11369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas com a ideia de Prejuízo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_08NUM03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Você pode usar as informações do Aquecimento para orientar a turma sobre os termos lucro-prejuízo, por exemplo, mas o foco da aula deve ser a Atividade Principal.

Atividade principal
Encaminhe a versão para impressão para os alunos, via WhatsApp. Eles podem imprimir ou copiar as atividades. Grave um áudio orientativo. Peça aos alunos que encaminhem as respostas (eles podem tirar foto ou print) para discussão. Você pode usar as atividades complementares como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugeri-los aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example 

Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione alguns itens das questões para ser discutir com a turma. Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas deles, por meio de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados no Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxx

Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos.

Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
Discutir discussão conceitual sobre: receita, custo, lucro, prejuízo. Mesmo os familiares não letrados têm informações sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_08NUM03

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas