11370
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Usando álgebra e propriedades de potência para resolver expressões.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Conceito-chave

Potências de mesma base; Expoentes negativos; Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); Simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas. Atividades complementares usando a propriedade distributiva; redução de termos semelhantes.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Se possível, atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”

Material complementar

  • Clubes de Matemática da OBMEP

http://clubes.obmep.org.br

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 a 5)

Orientação: Apresente a expressão aos alunos, dando 5 minutos para tentarem resolver. Em seguida, trabalhe com eles na solução fazendo uma retomada de conceitos importantes que serão trabalhados durante a aula.

Propósito: Enfatizar que, apesar de poder estudar conceitos da álgebra separadamente, eles são ferramentas muito úteis para a resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos aplicar as propriedades da potenciação nesse problema?
  • Há outra forma escrever 10a+2, que poderia nos ajudar?
  • Quais propriedades são trabalhadas nesta expressão?

Materiais complementares para impressão:

Expressões inspiradas em exercício resolvido pelo aluno do PIC-OBMEP André Oliveira Mendes, com contribuições dos Moderadores do Blog Clubes de Matemática da OBMEP disponível aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 a 5)

Orientação: Chame um aluno ao quadro para mostrar como desenvolveu sua solução. Após compartilhar a ideia com a sala, mostre essa solução pedindo ajuda aos alunos, identificando possíveis dificuldades.

Propósito: Identificar os alunos que tiveram dificuldade com a incógnita, pois terá oportunidade de retomar este conceito e trabalhar juntamente com as propriedades da potência.

Discuta com a turma:

  • O que dificulta encontrar o valor de a ?
  • É possível encontrar o valor de a logo no início ou deve solucionar a expressão?

Material complementar:

Expressões inspiradas em exercício resolvido pelo aluno do PIC-OBMEP André Oliveira Mendes, com contribuições dos Moderadores do Blog Clubes de Matemática da OBMEP disponível aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 a 5)

Orientação: Dê continuidade à solução da expressão de retomada, se interessando pela forma como os alunos resolveram. Podem surgir formas diferentes de solução.

Propósito: Reconhecer as diferentes formas de solução dada pelos alunos.

Material complementar:

Expressões inspiradas em exercício resolvido pelo aluno do PIC-OBMEP André Oliveira Mendes, com contribuições dos Moderadores do Blog Clubes de Matemática da OBMEP disponível aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Agrupe a turma em duplas ou trios para a resolução desse problema. Usando em conjunto as propriedades, aproveite para explorar a linha de raciocínio dos alunos, se chegaram facilmente às respostas ou se demoram. Ande pela sala para ver se os alunos estão conseguindo progredir nos cálculo e use o Guia de Intervenções para orientar os alunos com boas perguntas, para que possam progredir na atividade. Veja se os alunos estão usando propriedades ou substituindo valores no lugar da incógnita para tentar chegar à solução. Mapeie aqueles que usaram diferentes soluções para solicitar que digam como chegaram naquele resultado.

Propósito: Trabalhar com as propriedades da potência agrupadas em um só problema, trabalhando com a incógnita x para generalizar resultados.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma operação que podemos fazer para simplificar os cálculos? Qual?
  • Quais propriedades da potência vocês enxergam para solucionar este problema?
  • Por onde podemos começar a resolver?
  • Podemos substituir o x por algum valor? É certeza que esse resultado será sempre o mesmo com qualquer substituição? Por quê?

Material complementar:

Leitura - Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual. Pode ser que diferentes alunos substituam números diferentes no lugar do x, chegando à mesma resposta. Importante indagar os alunos do porque os resultados serem os mesmos sempre.

Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única maneira de chegar à resposta? Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
  • Substituindo diferentes números no lugar da incógnita, chegamos à mesma resposta? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique que podem acontecer casos de expressões serem compostas por várias operações. Analisar e reescrever pode auxiliar na solução.

Propósito: Fazer uma reflexão com os alunos sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos usem a maneira que se sentirem mais à vontade para resolver essas operações. Ao terminarem, peça para que vejam com o colega ao lado se utilizaram o mesmo caminho de resolução e se chegaram na mesma resposta.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”

Material complementar

  • Clubes de Matemática da OBMEP

http://clubes.obmep.org.br


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Conceito-chave

Potências de mesma base; Expoentes negativos; Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); Simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas. Atividades complementares usando a propriedade distributiva; redução de termos semelhantes.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Se possível, atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 a 5)

Orientação: Apresente a expressão aos alunos, dando 5 minutos para tentarem resolver. Em seguida, trabalhe com eles na solução fazendo uma retomada de conceitos importantes que serão trabalhados durante a aula.

Propósito: Enfatizar que, apesar de poder estudar conceitos da álgebra separadamente, eles são ferramentas muito úteis para a resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos aplicar as propriedades da potenciação nesse problema?
  • Há outra forma escrever 10a+2, que poderia nos ajudar?
  • Quais propriedades são trabalhadas nesta expressão?

Materiais complementares para impressão:

Expressões inspiradas em exercício resolvido pelo aluno do PIC-OBMEP André Oliveira Mendes, com contribuições dos Moderadores do Blog Clubes de Matemática da OBMEP disponível aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 a 5)

Orientação: Chame um aluno ao quadro para mostrar como desenvolveu sua solução. Após compartilhar a ideia com a sala, mostre essa solução pedindo ajuda aos alunos, identificando possíveis dificuldades.

Propósito: Identificar os alunos que tiveram dificuldade com a incógnita, pois terá oportunidade de retomar este conceito e trabalhar juntamente com as propriedades da potência.

Discuta com a turma:

  • O que dificulta encontrar o valor de a ?
  • É possível encontrar o valor de a logo no início ou deve solucionar a expressão?

Material complementar:

Expressões inspiradas em exercício resolvido pelo aluno do PIC-OBMEP André Oliveira Mendes, com contribuições dos Moderadores do Blog Clubes de Matemática da OBMEP disponível aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 a 5)

Orientação: Dê continuidade à solução da expressão de retomada, se interessando pela forma como os alunos resolveram. Podem surgir formas diferentes de solução.

Propósito: Reconhecer as diferentes formas de solução dada pelos alunos.

Material complementar:

Expressões inspiradas em exercício resolvido pelo aluno do PIC-OBMEP André Oliveira Mendes, com contribuições dos Moderadores do Blog Clubes de Matemática da OBMEP disponível aqui.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Agrupe a turma em duplas ou trios para a resolução desse problema. Usando em conjunto as propriedades, aproveite para explorar a linha de raciocínio dos alunos, se chegaram facilmente às respostas ou se demoram. Ande pela sala para ver se os alunos estão conseguindo progredir nos cálculo e use o Guia de Intervenções para orientar os alunos com boas perguntas, para que possam progredir na atividade. Veja se os alunos estão usando propriedades ou substituindo valores no lugar da incógnita para tentar chegar à solução. Mapeie aqueles que usaram diferentes soluções para solicitar que digam como chegaram naquele resultado.

Propósito: Trabalhar com as propriedades da potência agrupadas em um só problema, trabalhando com a incógnita x para generalizar resultados.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma operação que podemos fazer para simplificar os cálculos? Qual?
  • Quais propriedades da potência vocês enxergam para solucionar este problema?
  • Por onde podemos começar a resolver?
  • Podemos substituir o x por algum valor? É certeza que esse resultado será sempre o mesmo com qualquer substituição? Por quê?

Material complementar:

Leitura - Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual. Pode ser que diferentes alunos substituam números diferentes no lugar do x, chegando à mesma resposta. Importante indagar os alunos do porque os resultados serem os mesmos sempre.

Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única maneira de chegar à resposta? Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
  • Substituindo diferentes números no lugar da incógnita, chegamos à mesma resposta? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique que podem acontecer casos de expressões serem compostas por várias operações. Analisar e reescrever pode auxiliar na solução.

Propósito: Fazer uma reflexão com os alunos sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos usem a maneira que se sentirem mais à vontade para resolver essas operações. Ao terminarem, peça para que vejam com o colega ao lado se utilizaram o mesmo caminho de resolução e se chegaram na mesma resposta.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano