesmo.
Propósito: Dar espaço para a troca de informação entre os alunos, retornando em argumentos para a resolução.
Discuta com a turma:
- Qual a importância de se conhecer o tempo? Além de dias, horas, o que ele pode definir?
Encerramento
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientação:
- Peça para que um aluno possa ler para a turma, depois selecione outro aluno para que possa responder por quê usamos a multiplicação ao invés da adição?
- Conduza uma discussão com a turma, alertando-os para a agilidade desta operação em relação a soma. Mesmo assim, devemos respeitar a forma de resolução de todos igualmente.
Propósito: Demonstrar as formas que se aplicam às resoluções da problemática.
Discuta com a turma:
- A resolução proposta na atividade principal poderia ser diferente? Como?
- Por que substituímos a adição pela multiplicação?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
- Esta problemática é fictícia, com a intenção de representar apenas a associação de valor monetário sobre medida de tempo referida.
- Leia o problema para seus alunos, em seguida, deixe - os resolverem sozinhos, acompanhe silenciosamente o desenvolvimento do raciocínio de cada um, encontre diferentes modos de pensar e resolver e se possível leve diferentes resoluções ao quadro.
- É muito importante valorizar a diversidade de pensamento e desenvolver nos próprios alunos a ideia de que todos podem ser diferentes, aprendendo com seus erros, encontrando uma forma mais ágil de resolução, ou representando a resolução apenas por uma operação, como a adição, ao invés da multiplicação.
Propósito: Relacionar unidades de medidas de tempo com valores monetários brasileiros.
Discuta com a turma:
- Como reconhecemos o primeiro passo para definir qual operação iremos utilizar?
Materiais complementares para impressão: